Você sabia que o número de escolas com hortas sustentáveis cresceu mais de 80% nos últimos cinco anos no Brasil? De acordo com dados do Ministério da Educação em parceria com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), mais de 13 mil instituições de ensino já implantaram hortas pedagógicas como ferramenta de aprendizado e promoção da alimentação saudável. Em suma, criar uma horta escolar sustentável pode trazer muitos benefícios.
De fato, esse avanço mostra que as escolas estão cada vez mais engajadas com práticas que conectam o ensino ao cuidado com o meio ambiente. Além de contribuir com a merenda escolar, as hortas ensinam, na prática, lições de sustentabilidade, cidadania e saúde. E o melhor: transformam o espaço escolar em um laboratório vivo de aprendizagem!
Pois bem, neste post você encontra um plano de aula completo para ensinar seus alunos. Vamos lá!
Preparação de aulas de como criar uma horta escolar sustentável
Tema da aula para criar uma horta escolar sustentável: Alimentação saudável e agricultura sustentável na prática – criação de uma horta escolar.
Série recomendada: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
Duração: 3 a 5 aulas (de 50 minutos cada) + acompanhamento contínuo ao longo do semestre
Componentes curriculares: Ciências, Geografia, Matemática, Português, Artes, Educação Ambiental
Palavras-chave da aula para pesquisar na internet ou na Ecopédia: horta comunitária, alimentação saudável, agricultura sustentável, compostagem comunitária, educação ambiental
Objetivos da Aula para Criar uma Horta Escolar Sustentável
- Compreender o conceito e a importância de uma horta sustentável.
- Reconhecer os benefícios da alimentação saudável e do cultivo de alimentos naturais.
- Estimular o trabalho em equipe e o cuidado com o meio ambiente.
- Desenvolver habilidades práticas relacionadas à jardinagem, planejamento e principalmente o registro.
- Incentivar o consumo consciente, bem como a redução do desperdício de alimentos.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvidas
- (EF07CI03) Avaliar diferentes formas de produção de alimentos e suas consequências para a saúde individual e coletiva.
- (EF06GE05) Identificar e analisar as principais técnicas utilizadas na agricultura.
- (EF07MA06) Resolver problemas com estimativas e medidas (área, volume e massa).
- (EF08LP27) Produzir textos informativos com base em pesquisa.
- (EF69AR03) Criar produções artísticas relacionadas à natureza e principalmente à sustentabilidade.
Etapas da aula sobre Criar uma Horta Escolar Sustentável
1- Introdução (Aula 1 – 50 min)
Atividade: Roda de conversa + vídeo educativo. Por exemplo:
- Comece perguntando: “De onde vem os alimentos que comemos?”
- Então, assista a um vídeo curto sobre hortas urbanas ou escolares (ex: “A Horta Escolar – Canal Futura” no YouTube).
- Levante reflexões como por exemplo:
- Quais alimentos podem ser plantados em uma horta escolar?
- Por que plantar alimentos é uma atitude sustentável?
- Quais os benefícios para nossa saúde?
Produção: Peça que os alunos escrevam em grupo o que entenderam sobre horta sustentável em um cartaz com desenhos e frases curtas.
2- Planejamento da Horta (Aula 2 – 50 min)
Atividade: Mapeamento e planejamento coletivo
- Visite o espaço da escola onde a horta poderá ser feita (canteiro, vasos, pneus, floreiras).
- Em seguida, divida a turma em grupos e peça que cada grupo:
- Escolha até 3 alimentos para plantar.
- Pesquise o tempo de crescimento, quantidade de sol e água de cada planta.
- Principalmente desenhe um projeto com a organização da horta.
Dica: Use fita métrica e régua para estimar o tamanho dos canteiros. Além disso, aproveite para trabalhar medidas e proporções com Matemática.
3- Mão na terra (Aula 3 – 50 min ou mais)
Atividade: Montagem da horta
- Os alunos vão pôr a mão na massa! Primeiramente organize os seguintes passos:
- Preparar o solo (adubo, compostagem, revolver a terra).
- Plantar sementes ou mudas.
- Regar e marcar com plaquinhas de identificação.
- Principalmente, fotografe cada etapa com ajuda dos alunos.
Sugestão: Envolva a equipe de limpeza ou os pais para ajudar com ferramentas, adubo ou materiais recicláveis.
4- Diário para Criar uma Horta Escolar Sustentável (atividades contínuas durante o semestre)
Atividade: Acompanhamento e registro do crescimento ao criar uma horta escolar sustentável. Por exemplo:
- Cada grupo deve acompanhar semanalmente o crescimento das plantas.
- Criem um “Diário da Horta” com desenhos, fotos e anotações sobre por exemplo:
- Data do plantio
- Crescimento (em cm)
- Observações sobre pragas, clima, água
- Os alunos podem transformar essas informações em gráficos simples para Matemática.
Produto final: Exposição dos diários e cartazes com os aprendizados da turma.
5- Culinária e encerramento (Aula 4 ou 5)
Atividade: Oficina de alimentação saudável
- Prepare uma receita simples usando parte do que foi colhido (salada, sanduíche natural, suco verde).
- Converse sobre a diferença entre alimentos naturais e industrializados.
- Então, reforce a importância de consumir alimentos frescos e locais.
Fechamento: Por fim, organize uma pequena feira ou evento para apresentar a horta aos pais e funcionários da escola.
Materiais necessários para criar uma horta escolar sustentável
- Sementes ou mudas (alface, cebolinha, manjericão, rúcula)
- Pá, enxada, regadores ou garrafas PET
- Solo e adubo orgânico (pode usar compostagem escolar)
- Materiais recicláveis (caixotes, pneus, vasos)
- Cadernos para o Diário da Horta
- Cartolina, canetinhas e pincéis para os cartazes
Avaliação
A avaliação será feita com base em:
- Participação nas atividades práticas e discussões.
- Qualidade e criatividade dos projetos e registros (Diário da Horta, cartazes).
- Comprometimento com os cuidados da horta.
- Produção escrita e oral (relatos, apresentações, receitas).
Reflexão final com a turma 💬
“O que você aprendeu cuidando da horta que pode levar para sua vida?”
“Como podemos aplicar a ideia de sustentabilidade em outras partes da escola ou da nossa casa?”
Veja também
- Plano de Aula: Alimentação e o Planeta – Ensino fundamental