O que é a Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA)?
A Reserva da Biosfera da Caatinga é um extenso território brasileiro, reconhecido pela UNESCO em 2001, criada para a Educação, a Ciência e a Cultura, que abriga um dos biomas mais ricos e biodiversos do mundo: a Caatinga. Abrangendo áreas de nove estados do Nordeste, essa reserva busca conciliar a proteção ambiental com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Tem como objetivo a conservação da biodiversidade do bioma Caatinga e a promoção do desenvolvimento sustentável das populações que nela habitam. Como a Caatinga só existe no Brasil, ter uma Reserva da Biosfera na área é de extrema importância para a sustentabilidade de todo o planeta.
Então, a partir de agora vamos conhecer mais sobre este espaço de conservação, pesquisa e desenvolvimento sustentável?
Vamos lá!
Diferença entre o Bioma Caatinga e a Reserva da Biosfera da Caatinga
Embora os termos “bioma da Caatinga” e “Reserva da Biosfera da Caatinga” estejam intimamente relacionados e confundidos, eles se referem a conceitos distintos com abrangências e objetivos específicos:
Bioma da Caatinga: É um dos biomas mais extensos do Brasil, ocupando cerca de 11% do território nacional, principalmente nos estados do Nordeste.
Reserva da Biosfera da Caatinga:
Uma área reconhecida pela UNESCO como área de importância global para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Criada em 2001, abrange 30% do bioma da Caatinga, em nove estados nordestinos.
Objetivos da Reserva da Biosfera da Caatinga
- Preservação da biodiversidade: Proteger a flora, fauna e os habitats naturais da Caatinga, garantindo a perpetuação das espécies e dos ecossistemas.
- Promoção do desenvolvimento sustentável: Apoiar iniciativas que gerem renda e melhorem a qualidade de vida das comunidades locais, de forma harmônica com a preservação ambiental.
- Incentivo à pesquisa científica: Fomentar estudos sobre a Caatinga, buscando soluções para os desafios socioambientais da região e aprimorando o conhecimento sobre esse bioma único.
- Educação ambiental: Conscientizar as populações sobre a importância da Caatinga e promover práticas sustentáveis para sua conservação.
Localização da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA)?
Esta reserva ocupa os nove estados da Região Nordeste, além de uma parte do norte de Minas Gerais. Isso representa 60% das terras nordestinas e 13% de todo o Brasil. Assim, sua área total é de quase 20 milhões de hectares.
O bioma Caatinga está em 86% desta Reserva da Biosfera. Mas, também encontramos um pouco do bioma do Cerrado (11%) e da Mata Atlântica (3%).
O mapa abaixo mostra toda a extensão da Reserva da Biosfera da Caatinga, bem como onde estão as suas zonas núcleo, de amortecimento e de transição.
Veja que interessante: quando olhamos o mapa, dá para perceber que as zonas de amortecimento formam um corredor ecológico entre as várias zonas núcleos que a Reserva possui. E como ela também possui mais dois outros biomas, o da Mata Atlântica e do Cerrado, eles ficam todos interligados.
Estrutura da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA)
Como em toda Reserva da Biosfera, a da Caatinga também possui três zonas, cada uma com um objetivo bem definido:
- A zona núcleo, que pode ter uma ou mais áreas destinadas exclusivamente à conservação da biodiversidade. Aqui não pode ter ocupação humana;
- A zona de amortecimento, que fica ao redor da zona núcleo, e que visa promover a qualidade de vida das populações que moram na área. Elas geralmente têm Áreas de Proteção Ambiental (APA), áreas tombadas e outras unidades de proteção de uso mais sustentável; e
- A zona de transição, onde geralmente se tem uso mais intensivo da terra. Ou seja, existe pecuária, agricultura, urbanização e indústrias. No entanto, existe também trabalho de conscientização e de educação ambiental.
Motivos da criação da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA)
A resposta a esta pergunta é bem simples! É porque a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Isso quer dizer que em nenhum outro lugar do mundo vamos encontrar as mesmas espécies animais e vegetais, convivendo nas mesmas características climáticas.
Além disso, a Caatinga tem uma rica biodiversidade. São aproximadamente:
- 178 espécies de mamíferos;
- 591 de aves;
- 177 de répteis;
- 79 espécies de anfíbios;
- 241 de peixes; e
- 221 abelhas.
Apesar de tanta riqueza, o bioma sofre ainda com muita degradação.
Veja só. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do Programa Queimadas, identificou que em 2021 a área queimada da Caatinga equivale a 2.700.848 campos de futebol.
É muito mais do que era esperado, mesmo sendo uma região semiárida. O motivo é que tem a ação humana nisso. Ou seja, para limpar pastos, preparar plantios, obter madeira, desmatar, disputas fundiárias, enfim, o homem queima o que era para ser preservado, mesmo com a tamanha biodiversidade e riqueza ecológica da área.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), já foi desmatado cerca de 46% da área do território.
E você sabe as consequências disso? É o aumento da área de desertificação. E essa desertificação faz a Caatinga ficar muito mais seca do que já é. Então, você percebe a importância e a necessidade em se preservar este bioma? A UNESCO percebeu, e por isso aprovou que uma Reserva da Biosfera fosse implementada na região.
Afinal, como a campanha “Caatinga em Pé” diz, “a Caatinga vale mais em pé do que queimada”.
E não estou falando aqui só de valor econômico não. A Caatinga tem um valor inestimável também para as pessoas e para o meio ambiente. Dessa forma, ela ocupa um papel central para garantir a sustentabilidade do planeta.
Principais atividades desenvolvidas na Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA)
Devido à biodiversidade da Caatinga, muitas atividades são ali desenvolvidas. Por exemplo:
- Agricultura;
- Apicultura;
- Pecuária;
- Turismo;
- Artesanatos em couro, barro, madeira e tecido;
- Florestal;
- Industrial;
- Educação ambiental;
- Pesquisa científica;
- Monitoramento ambiental.
As pesquisas são muito incentivadas, com o objetivo de divulgar dados sobre o que acontece ali na área. Isso possibilita entender melhor como conservar, quais os impactos que as atividades causam no bioma e também monitorar as ações que vêm sendo desenvolvidas.
Atenção! Lembre-se sempre que dentro de uma Reserva da Biosfera, as atividades devem ser voltadas para a pesquisa e desenvolvimento sustentável. Então, não é “qualquer coisa feita de qualquer jeito” que pode ter dentro dos seus limites.
Portanto, a Reserva da Biosfera da Caatinga é um ótimo exemplo de como o governo e as comunidades trabalham juntos para a conservação e preservação de um patrimônio natural e cultural. E digo governo porque como a Reserva da Biosfera da Caatinga possui muitas Unidades de Conservação, geralmente elas são geridas pelo Poder Público. Assim, todos passam a ter responsabilidade com a melhoria da qualidade de vida do povo nordestino e do meio ambiente de toda a região.
Como você pode contribuir para a proteção (RBCA)?
Já começo te falando que é muito mais fácil do que parece. Afinal, sua parte você faz através de atitudes simples no seu dia a dia.
Por exemplo, só de estar lendo este artigo você já está aprendendo sobre a Caatinga e se conscientizando da sua importância para manter a sustentabilidade do planeta. Isso é muito nobre, e é o primeiro passo para escolher outras formas de continuar ajudando.
Possibilidades de colaborar mais
- Você pode participar de projetos de voluntariado ou fazer doações para apoiar a conservação da Reserva;
- Também pode participar de campanhas de conscientização e sensibilização sobre a conservação da biodiversidade, mesmo que da sua casa, através das redes sociais, divulgando estes projetos;
Quando decidir conhecer a Reserva da Biosfera da Caatinga ou mesmo o bioma da Caatinga, escolha opções de turismo responsáveis e que respeitem o meio ambiente;
Consuma produtos de origem sustentável;
Você pode ainda divulgar este artigo para conscientizar mais pessoas sobre as Reservas da Biosfera no Brasil e assim ajudar a conservá-las. Basta um clique!
Referências de pesquisa
Sites Oficiais:
- Rede Brasileira de Reservas da Biosfera:
- Programa Homem e Biosfera (MaB):
- Ministério do Meio Ambiente
Respostas