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Sustentabilidade na Rotina Escolar: Exemplos para Ensinar em Sala de Aula

Sustentabilidade na Rotina Escolar: Exemplos para Ensinar em Sala de Aula

Inserir o tema da sustentabilidade na rotina escolar não é tão difícil quanto parece. Isso porque sustentabilidade não é apenas sobre preservar florestas ou reduzir emissões globais de gases de efeito estufa. Na verdade, ela está presente nas escolhas diárias, como o que comemos, o que vestimos, os dispositivos tecnológicos que usamos e até o meio de transporte que escolhemos.

Por isso, é essencial ensinar sustentabilidade em sala de aula de maneira acessível e prática. Relacionar esse tema ao cotidiano dos estudantes torna o aprendizado mais significativo, ajudando-os a entender como suas ações individuais impactam o planeta. Além disso, ao aplicar práticas sustentáveis na escola, os alunos desenvolvem hábitos responsáveis que podem levar para a vida toda.

A seguir, vou apresentar temas como alimentação, tecnologia, moda, transporte, plásticos e energia, explicando como cada um pode ser trabalhado com práticas sustentáveis em sala de aula por meio de exemplos e atividades que incentivam mudanças de comportamento.

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Sustentabilidade e Alimentação: Refletindo sobre o Desperdício

A alimentação é um tema próximo da realidade dos alunos, pois todos têm contato com ele diariamente. No entanto, poucos refletem sobre o impacto ambiental relacionado ao desperdício de alimentos. 

Por exemplo, mundialmente, cerca de um terço de toda a comida produzida é desperdiçada, enquanto milhões de pessoas enfrentam a fome. Além disso, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estima que a agropecuária, incluindo o uso da terra, seja responsável por cerca de 18% das emissões globais de GEE. Essa estimativa considera as emissões diretas da agropecuária, como as emissões de metano provenientes da fermentação entérica do gado e as emissões de óxido nitroso do uso de fertilizantes.

O Brasil, como um dos maiores produtores de carne do mundo, enfrenta desafios relacionados ao desmatamento da Amazônia, diretamente ligado à pecuária.

Para tornar essas informações tangíveis, uma atividade interessante é o “Diário do Lixo Orgânico”. Os alunos podem registrar, durante uma semana, o que jogam fora em casa, incluindo cascas de frutas, restos de comida e alimentos vencidos. Após a coleta dos dados, discute-se como o desperdício impacta o meio ambiente e propõem-se soluções, como o aproveitamento total dos alimentos, a doação de alimentos em boas condições e a compostagem

Essa abordagem ajuda os alunos a perceberem que pequenas ações, como aproveitar cascas em receitas ou criar adubo, podem gerar grandes mudanças.

Perguntas para provocar a curiosidade dos alunos

  • Quanto de água é necessário para produzir diferentes alimentos?
  • Qual a diferença entre alimentos locais e importados em termos de impacto ambiental?
  • O que acontece com os restos de comida que jogamos no lixo?
  • Como o desperdício de comida impacta o meio ambiente?
  • Será que podemos reduzir o desperdício de alimentos na escola e em casa?

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Tecnologia: O Impacto do Lixo Eletrônico

A tecnologia faz parte do cotidiano dos jovens, mas será que sabem o que acontece com os dispositivos antigos quando compram novos?

O lixo eletrônico, também conhecido como e-waste, tornou-se um desafio global. Isso porque, segundo o relatório Global E-waste Monitor 2020, apenas 17,4% do lixo eletrônico gerado em todo o mundo é reciclado de forma adequada. O restante, uma grande maioria, acaba em aterros sanitários, incineradores ou é descartado de forma inadequada, causando diversos problemas ambientais e de saúde. 

Curiosamente, até mesmo o envio de um simples e-mail pode consumir energia significativa, porque estima-se que um e-mail comum gaste cerca de 0,0003 kWh de energia. Pode parecer pouco, mas considerando a quantidade de e-mails enviados diariamente, o consumo total de energia é significativo. 

Além disso, grandes empresas, como Google e Facebook, possuem data centers com milhares de servidores que podem consumir milhões de litros de água por dia para resfriamento.

Para abordar esse tema, os alunos podem realizar uma “Investigação do Lixo Eletrônico”, identificando dispositivos antigos guardados em casa e pesquisando formas adequadas de descarte. A discussão pode se aprofundar em soluções como a doação de aparelhos em bom estado, o reaproveitamento de peças e o envio de eletrônicos para programas de reciclagem. Dessa forma, os estudantes percebem o ciclo de vida dos produtos que utilizam e aprendem a agir de forma responsável.

Perguntas para provocar a curiosidade dos alunos

  • Quanto de energia consumimos ao usar celular, computador e televisão?
  • Para onde vai um celular quando não o usamos mais?
  • O que acontece com os componentes eletrônicos quando descartamos um aparelho?
  • Podemos reaproveitar ou reciclar eletrônicos de forma responsável?

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Moda e Sustentabilidade: O Impacto da Fast Fashion

A chamada fast fashion (moda rápida) também traz impactos ambientais e sociais. 

Por exemplo, a indústria da moda é responsável por cerca de 10% das emissões globais de carbono. Essas emissões são geradas em diversas etapas da cadeia produtiva, desde o cultivo de matérias-primas como algodão, passando pela fabricação de tecidos e roupas, até o transporte, distribuição e descarte das peças. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, ela emite mais carbono do que os setores de aviação e transporte marítimo juntos.

Para produzir uma única calça jeans, são necessários aproximadamente 7.500 litros de água, o equivalente ao que uma pessoa consome em sete anos. Além disso, o tingimento de tecidos é uma das maiores fontes de poluição da água no mundo.

Uma atividade prática interessante para conscientização é o projeto “O Armário Sustentável”. Os alunos escolhem peças de roupa e pesquisam sua origem, incluindo materiais utilizados e o processo de fabricação. A discussão se aprofunda com alternativas sustentáveis, como o uso de brechós, o aluguel de roupas, a prática do upcycling (reutilização criativa) e o apoio a marcas que trabalham com tecidos ecológicos ou produção sustentável.

Para tornar a experiência ainda mais interessante, você poderia organizar um desafio da moda consciente, incentivando os alunos a criarem um look com peças que já possuem ao invés de comprarem algo novo. 

Perguntas para provocar a curiosidade dos alunos

  • Quantas roupas você tem no guarda-roupa e quantas realmente usa?
  • O que acontece com as roupas que jogamos fora?
  • Como podemos ter um consumo de moda mais sustentável?

Transporte: Repensando a Mobilidade Urbana

O transporte tem um papel significativo nas emissões de gases do efeito estufa, representando cerca de 25% do total global, segundo estimativas do IPCC e da Agência Internacional de Energia (IEA). 

As emissões de GEE do setor de transportes são provenientes de diversas modalidades, incluindo:

  • Transporte rodoviário (carros, caminhões, ônibus): é a principal fonte de emissões, respondendo por cerca de 75% do total.
  • Transporte aéreo: contribui com cerca de 12% das emissões.
  • Transporte marítimo: responde por cerca de 11% das emissões.
  • Transporte ferroviário: contribui com cerca de 2% das emissões.

Muitos alunos chegam à escola de carro, mas será que conhecem formas mais sustentáveis de locomoção? Assim, discussões sobre transporte público, bicicletas e carros elétricos podem ser exploradas, destacando suas vantagens ambientais.

Como prática, propõe-se o “Desafio Transporte Sustentável”, no qual os alunos buscam alternativas mais ecológicas para se locomoverem durante uma semana. Eles podem caminhar, andar de bicicleta, compartilhar caronas ou pesquisar sobre o transporte público sustentável em suas cidades. 

Essa experiência prática tem como objetivo estimular reflexões sobre o impacto do transporte na qualidade do ar e na mobilidade urbana.

Perguntas para provocar a curiosidade dos alunos

  • Quantos carros circulam na sua cidade e como isso afeta o ar que respiramos?
  • Qual é a diferença entre um carro a gasolina e um carro elétrico?
  • Como podemos reduzir a poluição causada pelos transportes?
  • Quanto tempo passamos no trânsito todos os dias?
  • Como podemos tornar a mobilidade mais sustentável?
  • Bicicletas e transportes públicos são viáveis em todas as cidades?

Plástico e Embalagens: Repensando o Consumo

As embalagens de plástico estão por toda parte – no lanche da escola, nas garrafas de refrigerante, nos copos descartáveis e até nos canudos. Mas para onde todo esse plástico vai depois do uso?

De acordo com um estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado em 2022, apenas 9% do plástico produzido globalmente é reciclado.O restante polui o solo e os oceanos, permanecendo no ambiente por centenas de anos. Tanto que estima-se que 8,3 bilhões de toneladas de plástico já foram produzidas desde a década de 1950, e grande parte desse material ainda está no meio ambiente, seja em aterros sanitários, oceanos, rios ou florestas.

Para provocar reflexões nos seus alunos, pergunte: Para onde vai a garrafa de água descartada? Quanto tempo o plástico leva para se decompor?

Os alunos podem participar do “Desafio Sem Plástico”, evitando o uso de plásticos descartáveis durante uma semana. Ao final, eles compartilham suas dificuldades e soluções encontradas, como o uso de garrafas reutilizáveis e potes para alimentos. 

Essa atividade reforça a importância da redução do consumo e da adoção de alternativas sustentáveis.

Energia Elétrica: Consumo e Sustentabilidade

A energia elétrica é essencial para a vida moderna, mas poucos alunos pensam sobre como ela é gerada e o impacto disso no meio ambiente.

Por exemplo, no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2023, a energia hidrelétrica representou cerca de 55% da matriz elétrica brasileira. Esse tipo de energia é considerada uma fonte renovável e limpa, pois não emite gases do efeito estufa em sua operação. No entanto, a construção de grandes hidrelétricas pode causar impactos ambientais e sociais, como o deslocamento de populações e a alteração de ecossistemas.

Para conscientizar os alunos, propõe-se o projeto “Caça ao Desperdício de Energia”. Eles observam o consumo energético em casa e na escola, identificando desperdícios, como luzes acesas sem necessidade, TV sem ninguém assistindo, carregadores plugados e aparelhos em standby. O resultado é um plano de ação para economia de energia, incentivando práticas como o uso de lâmpadas LED e o desligamento de equipamentos não utilizados.

Perguntas para provocar a curiosidade dos alunos

  • De onde vem a energia elétrica da nossa cidade?
  • Como podemos economizar energia em casa e na escola?
  • A energia solar é realmente uma solução sustentável?

Transformando o Conhecimento em Ação: Da Teoria à Prática

O verdadeiro valor da sustentabilidade na rotina escolar está em transformar o conhecimento adquirido em ações concretas. Por isso, para concluir essa jornada de aprendizagem, proponho um desafio final que promove a reflexão e a ação. Os alunos devem escolher um dos temas estudados e criar um plano de ação sustentável para aplicar no dia a dia. Esse plano pode ser simples, mas com impacto significativo. Por exemplo, um aluno pode optar por reduzir o consumo de plástico utilizando garrafas reutilizáveis, potes duráveis para alimentos e sacolas ecológicas. Outro pode se comprometer a convencer familiares a usar menos o carro, incentivando o uso de transporte público, bicicletas ou caminhadas sempre que possível.

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Além disso, os alunos podem elaborar projetos maiores, como a criação de uma horta comunitária na escola, campanhas educativas para redução de energia ou programas de reciclagem de lixo eletrônico. O importante é que cada ação proposta tenha metas claras, prazos definidos e um impacto positivo perceptível. Para reforçar o compromisso, os alunos podem apresentar seus planos em sala de aula, compartilhando desafios e soluções encontradas ao longo do processo.

Afinal, o aprendizado só faz sentido quando é colocado em prática. Transformar conhecimento em ação é o que realmente faz a diferença, e com pequenos passos, é possível construir um mundo mais sustentável e justo para todos.

Ensinar Sustentabilidade
sustentabilidade projetos escolares

Ensinar sustentabilidade: Como Transformar Aulas em Experiências Envolventes

Resumo com perguntas frequentes

Como incluir a sustentabilidade na rotina escolar?


Inclua a sustentabilidade na rotina escolar por meio de práticas sustentáveis no dia a dia, como coleta seletiva, economia de água e energia, reutilização de materiais e projetos ecológicos.

Quais atividades práticas ensinam sustentabilidade aos alunos?


Hortas escolares, compostagem, projetos de reciclagem, criação de brinquedos com materiais reutilizados e campanhas de conscientização são ótimos exemplos.

Como conscientizar os alunos sobre desperdício de recursos?


Propondo registros diários de desperdício de água, alimentos e energia, incentivando soluções como compostagem, reutilização de materiais e redução do consumo.

Qual o papel da escola na formação de cidadãos sustentáveis?


A escola é fundamental para desenvolver a consciência crítica, os valores e as atitudes necessárias para um futuro mais sustentável.

Como tornar o ensino de sustentabilidade mais envolvente?


Relacionando o tema ao dia a dia dos alunos, promovendo desafios, investigações práticas e incentivando a criação de projetos sustentáveis aplicáveis à comunidade escolar.

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