MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

6 Impactos ambientais da agropecuária no Brasil que precisam de atenção

Poluicao das águas pela agropecuária
Você irá estudar 6 Impactos Ambientais da agropecuária no Brasil que geram muito lucro mas destroem a natureza sem escrúpulos. Até quando?

Os impactos ambientais de uma economia insustentável 

Olá estudante, seja bem-vindo (a) a esta leitura! Aqui iremos conversar sobre 6 Impactos ambientais da agropecuária no Brasil.

À medida que você ler este texto vai entender que o ser humano escolheu o caminho da destruição ambiental para obtenção de retorno financeiro a curto prazo e sem respeitar a lógica dos ciclos naturais. 

Veja bem, o Brasil é um país que tem na agropecuária uma das atividades com grande participação econômica. Em suma, a agropecuária é a junção de duas atividades, agricultura e pecuária (criação de animais).

O que é Revolução Verde? (Abre numa nova aba do navegador)

Então, vamos falar desta atividade que é a grande vilã do meio ambiente do Brasil. É um tema que causa muita dor porque sou bióloga e este tema me dói muito!

Vamos lá!

Os impactos ambientais causados pela agropecuária no Brasil

Segundo o relatório anual do Observatório do Clima, o Brasil emitiu em 2020 em torno de 9,6% a mais de gases de efeito estufa quando comparado a 2019. Acima de tudo, cerca de 70% das emissões têm como causa a agropecuária e mudanças no uso do solo.

Em consequência a emissão de CO2 aumenta. Assim como as queimadas de resíduos de floresta lançam metano (C4) e óxido nitroso (N2O) na atmosfera.

Quem é o responsável pelas mudanças climáticas?(Abre numa nova aba do navegador)

Em 2019 o Brasil ocupou a infeliz posição do 6º lugar entre os países que mais emitem gases de efeito estufa. E essa situação deve piorar visto que o desmatamento na floresta Amazônica cresceu 30% em 2020. 

1 – Degradação ambiental na água

Você já visitou ou passou próximo à alguma grande plantação de café, soja ou algum tipo de fruta? Estes ambientes têm uma característica marcante. São grandes espaços tomados apenas por uma espécie de planta. Agora faça um comparativo com uma mata. Ou seja, na mata as espécies ocorrem juntas, o solo da mata está coberto por diversas folhas, galhos e restos de matéria orgânica.

A agricultura como atividade econômica em massa retira todas as outras espécies que ocorriam anteriormente naquele local e “limpam” o solo. A matéria orgânica que antes nutria e ajudava as plantas a crescerem não faz mais parte daquele sistema.

O homem utiliza a lógica da monocultura impondo à natureza e ao solo que produza apenas o vegetal de interesse. Mas cá pra nós isso não tem nada a ver com os ciclos naturais, não é mesmo?

Ao contrário, o homem destrói o ciclo natural. Para corrigir o que faz de errado ele utiliza fertilizantes.

2 – Impactos ambientais da agropecuária com fertilizantes

Dessa maneira os fertilizantes químicos “corrigem” a capacidade produtiva dos solos. O tempo da agricultura econômica em massa é muito diferente dos ciclos naturais. E estes insumos agrícolas poluem o solo e os corpos de água (rios, lagos e águas subterrâneas). Gerando muitos desequilíbrios.

A degradação da água pelo ser humano(Abre numa nova aba do navegador)

Nesse sentido imagine uma grande monocultura de soja. O agricultor coloca o fertilizante no solo para “auxiliar” o crescimento vegetal. Portanto você sabe que o solo tem a capacidade de absorver os elementos. Logo estes fertilizantes são absorvidos e atingem os lençóis freáticos.

Os lençóis freáticos por sua vez, são reservatórios subterrâneos de água que abastecem os rios e lagos.

Estou desenhando esse quadro para você ver como homem causa distúrbios ambientais. Veja bem, a água do lençol freático contamina-se com os fertilizantes, esta água que caiu da chuva e passou por todo o processo de absorção do solo, logo agora que ela está muito alterada com produtos químicos, vai cair no rio.

Em outras palavras, pela falta de árvores ao entorno da plantação, a água da chuva e irrigação escoa para o rio. Causando um impacto chamado eutrofização.

Mas o que é isso?

Uso de agrotóxicos - um dos impactos ambientais nos solos brasileiros
Uso de agrotóxicos e fertilizantes

3 – O que é a Eutrofização?

A eutrofização é dos 6 Impactos ambientais da agropecuária. Ela é o acúmulo de matéria orgânica em rios e lagos. Esta matéria acumula-se na superfície da água formando assim uma camada verde.

Este desequilíbrio ocorre justamente pelas substâncias utilizadas nos fertilizantes. Porque elas promovem o crescimento abundante de microrganismos e algas.

Isso mesmo! Observe a imagem abaixo, veja como esta água tem um aspecto que nos causa até repulsa. Está vendo essa camada verde por cima, ela é resultado de uma super atividade biológica de determinados organismos que se beneficiaram com os fertilizantes.

Impacto ambiental - Eutrofização
A eutrofização é um dos 6 Impactos ambientais da agropecuária

Isso não é nada benéfico para o ecossistema aquático. Porque a massa verde impede a passagem de luz. Que nojo! Não acha? Está entendendo o que a agricultura moderna faz?

Logo, as plantas aquáticas não conseguem fazer fotossíntese. Dessa forma os níveis de oxigênio diminuem. Os seres vivos vão morrendo e começam a se decompor. Por isso a água fica com um cheiro forte e desagradável.

Está entendendo o que o agronegócio faz quando usa fertilizantes? Mas os desequilíbrios não param por aí, a agropecuária também polui o ar e degrada o solo.

3 doenças causadas por desequilíbrios ambientais (Abre numa nova aba do navegador)

Entenda como isso acontece:

4 – Impactos ambientais da agropecuária na qualidade do ar do Brasil

Uma técnica muito comum na agricultura tropical é a queima da biomassa vegetal para liberação de espaço. Portanto esta atividade libera poluentes no ar. Tais como o CO2, que é um dos gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa. Nesse sentido quero que você entenda que o planeta Terra reter calor não é em si um problema.

Muito pelo contrário, o calor retido na atmosfera propicia a vida no planeta. Imagine só um planeta totalmente coberto de gelo, com temperaturas muito baixas.

Porém a atividade humana com uma emissão exagerada de gases do efeito estufa tem aumentado a temperatura planetária além do esperado. Consequentemente isso tem causado uma série de desequilíbrios ambientais.

Além do CO2 o metano (CH4) é apontado por um dos principais responsáveis pelo aquecimento planetário. Você sabia que ele tem a capacidade de aquecer 20 vezes mais que o CO2? É um número considerável, devemos concordar. Por isso reservei um tópico desse artigo para te explicar como o homem tem emitido tanto metano na atmosfera.

O Efeito Estufa e o Aquecimento global (Abre numa nova aba do navegador)

5 – Digestão que causa impacto ambiental!

Juntos a agricultura coma pecuária estão em primeiros lugares nos mais poluidores do mundo!

É isso mesmo! Você não leu errado. Afinal o metano (C4) é liberado por arrotos e flatulências pela digestão de ruminantes. A emissão de gás metano está aumentando anualmente. Assim cada país tem uma porcentagem de contribuição nesta emissão.

Poluicao das águas pela agropecuária
Impactos ambientais da agropecuária

A situação causada pelos gases emitidos pela atividade humana alarma os ambientalistas. O planeta está atingindo temperaturas muito elevadas em diversos locais.

Falamos a respeito dos impactos gerados pela agropecuária na água e no ar. Assim como a água e o ar, o solo sofre bastante impacto com estas atividades.

Vamos agora para o último dos dolorosos impactos. Ou seja:

6 – Os impactos ambientais da agropecuária nos solos do Brasil

O solo é dos componentes naturais mais afetados com a agropecuária. Conforme o agricultor aplica suas técnicas não sustentáveis esta fonte natural perde sua capacidade de ser berço da vida. Por isso as características do solo vão sendo alteradas.

Tais como a quantidade de matéria orgânica presente na terra. Assim como seus componentes físicos e químicos que são fundamentais para a saúde do solo. Nesse sentido vários desequilíbrios são desencadeados. Por exemplo a erosão e a compactação.

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos