Você já parou para pensar que tudo o que comemos tem impacto direto no meio ambiente? A forma como os alimentos são produzidos, transportados e consumidos pode ajudar a cuidar do planeta — ou prejudicá-lo. Por isso, trabalhar o tema e aula sobre “Alimentação e o Planeta” é uma forma de incentivar hábitos alimentares mais conscientes, mostrando que o que vai no prato também interfere no futuro da natureza.
Além disso, quando esse tema é abordado com estratégias acessíveis e inclusivas, todos os alunos — com ou sem deficiência — conseguem participar, refletir e desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia.
Segundo a especialista e defensora da alimentação sustentável Vandana Shiva: “A comida que escolhemos comer afeta não apenas a nossa saúde, mas também a saúde do planeta.” – (Fonte: Revista Carta Capital, 2020)
Plano de Aula: Alimentação e o Planeta – com Educação Inclusiva
Ano Escolar: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas de 50 minutos cada
Disciplina Principal: Ciências
Áreas complementares: Geografia, Arte e Língua Portuguesa
Objetivo Geral
Conscientizar os alunos sobre a relação entre os hábitos alimentares e a preservação ambiental, promovendo assim o consumo consciente por meio de atividades acessíveis, sensoriais e colaborativas.
Objetivos Específicos da Aula Sobre Alimentação e o Planeta
- Identificar alimentos de origem natural e alimentos industrializados.
- Compreender os impactos da produção de alimentos no meio ambiente.
- Valorizar os alimentos da horta, sazonais e de produção local.
- Desenvolver atitudes sustentáveis no consumo de alimentos e no descarte de resíduos.
- Criar materiais visuais e táteis sobre como cuidar do planeta a partir da alimentação.
Conteúdos
- Alimentos orgânicos e naturais x alimentos industrializados
- Impactos ambientais da produção de alimentos: uso de agrotóxicos, transporte, embalagens
- O papel das hortas escolares e dos alimentos da estação
- Consumo consciente: evitar desperdício e reduzir o lixo
- Compostagem e reaproveitamento de alimentos
Metodologia Inclusiva
A aula começará com uma conversa aberta e acessível, utilizando objetos reais (frutas, vegetais, embalagens de produtos industrializados) para que os alunos possam tocar, cheirar e observar diferenças entre alimentos naturais e processados.
Com auxílio de materiais visuais ampliados, objetos táteis, vídeos curtos com narração e Libras, os alunos serão convidados a refletir: “Como o que comemos afeta o meio ambiente?”
Em seguida, será realizada uma atividade prática em grupo: cada grupo montará um painel com alimentos que ajudam o planeta (como frutas da estação, produtos locais e sem embalagem) e alimentos que causam impacto negativo (como refrigerantes, comidas industrializadas e produtos com excesso de plástico).
Os painéis poderão ser feitos com colagens, texturas, símbolos visuais e materiais recicláveis, de modo que todos os alunos possam participar de acordo com suas habilidades. Alunos com deficiência visual, por exemplo, poderão usar materiais em relevo e objetos reais; já alunos com deficiência auditiva contarão com intérprete ou apoio visual reforçado.
Por fim, a turma assistirá a uma demonstração de compostagem simples com resíduos de alimentos (casca de frutas e folhas), caso a escola tenha estrutura. Isso reforça o aprendizado sobre desperdício e ciclo natural dos alimentos.
Recursos Didáticos Adaptados para Aula Sobre Alimentação e o Planeta
- Alimentos reais ou réplicas sensoriais (frutas, legumes, embalagens)
- Vídeos acessíveis (com Libras, narração e legenda)
- Painel de colagem com EVA, texturas, papelão, grãos e revistas
- Pictogramas e imagens de apoio para alunos com deficiência intelectual ou TEA
- Materiais recicláveis e reaproveitáveis para oficinas manuais
- Caixa de compostagem (se possível)
Avaliação Inclusiva
A avaliação se baseará na participação ativa e no desenvolvimento individual, valorizando assim as múltiplas formas de expressão. Você professor(a) observará, por exemplo:
- O interesse em discutir o impacto ambiental dos alimentos
- A contribuição para o painel ou mural coletivo
- A compreensão do conceito de consumo consciente
- O envolvimento nas atividades práticas, respeitando o ritmo e as condições de cada aluno
Uma autoavaliação com apoio visual (como carinhas e símbolos) será oferecida para que cada aluno reflita sobre o que aprendeu:
- “Descobri algo novo sobre o que como?”
- “Consegui ajudar meu grupo?”
- “Quero mudar algo nos meus hábitos?”
Possibilidades de Expansão
- Montagem de uma feira sustentável com alimentos naturais e reaproveitados
- Criação de uma horta inclusiva com o apoio de todos os alunos
- Produção de um livrinho coletivo com desenhos e dicas de “Como a alimentação pode salvar o planeta”
- Campanha “Comida de verdade, planeta com saúde” com cartazes e vídeos feitos pelos alunos
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvidas
- (EF03CI04) Compreender a origem dos alimentos e seus impactos no ambiente.
- (EF05CI01) Reconhecer a importância da alimentação saudável e principalmente do consumo consciente.
- (EF02GE03) Identificar as ações humanas que interferem no espaço natural.
- (EF15AR02) Produzir materiais artísticos com base em temas ambientais.
- (EF12LP07) Comunicar-se de forma clara e adequada, usando assim diferentes linguagens e formatos.
Perguntas e Respostas sobre o Tema Alimentação e o Planeta
Escolher alimentos naturais, locais e da estação reduz o uso de embalagens e principalmente a poluição causada pelo transporte.
É aquele produzido de forma natural, sem agrotóxicos, respeitando a natureza e, assim, gerando pouco lixo.
Porque a produção de alimentos consome água, energia e terra. Por isso, jogar comida fora é desperdiçar recursos do planeta.
Utilizando objetos reais, materiais sensoriais, vídeos com acessibilidade e apoio visual, tátil ou auditivo conforme a necessidade.
Montar hortas, consumir frutas da estação, evitar lanches com muitas embalagens, bem como reaproveitar cascas e restos.
Veja também
- Oficina de compostagem – Ensino fundamental
- Oficina de culinária – Ensino fundamental