MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Reserva da Biosfera do Pantanal – O que é e porque foi criada

Reserva da Biosfera do Pantanal
Conheça a Reserva da Biosfera do Pantanal, Patrimônio Mundial (UNESCO), e como ela contribui para a sustentabilidade.

O que é a Reserva da Biosfera do Pantanal?

A Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPA) está localizada nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Ela faz parte da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera, e é de extrema importância para ajudar na proteção do bioma do Pantanal.

Criada em 2000 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ela é uma área protegida. Por isso, suas principais atividades estão voltadas para a conservação e pesquisa.

Quer saber mais sobre esta importante Reserva da Biosfera, suas principais características e as atividades ali existentes? Então continue a leitura do artigo. No final você ainda vai descobrir como fazer a sua parte para contribuir para a sustentabilidade.

Vamos lá!

Qual a diferença entre o bioma do Pantanal e a Reserva da Biosfera do Pantanal?

Conceito:

O bioma do Pantanal é uma unidade ecológica natural, definida por suas características biológicas e físicas.

A Reserva da Biosfera do Pantanal é uma designação de conservação e manejo sustentável, promovida pela UNESCO, que inclui áreas do bioma do Pantanal com o objetivo de balancear a conservação com o desenvolvimento humano sustentável.

Objetivo:

O bioma do Pantanal tem como principal característica sua biodiversidade e ecossistemas naturais.

A Reserva da Biosfera do Pantanal tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, apoiar o desenvolvimento sustentável e fomentar a pesquisa e a educação ambiental.

Gestão:

A gestão do bioma do Pantanal envolve políticas nacionais de preservação ambiental e desenvolvimento regional.

A gestão da Reserva da Biosfera do Pantanal é coordenada por diretrizes internacionais da UNESCO, envolvendo múltiplos atores, incluindo comunidades locais, governos e organizações não-governamentais.

Onde fica a Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPA)?

A Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPA) ocupa os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e uma parte de Goiás. No total, ela tem uma área de pouco mais de 250 mil km2. Dessa forma, ao estar presente no bioma do Pantanal, ela também abarca importantes cabeceiras de rios que formam o sistema hídrico deste bioma.

Uma das principais bacias hidrográficas ali existentes é a Bacia do Rio Paraguai. Ela liga o Cerrado, que fica no Brasil, ao Chaco boliviano e paraguaio.

O interessante desta Reserva é que ela faz fronteira com vários outros biomas além do pantaneiro. Por exemplo, ao leste tem o Cerrado e a Mata Atlântica, o da Amazônia ao norte e do Chaco a oeste. Algumas áreas também têm a Caatinga.

No mapa abaixo você vê toda a área da reserva.

Localização da Reserva da Biosfera do Pantanal
A área ocupada pela Biosfera do Pantanal (RBPA)

Criação da Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPA)

Uma das principais características do Pantanal é sofrer com alagamentos em boa parte do ano. Ou seja, tem épocas que ele fica totalmente inundado, além de ter grandes períodos de chuva também.

Você sabia? O Pantanal é a maior área úmida continental do nosso planeta, e ao mesmo tempo o menor bioma do Brasil em extensão territorial?

Por isso, os rios são muito importantes. Tanto por abrigar muitas espécies aquáticas, quanto para manter todo o ecossistema funcionando.

No território também existe o Parque Nacional do Pantanal, que é considerado, pela UNESCO, patrimônio mundial.

E claro, possui uma fauna rica com milhares de espécies. Por exemplo, onça-pintada, jacaré, tuiuiú, arara azul, tamanduás, tatus, piranha, pacu, entre outros. Mas, infelizmente, muitas delas já estão ameaçadas de extinção.

Será que isso é suficiente para criar uma área voltada para a conservação da biodiversidade e da promoção do desenvolvimento sustentável?

Motivos

Poderia ser, mas existem mais motivos. Por exemplo: A região do Pantanal é de muita atividade agropecuária. E as fazendas possuem grandes extensões de terra. inclusive, as queimadas por lá são muito comuns. O desmatamento também. Isso porque os fazendeiros querem expandir suas áreas, para terem mais terras para a agricultura e para o gado.

Então, eu te pergunto: como pode uma área tão importante estar sendo destruída por causa da ganância de algumas pessoas? Devido à essa degradação, não exista outra forma que não seja proteger o Pantanal por meio de mecanismos mais eficientes, envolvendo reconhecimento internacional e várias unidades de conservação.

Ou seja: A criação da Reserva da Biosfera do Pantanal não foi para expulsar os homens de suas terras. Não. A ideia é que o bioma seja preservado e ao mesmo tempo se pratique atividades econômicas que sejam mais sustentáveis.

Onça-pintada, animal símbolo do Pantanal
Onça-pintada, símbolo do bioma Pantanal

Principais atividades desenvolvidas na Reserva da Biosfera do Pantanal

Na Reserva da Biosfera do Pantanal as principais atividades desenvolvidas são a pecuária, a mineração, a agricultura mecanizada de grãos, o turismo, o transporte de cargas e a pesca artesanal.

Mas veja que nem todas estas atividades são sustentáveis. Por isso existe a Reserva para que, em suas áreas, aconteçam outras práticas que tenham como objetivo a conservação e a preservação dos seus ecossistemas, tais como pesquisa, educação e ecoturismo.

Em relação à conservação, o objetivo é proteger a vida selvagem e os hábitats das espécies ameaçadas de extinção.

As atividades de pesquisa são realizadas para melhor entender a ecologia e a biodiversidade da área. Elas também fazem o monitoramento das tendências populacionais de espécies selvagens, da qualidade da água e da gestão de recursos naturais.

Por sua vez, os programas educacionais visam aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância de conservar esta região e sua vida selvagem. Eles incluem passeios e oficinas.

Atividades desenvolvidas na Reserva da Biosfera do Pantanal
Trabalho de conscientização realizado na Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPA)

Finalmente, as atividades de ecoturismo oferecem uma oportunidade para os visitantes conhecerem a beleza do Pantanal, suas paisagens, flora e fauna, e aprenderem mais sobre sua cultura.

Além disso, uma iniciativa interessante é a criação de um selo chamado RB Pantanal. Ele serve para identificar a origem de produtos como também as atividades turísticas e culturais. Consequentemente, incentiva que as populações locais produzam de forma mais sustentável, preservando seus recursos naturais.

Agora, me responda: será que com tantas atividades já em curso na Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPA), você também pode ajudar a preservá-la?

Como você pode ajudar na conservação da Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPA)

Saiba que as suas atitudes do dia a dia podem ajudar a proteger a RBPA, mesmo que você esteja a milhares de quilômetros de distância da reserva.

E é importante que você esteja consciente disso porque são nas pequenas ações que fazemos a diferença.

Então, veja como você pode ajudar:

Você pode ser voluntário em um projeto da comunidade local que trabalha para proteger a reserva ou pode fazer doações para ajudar a financiar as organizações que trabalham nela em prol da conservação;

Pode também comprar produtos que identifiquem a sua origem, para ter certeza de que sua produção é sustentável e que respeitam o meio ambiente;

Se um dia você for visitar o território, escolha opções de ecoturismo que se preocupam com a sustentabilidade do lugar;

Outra forma é aprender mais sobre a Reserva da Biosfera do Pantanal, entender seu ecossistema, sua biodiversidade bem como as formas que vêm sofrendo degradação. Com isso, você pode conscientizar outras pessoas também sobre a importância de preservar o Pantanal e defender sua conservação.

Portanto, viu como existem várias formas de você fazer a sua parte para contribuir para a sustentabilidade não só da Reserva da Biosfera do Pantanal, mas de todo o planeta?

Então complete sua missão e divulgue esta postagem em suas redes sociais! Seja Eco você também!

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos