MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Lixo de ontem é a eletricidade de hoje: aproveitando o que seria jogado fora!

O gerenciamento de resíduos traz a esperança de novas fontes para gerar energia através do lixo, aproveitando o que era jogado fora

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Você sabia que podemos gerar energia através do lixo?

Será que o lixo de ontem é a eletricidade de hoje?

O reaproveitamento do lixo evoluiu muito com o passar do tempo. Em diversos lugares do planeta já se utiliza o gás oriundo da energia de aterro que gera eletricidade renovável. Ou seja, podemos produzir energia de forma consciente.

Vantagens de energia do lixo

 Uma vantagem é que uma usina de gás de energia de aterro sanitário pode produzir energia à noite e em qualquer condição climática. Além disso, esse tipo de novidade completa as nossas demais fontes de geração de energia, como a eólica e a solar.

Após a instalação das unidades geradoras, fica claro que é possível economizar usando fontes alternativas de energia. Ademais, durante a construção das usinas várias vagas de emprego também surgem.

O uso de tecnologias para promover o aproveitamento do lixo, nos ajuda a cumprir nossa missão de enfrentar as mudanças climáticas reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo que proporcionam benefícios econômicos e à força de trabalho locais; como por exemplo, as pessoas que trabalham com reciclagem.

Lixo gera energia

Além do mais, as inovações tecnológicas estão a disposição para isso. Dessa forma, o gás metano produzido pelo lixo alimenta motores alternativos sendo capaz de gerar eletricidade por 12 horas. Porém, esse tipo de inovação custa caro, já que são necessários depuradores sofisticados e mecanismos de exaustão que garantem baixas taxas de emissão de carbono.

Gerar fertilizante com a compostagem

Pois bem, ainda no mundo das novidades e da energia gerada a partir do lixo. Por exemplo, por meio da criação de usinas de compostagem, é possível produzir fertilizante natural e ainda o lixo que sobra é utilizado na instalação das usinas para gerar energia.

Através das soluções inovadoras e com base no exemplo bem sucedido de diversos países é possível trazer cada vez mais projetos que nos ajudam a utilizar o que precisamos, sem destruir os recursos naturais.

Repensar ideias tradicionais

É bem interessante repensarmos as ideias tradicionais, não é? Por exemplo, ao mudarmos a forma de agir e pensar sobre o lixo e sobre a sua utilidade, podemos chegar mais perto da meta de alcançar o desperdício zero.

Podemos gerar energia em usinas que utilizam o lixo como matéria prima. Podemos gerar energia através de painéis solares, podemos gerar energia através da força dos ventos. A única coisa que não gera energia é continuarmos aumentando a produção de resíduos, sem praticar o descarte adequado.

Vamos pensar sobre isso!

Cabe a cada um de nós que temos interesse pelo tema, descobrirmos o quanto podemos agregar apresentando soluções tecnológicas, e assim inovar para um mundo melhor.

A Associação Brasileira de Recuperação energética de resíduos (ABREN), informa que quase 80 milhões de toneladas de lixo por ano seguem descartados de forma irregular. Enquanto isso toneladas de lixo que poderiam gerar energia foram desperdiçadas. Ou seja, o Brasil não aproveita nem 1% do potencial de geração de energia que poderia.

Geração de energia e Usinas Verdes

Desse modo, já entendemos que o lixo de ontem é a energia de hoje. Sim, isso mesmo! Vejam quantas opções podemos usar para mudarmos o cenário atual, no qual lixões estão entulhados de lixo desperdiçado que poderia ser usado para gerar energia.

As usinas verdes fazem parte desse contexto e o lixo é aproveitado para produzir energia. Impressionante não é! Assim, as usinas verdes são a alternativa perfeita para lixões, pois em vez de despejar lixos nesses locais, podemos produzir energia.

Lixo de ontem é a eletricidade de hoje
Usina que transforma lixo em energia

Nessas usinas, diversas etapas são necessárias para que o material fique no ponto. Coleta de lixo, separar o material que pode ser reciclado do não reciclável. Em seguida, incinerar todo o material não reciclável. Pois bem, os resíduos são selecionados e depois seguem para as usinas verdes. A propósito, existem também as usinas verdes de compostagem. Assim, o grande benefício das usinas verdes, além da energia é transformar o lixo em cinzas. Essas cinzas são aproveitadas para calçamento ou base de asfalto.

Transformação do biogás em energia elétrica

A parte orgânica do lixo, leva mais ou menos 7 meses para virar gás metano. Esse é um gás do efeito estufa e de fácil queima. Assim, geradores potentes usam o gás metano e queimam para gerar energia. é a famosa mágica de transformar o biogás do aterro em energia elétrica.

Assim, ao chegarmos no final desse artigo, muitas reflexões já surgiram. Existem muitas opções e por isso não podemos deixar de repensar o uso do lixo em nosso planeta que esta se tornando insustentável.

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos