MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Leonardo DiCaprio e a sustentabilidade: mais que apenas um ator

Leonardo di Caprio e Greta
Descubra quem é Leonardo DiCaprio, que além de um renomado ator de Hollywood, também é um ativista e defensor da sustentabilidade mundial

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Conheça a relação de Leonardo DiCaprio com a sustentabilidade

Provavelmente você conhece Leonardo DiCaprio como um premiado ator de Hollywood, estrela de filmes como Titanic, O Regresso e O Lobo de Wall Street. Porém, o que você talvez não saiba é que ele também é um ativista ambiental a favor da sustentabilidade e usa a sua fama e influência para aumentar a conscientização sobre os problemas que nosso planeta está enfrentando. 

Neste artigo, vou mostrar a jornada de DiCaprio em prol de um mundo mais sustentável, além de destacar alguns de seus trabalhos mais importantes nessa temática.

Vamos lá!

Leonardo DiCaprio trabalha a favor da sustentabilidade mundial

Quem é Leonardo DiCaprio?

Leonardo Wilhelm DiCaprio é um ator e produtor norte-americano, nascido em 11 de novembro de 1974 em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

Desde o início dos anos 90, ele tem construído uma carreira notável no cinema. O ator iniciou sua trajetória em comerciais para televisão e, em 1991, estreou como um dos principais personagens do filme de terror Critters 3. Dois anos depois, em 1993, DiCaprio teve a oportunidade de trabalhar ao lado de Johnny Depp no filme Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador, um marco importante em sua carreira.

Desde então, participou de inúmeros trabalhos em diferentes estilos cinematográficos, ganhando popularidade e colecionando elogios do público e da crítica.

Como resultado de todo o seu trabalho, em 2016 ganhou o Oscar como melhor ator no filme O Regresso.

Além de O Regresso, a vasta filmografia de Leonardo DiCaprio inclui outras obras memoráveis, como por exemplo:

  • Diário de um adolescente (1995);
  • Titanic (1997);
  • O Homem da Máscara de Ferro (1998);
  • A Praia (2000);
  • O Aviador (2004);
  • Os Infiltrados (2006);
  • A Origem (2010);
  • Ilha do Medo (2010);
  • Django Livre (2012);
  • O Lobo de Wall Street (2013);
  • Romeu e Julieta (1996);
  • Era uma vez em Hollywood (2019); e
  • Não Olhe Para Cima (2021).

Além de consagrado ator, Leonardo DiCaprio também possui sua própria produtora, a Appian Way Productions.

Por fim, por ter se envolvido em questões sociais e ambientais, usando sua fama e influência ao longo de toda a sua carreira para fazer a diferença em causas importantes, se tornou um dos grandes nomes do ativismo ambiental e para a sustentabilidade. 

A atuação do ator em prol de um mundo mais sustentável

O interesse de DiCaprio pelo ambientalismo começou desde cedo. Mais precisamente, quando ainda era jovem e vivia em Los Angeles, cidade que era constantemente afetada pela poluição. Desde então, ele cresceu ciente das questões ambientais e essa exposição precoce despertou um interesse vitalício pelo tema.

De fato, essa exposição precoce fez com que Leonardo DiCaprio se tornasse uma figura importante na luta pela sustentabilidade e pela preservação do meio ambiente. Assim, ao longo dos anos, ele tem sido um grande defensor de várias causas ambientais, incluindo as mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição e até a conservação dos oceanos.

Além disso, ele tem usado sua fama e influência para aumentar a conscientização sobre as questões ambientais e inspirar mudanças positivas.

Em 1998, ele criou a Fundação Leonardo DiCaprio, que tem como missão “preservar os últimos locais selvagens do planeta, implementando soluções que restaurem o balanço de ecossistemas ameaçados e garantam a saúde e o bem-estar para todos os habitantes”.

Mas o seu compromisso com as causas ambientais não para por aí. 

Por exemplo, ele produziu vários documentários sobre o tema, como Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014). O filme alega que a pecuária é uma das maiores causadoras da degradação ambiental, graças à emissão dos gases do efeito estufa, desflorestamento e excessivo consumo de água.

Já em Before the Flood (Seremos História? – 2014), DiCaprio afirma que todos nós somos responsáveis pelo aquecimento global.

Em Oceanos de Plástico (2016), o ativista ambiental ressalta os impactos do lixo flutuante nos oceanos, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da redução no uso de plástico em prol da sustentabilidade. 

Devido a todo o seu trabalho, em 2014, DiCaprio foi nomeado Mensageiro da Paz das Nações Unidas com foco especial nas mudanças climáticas.

Fundação Leonardo DiCaprio atua em causas a favor do meio ambiente
A Fundação Leonardo DiCaprio trabalha a favor da sustentabilidade

Leonardo DiCaprio e sua relação com o Brasil

Leonardo DiCaprio tem se destacado não apenas como ator e produtor de filmes e documentários com alcance global, mas também como um ativista engajado em diversas causas. Em 2022, o astro americano uniu forças com influenciadores brasileiros, incluindo a cantora Anitta e o comediante Whindersson Nunes, em uma campanha para incentivar os jovens do Brasil a participarem de questões políticas e sociais, como por exemplo obterem o título de eleitor.

Assim, ele publicou em seu Twitter o seguinte texto:

“O que acontece lá (no Brasil) é importante para todos nós, e o voto dos jovens é fundamental para impulsionar a transição para um planeta saudável“.

Sua mensagem foi acompanhada pela hashtag “tira o título hoje” e recebeu mais de 24 mil curtidas.

Além disso, DiCaprio também tem se empenhado em mobilizar recursos para a preservação da Amazônia. Recentemente ele anunciou que está trabalhando para arrecadar US$ 100 milhões para o Fundo Amazônia por meio de sua fundação.

O Fundo Amazônia é uma iniciativa criada em 2008 que tem como objetivo financiar ações para reduzir as taxas de desmatamento e para a preservação da floresta.

Você conhecia esse lado de ativista e defensor ambiental de DiCaprio?

Apesar de ser mais conhecido como um premiado ator de Hollywood, Leonardo DiCaprio é também um grande ativista ambiental. Indo desde as mudanças climáticas até a conservação dos oceanos, há poucas questões ambientais sobre as quais ele não tenha falado ao longo dos anos. E está de olho no Brasil, principalmente na floresta amazônica.

Portanto, o interesse precoce de Leonardo DiCaprio pelo meio ambiente o transformou em uma voz importante na luta pela sustentabilidade. Assim, ele continua a ser uma inspiração para muitos e seu compromisso com a preservação do meio ambiente é uma verdadeira lição para todos nós, indo muito além das telas.

E você quer também fazer a sua parte em prol de um planeta mais sustentável? Então participe do Movimento Eu Sou Eco. Saiba mais

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos