Os Carros Elétricos e a importância para a sustentabilidade

Carros elétricos

Carros elétricos: acelerando rumo à sustentabilidade

Os carros elétricos estão revolucionando o mundo dos transportes e, ao mesmo tempo, ajudando nosso planeta a ser mais sustentável.

Tanto que, em 2021, as suas vendas globais atingiram aproximadamente 3,1 milhões de unidades, representando cerca de 4,2% do total de vendas de veículos no mundo.

Além disso, estudos apontam que, em média, carros elétricos podem ser até 50% mais baratos para manter e operar, graças à economia com combustível e menor necessidade de manutenção.

Quer entender melhor como eles funcionam, quem está investindo nesta tecnologia e o que você pode fazer para participar dessa mudança?

Então vem comigo!

Tecnologia de carro elétrico
A tecnologia usada pelos veículos elétricos contribui para a sustentabilidade

O que são carros elétricos e como funcionam?

Um carro elétrico é um tipo de veículo automotor que, para funcionar, utiliza um ou mais motores elétricos como propulsão, em vez dos tradicionais motores de combustão interna que queimam combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel.

Então, os carros elétricos, ao contrário dos movidos a gasolina, diesel ou álcool, funcionam com baterias recarregáveis. Essas baterias armazenam energia elétrica, que é convertida em energia mecânica pelos motores elétricos, movendo o veículo.

Isso significa que, em vez de encher o tanque com combustível fóssil, você carrega a bateria do seu carro em estações de carregamento ou até mesmo na tomada de casa.

Legal, né?

Mas, por que os carros elétricos são considerados uma solução sustentável?

Bom, existem várias razões para isso. Primeiramente, para funcionar, um carro elétrico não queima combustíveis fósseis e, portanto, não emitem gases poluentes como dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado, como os carros a combustão. Isso significa que, ao usar um carro elétrico, você está ajudando a reduzir a poluição do ar e combater o aquecimento global.

Segundo estudos da Agência Internacional de Energia (IEA), os carros elétricos emitem em média 50% menos gases de efeito estufa durante seu ciclo de vida em comparação aos carros a combustão interna.

Os veículos elétricos são também mais eficientes e consomem menos energia do que os carros a combustão. Isso quer dizer que, mesmo que a energia elétrica seja gerada por fontes não renováveis, como usinas termelétricas, ainda assim são uma opção mais sustentável.

Enquanto carros a combustão convertem apenas cerca de 20% da energia do combustível em energia mecânica, carros elétricos aproveitam de 75% a 90% da energia armazenada nas baterias para funcionarem. Ou seja, menos energia é desperdiçada no processo.

Além disso, a energia elétrica utilizada para recarregar as baterias pode vir de fontes limpas e renováveis, como energia solar ou eólica.

No que diz respeito à economia de energia, uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis mostrou que carros elétricos consomem, em média, 4,4 km/kWh, enquanto carros a gasolina consomem 1,6 km/kWh.

Carro elétrico gasta menos energia
Um carro elétrico gasta muito menos energia que um veículo a gasolina

Carros elétricos já são realidade no mundo

Em todo o mundo eles estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas. Países como Noruega, Holanda e China estão investindo pesado em infraestrutura para veículos elétricos, como postos de recarga e incentivos fiscais para a compra desses carros.

Essas iniciativas estão ajudando a reduzir a emissão de gases poluentes e a melhorar a qualidade do ar nas cidades.

Assim, elas mostram que os carros elétricos podem ser uma solução viável e eficiente em todo o mundo para reduzir nossa dependência dos combustíveis fósseis e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

A situação brasileira

No Brasil, tanto o governo quanto algumas instituições têm adotado medidas para incentivar a adoção de carros elétricos e promover a mobilidade sustentável.

Em primeiro lugar, existe a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros elétricos e híbridos. Ela é uma política do governo federal, tornando-os mais acessíveis para os consumidores. Dependendo do modelo e das características do veículo, a alíquota do IPI pode variar de 7% a 20%. Já os carros a combustão interna, eles são tributados com alíquotas que variam de 12% a 45%.

Além disso, alguns estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, concedem isenção ou redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para carros elétricos e híbridos. Assim, o preço final desses veículos para os consumidores fica menor.

Diversas cidades também oferecem benefícios para proprietários de carros elétricos. Por exemplo, tem a isenção do rodízio de veículos em São Paulo, estacionamento gratuito em áreas públicas e descontos em pedágios urbanos.

Por último, o Brasil tem investido no desenvolvimento de uma rede de estações de recarga para carros elétricos. Assim, parcerias entre empresas privadas e órgãos públicos resultaram na instalação de pontos de recarga em rodovias, shoppings e estacionamentos. O objetivo é facilitar a utilização de veículos elétricos em longas distâncias e áreas urbanas.

Essas iniciativas, juntamente com o avanço tecnológico e a crescente preocupação com o meio ambiente, têm aumentado a popularidade dos carros elétricos no Brasil.

No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a autonomia (distância que podem percorrer com uma única carga), a ampliação da infraestrutura de recarga e a redução dos custos de aquisição e manutenção desses veículos.

Estação de recarga para veículos elétricos
Exemplo de estação de recarga para veículos elétricos

Empresas também estão investindo em carros elétricos

Várias empresas vêm investindo na fabricação de carros elétricos, o que é extremamente importante para impulsionar a transição para um futuro mais sustentável. Algumas dessas empresas incluem:

  • Liderada por Elon Musk, a Tesla é pioneira na fabricação de carros elétricos e uma das marcas mais conhecidas no mercado. Com modelos como o Model S, Model X, Model 3 e Model Y, a Tesla tenta demonstrar como os veículos elétricos podem ser eficientes, sustentáveis e até mesmo luxuosos.
  • A Nissan tem investido na mobilidade elétrica com o lançamento do Nissan LEAF, um dos carros elétricos mais vendidos no mundo. O LEAF é um veículo acessível e eficiente, mostrando que a mobilidade sustentável é possível para o público em geral.
  • A Chevrolet entrou no mercado de carros elétricos com o Bolt. Esse investimento indica que as montadoras tradicionais também estão se voltando para a produção de veículos elétricos.
  • A BMW tem investido na mobilidade elétrica com sua linha BMW i, que inclui o compacto i3 e o esportivo i8.
  • A Volkswagen lançou recentemente a família ID de veículos elétricos, incluindo o ID.3 e o ID.4.

O investimento dessas empresas na fabricação de carros elétricos é muito importante porque ajuda a aumentar a oferta de veículos sustentáveis no mercado. Assim, eles vão cada vez se tornando mais acessíveis e atraentes para as pessoas. E que sejam principalmente acessíveis, já que atualmente os valores ainda são altos para adquirir esse tipo de carro.

Além disso, à medida que mais montadoras investem na produção de carros elétricos, a concorrência aumenta. Como resultado, incentiva-se a inovação e o desenvolvimento de tecnologias ainda mais eficientes e sustentáveis.

Você também pode fazer a sua parte!

Agora, você pode estar se perguntando: “o que eu posso fazer para ajudar nessa história?” Calma, eu te explico! Uma das melhores formas de contribuir é, se for possível para sua família, considerar a compra de um carro elétrico na próxima vez que for trocar de veículo.

Além de ser uma atitude sustentável, você ainda vai economizar com combustível e manutenção. Isso porque os carros elétricos têm menos peças móveis e não precisam de troca de óleo, por exemplo.

Outra ideia é incentivar a instalação de estações de carregamento para carros elétricos na sua comunidade. Converse com seus amigos, vizinhos e professores sobre os benefícios desses veículos e mostre que eles são uma ótima solução sustentável. Quem sabe vocês não conseguem convencer as autoridades locais a investirem nessa infraestrutura?

Outra opção é apoiar iniciativas que promovam o uso de carros elétricos, como eventos, feiras e exposições.

E, é claro, não podemos nos esquecer de outras práticas sustentáveis que também fazem a diferença. Utilizar transporte público, andar de bicicleta ou a pé são excelentes alternativas para reduzir a emissão de gases poluentes e a necessidade de carros nas ruas.

a bicicleta como alternativa sustentável
Se ainda não dá para ter um carro elétrico, as bicicletas continuam sendo ótimas alternativas!

Carros elétricos são uma solução sustentável

Como deu para notar, os carros elétricos são uma solução sustentável poderosa, capaz de reduzir significativamente a poluição do ar, a emissão de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis.

Ao ter um veículo elétrico, você estará contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável para todos.

Além disso, ao incentivar políticas de investimento em infraestrutura e mobilidade elétrica, podemos transformar o setor de transporte e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

E então, que tal agora você compartilhar essa informação com seus amigos e familiares? Juntos, podemos acelerar a transição para um mundo mais sustentável, onde os carros elétricos serão a regra, e não a exceção.

Lembre-se: pequenas atitudes fazem toda a diferença, e poder optar por veículos elétricos é um passo importante nessa jornada rumo à sustentabilidade.


Respostas

Participe nos fóruns de discussão! 

Destaques da semana

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos