Reserva da Biosfera do Cerrado – Importância e motivos da criação

Reserva da Biosfera do Cerrado
Nome: Reserva da Biosfera do Cerrado (RBC)
Endereço: Abrangendo áreas do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí.
Área: Aproximadamente 304.230 km²
Data de Criação: 1993 (reconhecida pela UNESCO em etapas até 2001)
Lei de criação: Decreto Federal nº 835, Decreto Federal nº 3.864, Decreto Federal nº 4.340

O que é a Reserva da Biosfera do Cerrado (RBC) ?

A Reserva da Biosfera do Cerrado (RBC) é uma das sete Reservas da Biosfera brasileira. Ela está localizada no Distrito Federal e também nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí.

Reconhecida em 1993 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ela tem vários objetivos. Por exemplo, preservar a biodiversidade do bioma Cerrado, incentivar atividades de pesquisa, monitoramento e educação ambiental, bem como promover o desenvolvimento sustentável das populações que habitam esta área.

o que é a Reserva da Biosfera do Cerrado

Reserva da Biosfera do Cerrado

Quer saber mais sobre suas características, quais atividades são ali desenvolvidas e como você pode fazer a sua parte para proteger este importante espaço? Então continue a leitura deste artigo. Você vai se surpreender com tanta riqueza.

Diferença entre o bioma do Cerrado e a Reserva da Biosfera do Cerrado

Conceito:

O Bioma do Cerrado é uma unidade ecológica natural com características específicas de flora, fauna e clima.

A Reserva da Biosfera do Cerrado é uma designação de conservação da UNESCO que inclui partes do bioma, com foco na sustentabilidade, bem como no desenvolvimento humano.

Objetivo:

O bioma Cerrado foca na preservação de sua rica biodiversidade natural.

A reserva da biosfera do Cerrado foca na conservação, desenvolvimento sustentável e educação ambiental.

Gestão:

A gestão do bioma Cerrado envolve políticas nacionais e regionais de preservação e uso da terra.

A gestão da reserva da biosfera do Cerrado envolve diretrizes internacionais da UNESCO, com a participação de múltiplos atores locais e internacionais.

Área ocupada pela Reserva da Biosfera do Cerrado

Mesmo recebendo o nome de Cerrado, esta Reserva da Biosfera não está presente em todo este bioma. Assim, como dito anteriormente, ela ocupa os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. Também está no Distrito Federal.

Dessa forma, a Reserva da Biosfera do Cerrado tem uma área total de quase 30 milhões de hectares, estendendo-se por 191 municípios.

Divisões da Reserva da Biosfera do Cerrado

Toda Reserva da Biosfera são divididas por zonas. Com a RBC não é diferente. E cada uma delas tem uma função específica. Por exemplo:

  • A zona núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado possui 5 milhões de hectares. Esta área pode ser usada apenas para a conservação da biodiversidade, e não pode ter atividades humanas. Geralmente é onde estão localizadas as Unidades de Conservação de Proteção Integral, como Parques e Estações Ecológicas;
  • A zona de amortecimento é formada por 21 milhões de hectares. Ela tem a função de minimizar os impactos que podem ser causados na zona núcleo e promover a qualidade de vida das comunidades que moram na área; e
  • A zona de transição tem 53 milhões de hectares, correspondendo a um espaço ao redor da zona de amortecimento. Nela encontramos atividades de monitoramento, educação ambiental, práticas agrícolas e industriais. Também pode ter áreas urbanas.

No mapa abaixo você consegue ver toda Reserva da Biosfera do Cerrado, como também todo o limite do bioma Cerrado.

Mapa da Reserva da Biosfera do Cerrado
Mapa da Reserva da Biosfera do Cerrado

Mas afinal, por que foi preciso criar uma área, reconhecida internacionalmente, para proteger o Cerrado?

Para responder a esta pergunta, vamos falar um pouco deste bioma e de sua degradação.

O que é bioma? (Abre numa nova aba do navegador)

Importância do bioma Cerrado – razão da criação da Reserva da Biosfera do Cerrado

O Cerrado brasileiro é o segundo maior bioma da América do Sul, com uma área que ocupa em torno de 22% de todo o nosso país.

Além disso, o Cerrado no Brasil, é conhecido como “berço das águas”, porque possui as três maiores bacias hidrográficas sul-americanas: a Amazônica-Tocantins, a do São Francisco e do Prata. O aquífero Guarani também está no Cerrado.

Isso faz dele um bioma riquíssimo em biodiversidade e com enorme potencial aquífero.

Dessa forma, é grande a diversidade de flora e fauna, sendo que muitas das suas espécies são endêmicas. Ou seja, elas estão presentes somente ali e mais em nenhum outro lugar do planeta. Estima-se que existam:

  • Mais de 11.600 espécies de plantas nativas;
  • Cerca de 800 espécies de aves;
  • 185 espécies de répteis;
  • 150 de anfíbios;
  • 194 de mamíferos; e
  • Uma grande diversidade de peixes.

Por fim, no Cerrado habitam muitas comunidades tradicionais, que possuem conhecimentos únicos seculares sobre o território. Entre esses povos, estão quilombolas e indígenas, por exemplo.

O Bioma Cerrado: a savana brasileira e suas características (Abre numa nova aba do navegador)

Entretanto, apesar de tanta riqueza ambiental e cultural, o Cerrado é o bioma mais ameaçado do Brasil. Em cinco décadas, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), ele perdeu cerca de 59% da sua área original.

O que aconteceu?

Porque no Cerrado existe uma agricultura e pecuária feita em larga escala e em grandes áreas, causando muitos impactos ambientais negativos. Obviamente, estas atividades não consideram a importância da sustentabilidade em suas práticas. E essa agropecuária não para de crescer.

Como resultado, as áreas hoje degradadas são imensas, muito por causa das queimadas e do desmatamento. Portanto, a Reserva da Biosfera do Cerrado foi criada para valorizar o potencial econômico e cultural do bioma e também para protegê-lo.

Bioma Cerrado
Vista do bioma Cerrado

Principais atividade desenvolvidas na Reserva da Biosfera do Cerrado (Unesco)

Quando olhamos o site da Reserva da Biosfera do Cerrado (Unesco), encontramos a seguinte frase: “as Reservas da Biosfera são locais de aprendizagem para o desenvolvimento sustentável”.

E é exatamente isso! O objetivo ali é preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que acontece o desenvolvimento de suas populações. Mas, desde que seja de forma sustentável.

Isso é feito de várias maneiras. Por exemplo:

Então perceba que a RBC é uma área muito degradada hoje, mas que busca, por meio de diferentes atividades, alternativas para se recuperar e se desenvolver.

Adotar a estratégia de se tornar uma Reserva da Biosfera pode ter sido uma ótima solução encontrada. Isso porque garante que áreas sejam protegidas e incentiva a própria população a cuidar do ambiente que as circunda, já que dependem dele para a sua sobrevivência.

Interessante, você não acha?

Agora, pensa comigo: será que você também pode contribuir para a conservação da Reserva?

Como você pode ajudar a conservar a Reserva da Biosfera do Cerrado (Unesco)?

Existem várias maneiras de você fazer a sua parte quanto o assunto é a conservação desta área de importância fundamental para o nosso país. E são atitudes simples, do seu dia a dia mesmo, mas, que fazem toda a diferença.

Exemplos de como você pode fazer a sua parte. Veja só.

  • Participar e/ou apoiar eventos e programas de educação e conscientização ambiental para sensibilizar outras pessoas sobre a importância da conservação da Reserva da Biosfera do Cerrado;

Colaborar com grupos e organizações locais, como as ONGs, que trabalham na proteção e conservação da biodiversidade do Cerrado. Por exemplo, você pode inclusive fazer doações ou trabalhar como voluntário, participando de campanhas e iniciativas de proteção e conservação da Reserva da Biosfera do Cerrado ;

Caso vá conhecer pessoalmente a região, escolha fazer o turismo ecológico e responsável, visitando áreas protegidas sem prejudicar o meio ambiente;

Por fim, você pode aprender mais e depois divulgar informações sobre a importância da Reserva da Biosfera do Cerrado para a manutenção da sustentabilidade do planeta.

Viu como é simples? Só de ter buscado informações sobre este espaço já significa que você deu um passo muito importante no caminho rumo à sustentabilidade. Qual será agora seu próximo passo?

Divulgar esta mensagem em suas redes sociais! Seja Eco você também!


Resumo e Perguntas Frequentes

O que é a Reserva da Biosfera do Cerrado?

A Reserva da Biosfera do Cerrado é uma área reconhecida pela UNESCO como um local de importância global para a conservação da biodiversidade. Ela abrange grandes áreas do bioma Cerrado, que é um dos mais biodiversos e ecologicamente importantes do mundo, localizado principalmente no Brasil.

Quais são os principais objetivos da Reserva da Biosfera do Cerrado?

A reserva tem como objetivos principais a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades locais e a facilitação de pesquisas científicas. Além disso, busca integrar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais.

Como a Reserva da Biosfera do Cerrado contribui para a conservação do bioma?

A reserva contribui para a conservação do bioma por meio de projetos de preservação, educação ambiental, manejo sustentável dos recursos naturais e apoio a pesquisas científicas. Ela também promove a criação de unidades de conservação e a recuperação de áreas degradadas.

Quais áreas estão incluídas na Reserva da Biosfera do Cerrado?

A Reserva da Biosfera do Cerrado inclui várias áreas protegidas e unidades de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas, e áreas de proteção ambiental. Exemplos incluem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Estação Ecológica de Águas Emendadas, entre outras. A reserva abrange partes dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, bem como o Distrito Federal.


Leia também:

Pasta

Deixe sua impressão

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos