MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

O que é a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica? Principais características

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Conheça a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, suas principais características, algumas curiosidades e como você pode ajudar a preservá-la

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Entenda o que é a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) está localizada no Brasil. Ela é uma das sete Reservas da Biosfera que o país possui.

Estas áreas foram designadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para conservar a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável. Por isso, são áreas protegidas, de grande importância mundial, e que tem o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do planeta.

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica possui algumas características específicas que as distinguem das outras reservas existentes no Brasil. Quer saber mais sobre ela?

Então continue a leitura do artigo, e se surpreenda com este espaço brasileiro!

Vamos lá!

Logo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Onde fica a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica?

A RBMA foi a primeira área da Rede Mundial de Reservas da Biosfera do Programa Homem e Biosfera (MAB, sigla em inglês). Ela foi reconhecida em sete fases, que foram de 1991 a 2019, até chegar na sua configuração atual.

Estas fases significam que áreas de proteção foram incorporados a ela conforme foram reconhecidas sua importância para a conservação.

Desta forma, em 2019, a RBMA passou a ter 2138 Unidades de Conservação (UC), de proteção integral e uso sustentável, 58 Áreas de Preservação Permanente (APP), 187 Territórios Indígenas (TI) e 169 Territórios Quilombolas (TQ).

Hoje ela é a maior Reserva da Biosfera do nosso planeta, ocupando 17 estados e 2733 municípios. Sua área total é de 90 milhões de hectares (ha), divididos da seguinte forma:

  • A área voltada exclusivamente para a proteção da biodiversidade, chamada de zona núcleo. Ela possui 9 milhões de ha;
  • A área que está ao redor dessa zona núcleo, chama zona de amortecimento. Ela tem o objetivo de proteger as áreas do núcleo e também de promover a qualidade de vida das populações que habitam esta região. A RBMA tem pouco mais de 38,5 milhões de ha de zonas de amortecimento; e
  • A zona de transição da RBMA tem territórios terrestres (cerca de 73 milhões de ha) e marinhos (quase 16,5 milhões de ha). É onde tem ações de educação ambiental, pesquisas e atividades econômicas sustentáveis.

Então, quando falamos de RBMA, estamos falando de uma área que se estende do Rio Grande do Sul ao Maranhão.

Mas atenção! Ela não é a mesma coisa que o bioma Mata Atlântica, apesar de 66% do bioma estar incluído na Reserva.

O mapa a seguir mostra bem onde estão localizadas cada uma das zonas da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Localização da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em todo o Brasil
Áreas ocupada pela Reserva da Biosfera da MA

Por que a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi criada?

Veja bem, vou destacar dois pontos principais.

Primeiro porque ela tem uma enorme importância ambiental. O bioma Mata Atlântica, que é diferente da Reserva da Biosfera, abriga mais de 20 mil espécies de plantas e animais. Ou seja, quase 35% das espécies brasileiras.

Além disso, ela possui sete das nove bacias hidrográficas brasileiras. Isso faz dela um dos mais importantes hotspots de biodiversidade da Terra.

Hotspots significa uma área rica em biodiversidade, mas altamente ameaçada. E é o caso da Mata Atlântica, porque estima-se que hoje restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente, de acordo com Fundação SOS Mata Atlântica.

Assim, chegamos ao segundo ponto: a Mata Atlântica vem sofrendo muita degradação ao longo dos séculos, se intensificando nas últimas décadas.

Por exemplo, esta degradação acontece por meio:

  • Do desmatamento e das queimadas, para abrir áreas para a agricultura, pecuária, mineração e urbanização;
  • Da exploração dos recursos naturais desse local, como a madeira, feita de forma ilegal;
  • Da expansão urbana, já que dentro dela estão as maiores cidades do Brasil;
  • Da poluição do ar, da água e dos solos;
  • Da invasão de espécies exóticas;
  • Da caça de animais, a pesca predatória e o tráfico ilegal de plantas e animais nativos da região;
  • Do turismo desordenado, sem regras e sem fiscalização adequadas.

Portanto, você pode notar que a reserva foi criada com o objetivo de preservar a biodiversidade da Mata Atlântica e promover a sustentabilidade econômica e social da região.

Então, veja que a ideia não é tirar o homem do local, mas sim criar formas para que ele viva em harmonia com a natureza, não destruindo mais ainda o pouco que nos resta dessa floresta.

Algumas curiosidades sobre a RBMA

Os dados que eu trago aqui para você são do Ministério do Meio Ambiente (MMA). E você pode ver que eles só comprovam a importância desse espaço para a conservação da biodiversidade e para incentivar atividades econômicas sustentáveis.

  • Estima-se que a biodiversidade da Mata Atlântica esteja entre 1% a 8% da biodiversidade de todo o mundo;
  • Possui áreas com recordes em torno de 450 espécies de árvores por hectare e mais de 10 mil plantas identificadas;
  • Existem em torno de 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 27 de mamíferos e 350 espécies de peixes.

Isso é o que por enquanto conseguiu ser observado. Mas tenho certeza de que muitas espécies ainda não foram descobertas, aumentando estes números para muito mais.

Acho importante também destacar que um dos mamíferos mais conhecidos da Mata Atlântica é o mico-leão-dourado. Inclusive, ele é o símbolo desse bioma.

Finalmente, o pau-brasil é uma espécie vegetal que merece destaque. Sabe por quê? Quando aconteceu a colonização do nosso país, lá em 1500, o pau-brasil foi extremamente comercializado. Sua importância era tanta que o nome do Brasil é esse por causa da madeira desta árvore.

Mico-leão-dourado, animal símbolo da Mata Atlântica
Mico-leão-dourado, um dos símbolos da Mata Atlântica

Principais atividades desenvolvidas na área

Na Mata Atlântica vivem mais de 145 milhões de pessoas, ou quase 72% de toda a população brasileira. Só na zona de transição da RBMA moram cerca de 40 milhões de pessoas.

É bastante gente, não é mesmo? Então imagina quantos diferentes usos pode ser feito da área, já que ela tem cidades, polos industriais, espaços agrícolas, turísticos e pesqueiros?

Para tentar resolver este problema, e sabendo que a RBMA é uma área que possui muitos habitantes, é bem extensa e de uma riquíssima biodiversidade, muitas atividades são ali desenvolvidas para a conservação e o desenvolvimento sustentável.

Por exemplo, segundo informações da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera, existe na área da reserva:

  • Programas de Turismo Sustentável;
  • Áreas Protegidas;
  • Mosaico e Corredores Ecológicos;
  • Capacitação;
  • Mercado da Mata Atlântica;
  • Ativos Ambientais;
  • Cooperação Internacional;
  • Comunicação e Educação Ambiental;
  • Proteção de Áreas Marinhas e Políticas Públicas;
  • Unidade de Gestão Descentralizada (UGD RBMA- ITAIPU);
  • Uma Rede de Postos Avançados; e
  • Uma Rede de Jovens da RBMA.

Agora eu te pergunto: com tantas atividades acontecendo, será que você também pode ajudar a proteger este espaço?

Te conto no próximo tópico.

Como você pode proteger a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica?

Existem muitas maneiras de você fazer a sua parte para garantir a sustentabilidade do planeta. Mas quando falamos de Mata Atlântica, você pode adotar algumas medidas especiais, como por exemplo:

  • Aprender sobre o bioma e a reserva, conscientizar-se de seus problemas e ensinar outras pessoas sobre a importância dessas áreas para a biodiversidade e o clima do planeta;
  • Visitar um dia a RBMA, para participar de atividades de educação ambiental, como trilhas ecológicas, conhecer mais sobre como ela funciona e também os trabalhos das comunidades locais;
  • Apoiar organizações e projetos que trabalham para preservar a Mata Atlântica, como ONGs, ou quem sabe até desenvolver trabalho voluntário;
  • Reduzir o consumo de produtos derivados da Mata Atlântica, como madeira e carne de animais silvestres. Além disso, fazer compras conscientes, escolhendo alternativas mais sustentáveis.
  • Evitar a compra de produtos de origem duvidosa, porque pode ter sido retirado de forma ilegal ou sem respeitar o meio ambiente; e
  • Compartilhar informações sobre a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica nas suas redes sociais.

Agora me fala, você sabia que por meio de ações simples você poderia ajudar a cuidar de toda uma Reserva da Biosfera?

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos