MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Greta Thunberg – inspirando a juventude no mundo

Greta Thunberg
Conheça quem é a ativista ambiental Greta Thunberg e como ela inspira jovens em todo o mundo a lutar a favor da sustentabilidade do planeta

Greta Thunberg e sua importância para a sustentabilidade do planeta

Com apenas 19 anos, a ativista ambiental Greta Thunberg já provocou grandes reflexões no mundo, principalmente em relação à sustentabilidade. Além de questionar os líderes mundiais sobre as suas responsabilidades com o meio ambiente, Greta também mostra que é possível protestar de forma inteligente.

Nascida na Suécia, ela tem lutado contra o aquecimento global e contra outros problemas ambientais desde o início da sua adolescência. Atualmente, ela é um dos grandes nomes mundiais no ativismo e inspira muitas pessoas de todas as idades.

No vídeo “Se não mudarmos, estamos ferrados”, a ativista ambiental Greta Thunberg fala sobre a urgência da ação climática para enfrentar a crise climática. Ela critica a falta de ação por parte dos líderes políticos e empresariais e pede por mudanças rápidas e significativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aquecimento global. Thunberg também enfatiza a importância de escutar a ciência e dos jovens se engajarem na política para pressionar os tomadores de decisão a tomarem medidas mais sérias e eficazes contra a crise climática. O vídeo apresenta uma mensagem poderosa e inspiradora sobre a necessidade urgente de ação climática e o papel dos indivíduos e das comunidades na promoção da mudança.

Além de participar de vários eventos, Greta Thunberg também se destaca porque fala diretamente para os jovens e cria novos movimentos em prol da sustentabilidade em todo o mundo. Quer saber mais sobre Greta Thunberg? 

Então continue a leitura e descubra tudo o que ela tem feito em prol da preservação ambiental neste artigo!

A ativista ambiental Greta Thunberg
A ativista ambiental Greta Thunberg

Quem é Greta Thunberg?

A ativista Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg nasceu na Suécia, em 2003. A sua família é muito ligada ao mundo das artes, porque a sua mãe é cantora de ópera e seus avós são atores. 

A sua vida no ativismo começou ainda dentro de casa, quando convenceu os pais a reduzirem a pegada de carbono por meio de mudanças no estilo de vida. Em 2018, ela se tornou figura pública ao exigir dos políticos do seu país mais ações para minimizar as mudanças climáticas

Na ocasião, Greta faltou à aula e foi protestar em frente ao Parlamento. Em decorrência dessa “greve”, ficou conhecida no mundo todo e inspirou outros alunos a protestarem em países como Alemanha e Austrália. Desde então, ela participa de vários eventos e protestos em favor da causa ambiental e é líder do movimento Greve das Escolas pelo Clima.

Além de chamar a atenção de muitas pessoas ao redor do mundo por causa das questões ambientais que defende, Greta também desperta interesses devido ao seu diagnóstico de Asperger, uma espécie de autismo. A síndrome afeta principalmente a capacidade de socialização com outras pessoas. Mas, segundo a ativista, em entrevista à BBC, isso a torna apenas diferente e com habilidades de “ver as coisas fora da caixa”.

O trabalho de Greta Thunberg como ativista ambiental

Além de ter criado a ideia da greve, a ativista tem participado desde então de forma frequente em eventos pelo mundo. Graças a essa atuação, Greta Thunberg é considerada uma liderança para a juventude, sendo uma voz da luta contra as mudanças climáticas e a favor da sustentabilidade.

Um dos eventos mais marcantes foi a sua fala na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018. Para provar que é possível poluir menos a Terra, Greta Thunberg fez a viagem até Nova Iorque de veleiro. O protesto era contra a emissão dos gases de efeito estufa presentes nos aviões.

Em seu discurso, Greta foi muito elogiada por cobrar uma posição dos políticos, novos acordos e mudanças. Porém, ela também incentivou que mais pessoas participem, protestem e passem a exigir dos governos essa mudança. Segundo ela, “a mudança vem das pessoas”.

Discurso no Fórum Econômico Mundial e Prêmio Nobel

Greta também já falou no Fórum Econômico Mundial e seus discursos são escritos por ela mesma. Entre os muitos locais nos quais já discursou estão o Parlamento Europeu, o Parlamento Britânico, o Comitê Econômico e Social Europeu e a COP25.

Além de tudo isso, Greta Thunberg já foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz duas vezes. Portanto, ela continua sendo uma das vozes mais importantes no mundo atual quando o assunto é evitar as mudanças climáticas.

Greta Thunberg discursando
Greta Thunberg luta em prol da sustentabilidade do planeta

Greta no Brasil defendendo a Amazônia: assista parte do discurso que ela fez no senado – ela já denunciava a crise indígena desde 2021 no congresso brasileiro

O vídeo “É preciso proteger a Amazônia e os povos indígenas, defende Greta Thunberg” apresenta um discurso da ativista sueca Greta Thunberg sobre a importância de proteger a Amazônia e os povos indígenas que vivem na região. Thunberg enfatiza a necessidade de reconhecer e respeitar os conhecimentos ecológicos tradicionais dos povos indígenas e sua luta pela preservação da floresta amazônica. Ela critica as políticas do governo brasileiro em relação à Amazônia e destaca a importância da solidariedade internacional para apoiar a causa dos povos indígenas e a preservação do meio ambiente. O vídeo apresenta uma mensagem poderosa sobre a urgência da proteção da Amazônia e das comunidades que dependem dela.

O segundo país mais sustentável do mundo: A Suécia (Abre numa nova aba do navegador)

A influência de Greta com os jovens de todo o mundo

Grande parte do trabalho da ativista ambiental é mobilizar mais pessoas para o debate do meio ambiente. Para isso, ela foca principalmente nos jovens, falando diretamente para eles na maioria dos seus discursos.

Greta já foi criticada por muitos políticos, entre eles Donald Trump, inclusive sendo chamada de “criança”. No entanto, ela continua respondendo aos insultos de maneira inteligente, mobilizando mais jovens e dizendo que é neles que mora a esperança.

Através do seu protesto na escola, Greta já foi capaz de criar um movimento mundial que até hoje segue fazendo um dia de greve no ano. E, mais do que isso, ela conversa diretamente com os jovens em entrevistas e outros conteúdos dos quais participa.

Greta Thunberg costuma falar muito sobre a importância de os jovens começarem a própria mudança e não esperarem pelos mais velhos. Desta forma, ela tornou-se uma referência para a juventude. Assim, mostrou que pode protestar, fazer-se ouvir e fazer a diferença no mundo.

Greta e sua relação com o Brasil

Toda essa relação de Greta Thunberg com a sustentabilidade também impacta positivamente o Brasil. A jovem costuma dar entrevistas falando sobre a importância de proteger a Amazônia e os povos indígenas, por exemplo.

Em 2021, Greta participou de uma sessão no Senado. Em sua fala, a ativista ambiental reforçou a importância da Amazônia para todo o mundo e criticou a forma como o governo nacional age pela defesa da natureza.

Greta direcionou suas críticas principalmente para os políticos brasileiros. De acordo com a jovem, a atuação nacional é “vergonhosa” em relação à proteção do meio ambiente e às mudanças climáticas.

Indo mais além, Greta também alertou que todos estão cientes sobre o desmatamento da Amazônia, mas não agem. Assim como costuma fazer sempre, ela cobrou de forma muito direta os responsáveis por essa proteção.

Greta Thunberg luta contra as mudanças climáticas

O papel de Greta Thunberg para a promoção da sustentabilidade

Greta Thunberg e sustentabilidade são sinônimos. A jovem vive o ativismo ambiental de maneira intensa no seu dia a dia e procura levar isso para todos os lugares do mundo. Greta tem sido fundamental para criar uma geração de pessoas motivadas a lutarem pela defesa do meio ambiente. Ela cria uma identificação muito positiva para os jovens e ganha o respeito deles para mostrar o que se deve fazer.

Além disso, a forma como a ativista Greta Thunberg questiona os políticos sobre suas decisões erradas sempre ganha destaque na mídia. Com isso, é possível fazer ainda mais pressão por mudanças e garantir importantes conquistas ambientais para o mundo todo.

Portanto, Greta é hoje uma das protagonistas na defesa do meio ambiente e deve seguir inspirando a população, especialmente os jovens.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a ativista ambiental Greta Thunberg e a sua relação com a sustentabilidade? Ela também te inspira?

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Traduzir »
logo 123 ecos