Você sabe de onde vem o que está no seu prato?
Quando olhamos para o prato na hora do almoço, raramente pensamos em quantos passos foram necessários até aquele alimento chegar até nós. Mas cada arroz, fruta, pão ou legume passou por um longo caminho: do campo, da horta ou da natureza até a nossa casa, seguindo todo o Caminho do Alimento.
De acordo com o IBGE (2022), o Brasil tem mais de 4,4 milhões de agricultores familiares, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas. Então, entender esse processo ajuda os alunos a valorizarem o trabalho rural, a origem dos alimentos e a fazerem escolhas mais saudáveis e conscientes.
Nesta aula, os alunos vão acompanhar o “caminho do alimento”, do plantio à colheita, do transporte à venda, bem como da compra ao preparo. Tudo isso com vídeos, histórias, atividades em grupo e reflexões que estimulam o cuidado com o que comemos e principalmente com quem o produz com qualidade ou não.
Plano de Aula: O Caminho do Alimento – Da natureza até o prato
Tema da aula: A origem, o percurso e o consumo consciente dos alimentos
Série recomendada: Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano)
Duração: 2 aulas de 50 minutos + atividade complementar
Componentes curriculares envolvidos: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Educação Ambiental
Palavras-chave para pesquisar: de onde vem o alimento, percurso da comida, cadeia alimentar, alimentos naturais, consciência alimentar
Objetivos da aula sobre o caminho do alimento
- Primeiramente, compreender de forma visual e prática o caminho que os alimentos percorrem até chegarem ao consumo.
- Em seguida, identificar os diferentes tipos de alimentos (naturais, processados e ultraprocessados).
- Além disso, valorizar o trabalho dos agricultores e a importância dos alimentos frescos e saudáveis.
- Extremamente importante vstimular o consumo consciente, assim como o combate ao desperdício.
- Enfim, procure desenvolver o pensamento crítico e investigativo a partir de perguntas sobre a alimentação.
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
- (EF02CI01) Identificar os diferentes tipos de alimentos e sua importância para a saúde.
- (EF03GE02) Compreender a produção e o percurso de bens de consumo, como os alimentos.
- (EF15LP05) Interpretar e produzir textos orais e escritos com base em situações do cotidiano.
- (EF03CI02) Reconhecer a necessidade de práticas alimentares saudáveis e principalmente sustentáveis.
Etapas da aula sobre o caminho do alimento
Aula 1 – De onde vem?
Atividade inicial
- Escreva no quadro: “O que comemos no café da manhã hoje?”
- Por fim, peça para os alunos falarem alguns alimentos e escreva todos.
Roda de conversa
- De onde veio o pão?
- E o leite?
- Quem plantou o arroz?
- Como o alimento saiu do campo e chegou até aqui?
Vídeo curto explicativo
- Exiba um vídeo como: “De onde vem o alimento? – Canal Futura” ou similares do YouTube Kids.
Atividade prática – Linha do tempo do alimento
- Cada grupo escolhe um alimento e cria o “caminho” dele em forma de cartaz:
- Plantio ou criação
- Transporte
- Venda
- Preparo
- Consumo
Aula 2 – Que tipo de alimento é esse?
Atividade de classificação
- Apresente imagens de alimentos variados: frutas, vegetais, biscoitos, refrigerantes, iogurte, arroz, etc.
- Em seguida, os alunos devem separar em três categorias:
- Alimentos naturais (vem direto da natureza)
- Alimentos processados (foram modificados de forma simples)
- Alimentos ultraprocessados (indústria adicionou muitos ingredientes)
Discussão em grupo
- Quais são mais saudáveis?
- Quais causam mais lixo ou impacto ambiental?
- O que podemos fazer para comer melhor todos os dias?
Atividade complementar
- Criar um “mapa do prato saudável”, desenhando uma refeição equilibrada, com alimentos variados e principalmente os naturais.
Atividade extra (opcional)
Visita à horta escolar ou feira local. Por exemplo:
- Se a escola tiver uma horta, leve os alunos para observar como os alimentos crescem.
- Caso contrário, convide um agricultor familiar ou vá com a turma a uma feira livre do bairro.
- Por fim, os alunos podem fazer perguntas e registrar suas descobertas em forma de texto ou desenho.
Materiais necessários para as aulas sobre o caminho do alimento
- Cartolinas e canetões para cartazes
- Imagens ou embalagens de alimentos variados
- Papel e lápis de cor para o mapa do prato saudável
- Recursos audiovisuais (TV ou projetor para vídeos)
- Cadernos ou fichas para anotações
Avaliação das aulas sobre o caminho do alimento
A avaliação será feita com base em:
- Participação nas rodas de conversa e atividades práticas
- Clareza na criação da linha do tempo dos alimentos
- Capricho e criatividade no mapa do prato saudável
- Compreensão das categorias dos alimentos e do processo “do campo ao prato”
Fechamento das aulas: O alimento não nasce no supermercado
Finalize a aula com uma pergunta reflexiva: “O que muda na nossa forma de comer quando sabemos de onde vem a comida?”
Então, converse sobre o papel de cada pessoa no processo alimentar: quem planta, quem transporta, quem vende, quem prepara. Pois, ensinar o caminho do alimento ajuda a criança a perceber que comer é mais do que se alimentar: é um ato de respeito com a natureza, com quem produz e com o próprio corpo.
Assim, a escola cumpre seu papel de formar não apenas bons alunos, mas também cidadãos conscientes, que sabem valorizar a origem de cada grão do seu prato.