Falar sobre alimentação saudável na escola é muito mais do que ensinar o que comer. É, acima de tudo, um passo essencial para formar crianças mais conscientes sobre a própria saúde e sobre o impacto da alimentação em suas vidas. Por isso, este plano de aula alimentação saudável foi criado para ajudar os alunos a identificar alimentos saudáveis e compreender os benefícios de uma boa alimentação, sempre por meio de atividades dinâmicas, conversas e produções em grupo. A ideia é que eles levem esse aprendizado para casa, envolvendo também suas famílias nesse cuidado com o corpo e o bem-estar.
“A escola tem um papel fundamental na formação de hábitos alimentares saudáveis, pois é onde a criança passa boa parte do seu dia e aprende com o exemplo.”
— Patrícia Jaime, nutricionista e professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, especialista em políticas públicas de alimentação e saúde.
Plano de Aula: Alimentação Saudável – Adaptado para Educação Inclusiva
Ano Escolar: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas de 50 minutos cada
Disciplina Principal: Ciências
Áreas complementares: Arte, Língua Portuguesa e Educação Física
Objetivo Geral
Promover a consciência sobre a importância da alimentação saudável, utilizando estratégias acessíveis que respeitem os diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando que todos os alunos participem com autonomia e protagonismo.
Objetivos Específicos da Aula Sobre a Alimentação Saudável
- Reconhecer os grupos alimentares e suas funções no corpo humano, com apoio de recursos sensoriais.
- Identificar alimentos saudáveis por meio de diferentes linguagens (visual, tátil, oral, corporal e escrita).
- Estimular o interesse por escolhas alimentares equilibradas e adequadas ao contexto de cada aluno.
- Produzir um cartaz coletivo que represente hábitos saudáveis, com recursos acessíveis.
- Desenvolver atitudes de respeito e valorização da diversidade na alimentação e nas formas de aprender.
Conteúdos da aula sobre alimentação saudável
- Grupos de alimentos e suas funções (energéticos, reguladores e construtores)
- Pirâmide alimentar com elementos visuais e táteis
- Alimentos naturais x alimentos industrializados
- Importância da água e da hidratação
- Leitura de rótulos simplificada (com imagens e símbolos)
Metodologia Inclusiva
A aula será iniciada com uma roda de conversa acessível, onde cada aluno poderá compartilhar o que costuma comer em casa, com apoio de imagens, objetos reais (como frutas de brinquedo), comunicação alternativa (PECs ou pranchas de comunicação), inclusive apoio do professor mediador, se necessário.
Em seguida, será apresentada uma pirâmide alimentar acessível, construída com materiais em relevo, figuras coloridas e legendas em fonte ampliada. Durante essa etapa, os alunos poderão tocar, explorar com os sentidos e interagir com os alimentos representados.
Na etapa seguinte, a turma será dividida em pequenos grupos com tarefas diferenciadas, de acordo com as necessidades de cada aluno:
- Alunos com deficiência visual: usar alimentos reais ou maquetes em alto-relevo para reconhecer pelo tato e olfato.
- Alunos com deficiência auditiva: utilizar intérprete de Libras e material visual com ícones e palavras-chave.
- Alunos com deficiência intelectual: atividades com colagem, uso de imagens simples, bem como apoio verbal ou pictográfico.
- Alunos com transtorno do espectro autista: atividades previsíveis e estruturadas com apoio visual, como sequência de figuras.
- Alunos com deficiência física: atividades adaptadas com apoio de colegas, uso de tecnologias assistivas ou pranchas de comunicação.
Pois bem, a ideia aqui é que cada grupo criará uma parte do mural coletivo, com desenhos, colagens ou alimentos simbólicos, representando refeições saudáveis. Portanto, o mural poderá ser montado com diversidade visual, tátil e simbólica, permitindo a participação de todos.
Por fim, se possível, a aula pode terminar com uma degustação de alimentos saudáveis, com apoio das famílias, respeitando restrições alimentares (como alergias, intolerâncias ou necessidades nutricionais específicas).
Recursos Didáticos Adaptados para a Aula sobre Alimentação Saudável
- Imagens e brinquedos de alimentos
- Pirâmide alimentar em EVA, cartolina, com texturas e cores fortes
- Materiais em alto-relevo e letras ampliadas
- Cartazes, pincéis grossos, revistas para colagem
- Pranchas de comunicação alternativa com símbolos alimentares
- Vídeos curtos com legendas, Libras ou narração
- Intérprete de Libras e apoio do AEE, se houver
- Lanches variados com ingredientes naturais e acessíveis
Avaliação Inclusiva
A avaliação será feita por meio da observação contínua, considerando o progresso individual de cada aluno e sua participação nas atividades propostas, ou seja, sem comparar desempenhos entre os colegas. Por exemplo:
Será valorizado:
- O esforço e o envolvimento em identificar alimentos saudáveis
- A interação com os colegas e os materiais
- A contribuição no mural coletivo, respeitando assim suas formas de expressão
- A apropriação do conteúdo com base em suas capacidades e formas de comunicação
O professor pode aplicar uma autoavaliação simples, com perguntas ilustradas ou simbólicas, como:
- “Gostei da aula?” (carinha feliz, neutra ou triste)
- “Aprendi algo novo sobre os alimentos?”
- “Consegui fazer minha parte no mural?”
Possibilidades de Expansão da Aula Sobre Alimentação Saudável
- Visita à cozinha da escola para conhecer os alimentos usados no preparo das refeições
- Gravação de um vídeo acessível com dicas de alimentação saudável, feito pelos alunos
- Por fim, projeto com as famílias: “Receita da minha casa” – onde cada aluno traz uma receita saudável e simples para compartilhar
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvidas
- (EF02CI05) Relacionar a alimentação com os hábitos de saúde.
- (EF03CI01) Identificar os diferentes tipos de alimentos e suas funções.
- (EF01LP12) Utilizar diferentes formas de linguagem para se comunicar e se expressar.
- (EF15AR02) Produzir trabalhos artísticos com diferentes recursos expressivos.
- (EF15EF04) Explorar práticas corporais com respeito às diferenças individuais.
Perguntas e Respostas sobre o Tema
Sim. Com os recursos certos e apoio necessário, todos os alunos podem aprender, assim como participar do tema.
Usando texturas, cores fortes, imagens simples e principalmente elementos táteis que representem os alimentos.
É importante respeitar e incluir essa diversidade alimentar, explicando assim que cada corpo tem necessidades diferentes.
Oferecendo diferentes formas de contribuir: colar, desenhar, apontar imagens ou ditar ideias, por exemplo.
Porque todas as crianças têm o direito de aprender sobre saúde, se sentirem acolhidas e fazerem escolhas conscientes.
Veja também
- Plano de Aula: Alimentação e o Planeta – Ensino fundamental
- Oficina de compostagem – Ensino fundamental
- Oficina de culinária – Ensino fundamental