MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Quem é Paul Watson, o fundador do Greenpeace e Sea Shepherd?

Paul Watson
Descubra quem é Paul Watson, fundador do Greenpeace e da Sea Shepherd e defensor da preservação dos oceanos e da sustentabilidade do planeta

Quem é Paul Watson?

Paul Watson é um ativista ambiental conhecido por ser um dos fundadores da organização Sea Shepherd. Ele é famoso por defender a vida marinha e confrontar navios que praticam pesca ilegal e caça de baleias. Watson nasceu em 1950 no Canadá e desde jovem se interessou pela proteção dos oceanos.

Ele fundou a Sea Shepherd em 1977, dedicando sua vida a defender os animais marinhos e o meio ambiente. Watson é visto como controverso por alguns, mas muitos o admiram por sua determinação em proteger os oceanos e suas espécies.

Entre os principais títulos que já recebeu, Watson foi designado como representante da Sociedade Real para a Proteção de Animais. Já os prêmios incluem o registro no hall da fama do Animal Rights Americana e o Prêmio Genesis, por exemplo.

Paul Watson
Paul Watson

Resumo bibliográfico

Nascido em Toronto, Canadá, em 1950, Paul Watson desde cedo se conectou com a natureza e a importância da preservação ambiental. Aos 19 anos, juntou-se ao Sierra Club (John Muir), organização ambientalista americana, onde iniciou sua jornada de ativismo. Em 1971, participou da fundação do Greenpeace, ONG que logo se tornaria referência mundial na luta pela defesa do meio ambiente.

Ainda criança, com 10 anos, já havia se envolvido com causas ambientais. Na época, apoiou um projeto para proteger as baleias e queria destruir as armas dos caçadores.

O tempo passou, Paul Watson cresceu, mas nunca se afastou da defesa dos mares. Por exemplo, em 1967, trabalhou em um navio como bombeiro e, em 1968, começou a fazer parte da guarda costeira canadense. A partir dessas experiências, aprendeu ainda mais sobre os temas que lhe interessavam.

Por isso, todo o seu trabalho acabou fazendo com que Paul fosse reconhecido mundialmente. Várias publicações já o elegeram entre as personalidades do ano e até mesmo do século 20.

Conheça Paul Watson e sua luta a favor da sustentabilidade

Um dos grandes nomes da sustentabilidade no mundo é o canadense Paul Watson. Em 1972, ele ajudou a fundar o Greenpeace. Porém, em 1977, Watson abandonou a organização ambiental para fundar a Sea Shepherd, instituição voltada à pesquisa e à preservação da vida marinha. 

Logo do movimento Greenpeace
Logo do movimento Greenpeace

Greenpeace – O que é, o que faz e importância no Brasil e mundo (Abre numa nova aba do navegador)

Além de contribuir para a grande atuação da entidade, Paul se destaca também pelo seu compromisso pessoal com o meio ambiente. Inclusive, já foi considerado por grandes jornais, como o The Guardian e o Time, uma das 50 pessoas que podem salvar o planeta.

Assim como a do explorador francês Jacques Cousteau (1910-1997), uma das grandes paixões de Watson é o mar, em especial as baleias. Dessa forma, ele é conhecido pelas medidas controversas que adota para salvá-las de caçadores ilegais. 

Quer saber mais sobre o seu trabalho? 

Então continue a leitura deste artigo e conheça as façanhas deste grande nome da sustentabilidade!

A História dos Movimentos Ambientalistas no Brasil em décadas

O Greenpeace e a Sea Shepherd

O trabalho do ambientalista Paul Watson ficou conhecido no mundo todo devido à fundação do Greenpeace, uma das organizações não governamentais entre as mais renomadas no mundo na defesa da natureza. 

Um dos momentos marcantes da sua vida aconteceu em 1971, durante a viagem do barco Phyllis Cormack com destino à Ilha Amchitka, no Alasca. O pequeno navio pesqueiro tinha a bordo 12 tripulantes e uma missão: acabar com os testes nucleares na localidade

Embora a viagem tivesse sido considerada por todos um fracasso, já que foram interceptados pela guarda costeira dos Estados Unidos antes mesmo que chegassem à ilha, a ação recebeu vários apoiadores e criou tanta pressão no governo americano, que os testes nucleares foram cancelados na região. 

Outra história marcante foi em 1972, quando Paul ficou entre um pequeno barco e um porta-helicópteros francês no porto de Vancouver. O protesto também era contra experiências nucleares, mas desta vez no Atol de Mururoa, no Pacífico Sul. Graças a toda persistência de Paul e de outros ativistas, muitos desses testes pararam

Paul deixou o Greenpeace em 1977, por causa de desentendimentos sobre a estrutura e as estratégias da fundação. Após finalizar o seu trabalho na ONG, o ambientalista iniciou outra história, dessa vez criando a Sea Shepherd Conservation Society, instituição que se dedica à pesquisa, à investigação e ao cumprimento das leis de proteção aos animais marinhos. 

A primeira viagem da organização foi em 1979, com um navio adquirido da Grã-Bretanha. Dessa vez, a ação foi no Golfo de St. Lawrence, em defesa das baleias.

Quais os principais desafios dos movimentos ambientalistas no Brasil?

Obras publicadas

Além de ativista e de ter ajudado a fundar o Greenpeace e ser o fundador da Sea Shepherd, Watson também é escritor. Seus livros relatam a sua jornada pelo mundo em defesa da natureza, em especial da biodiversidade marinha, bem como sugerem caminhos para a obtenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Entre os seus principais títulos publicados destacam-se:

  • Pastores do Mar (1979);
  • Sea Shepherd: minha luta por baleias e focas (1982);
  • Cry Wolf (1985);
  • Earthforce. Um Guia de Estratégia Para o Guerreiro da Terra (1993);
  • Ocean Warrior (1994);
  • Seal Wars (2002);
  • Urgent!: Save Our Ocean to Survive Climate Change (2021).

Relação com o Brasil

O trabalho de Paul Watson tem repercussão direta no país, um território com grande variedade de seres vivos que habitam as águas. Em uma entrevista recente, em 2022, Watson criticou o governo nacional pela falta de proteção ao meio ambiente, incluindo os nossos ecossistemas marinhos e costeiros. 

Além disso, alguns acidentes de grandes proporções com derramamento de petróleo e seus derivados já foram registrados ao longo da história do Brasil, inclusive.

Dessa forma, a atuação de Paul Watson na Sea Shepherd é também um alerta e inspira outros ativistas ambientais a seguirem atuantes. A fundação do ambientalista também inclui o Brasil em várias de suas campanhas, além de estar sempre atenta ao que acontece por aqui.

Sea Shepherd Brasil, de Paul Watson
A organização de Paul Watson também atua no Brasil

O papel de Paul Watson para a promoção da sustentabilidade 

De fato, Paul Watson é uma daquelas pessoas corajosas e que parte sempre para a ação. Ele já criticou muitos ambientalistas justamente pela falta de atitude, porque acredita que não basta falar, é necessário fazer a diferença.

É por isso, aliás, que faz tantas viagens e participa de tantas campanhas. No entanto, o ambientalista evita participar de qualquer protesto que não seja organizado e que tenha um propósito específico para a resolução de determinado problema.

Portanto, Paul Watson é fundamental para a sustentabilidade, pois é dele que partem alguns dos principais alertas sobre o que acontece nos mares. Além de denunciar problemas como a poluição e o derretimento de geleiras, ele investiga o impacto desses acontecimentos nos animais.

Assim, Paul Watson é defensor de várias causas e não tem medo de ir até o fim por elas. Além disso, ele também sabe usar o poder da mídia para grandes campanhas e passar a sua mensagem ao mundo. 

Dessa maneira, pela sua importância, podemos considerar Paul Watson um dos nomes da sustentabilidade e uma verdadeira inspiração para que as gerações futuras se engajem com a preservação da vida marinha. 

Os trabalhos de Paul Watson ainda continuam, na Sea Shepherd e ele ainda roda o mundo para dar entrevistas, palestras como também participar de campanhas específicas.

E aí, a história de Paul Watson também te inspirou? Então continue compartilhe para inspirar seus contatos das redes sociais! Ok?

Referências de pesquisa

História Sustentabilidade – análise, origem do conceito e o futuro (Abre numa nova aba do navegador)

Herança Sustentável – Que planeta vamos deixar aos nossos filhos? (Abre numa nova aba do navegador)

Quem é Paul Hawken? Propostas para as mudanças climáticas (Abre numa nova aba do navegador)

Site oficial da Sea Shepherd

Documentário “Ocean Warrior”

Documentário “Blackfish” na Netflix

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos