ECOCOMUNIDADE

Bichos e Plantas Amigos da Horta – Plano de aula – Fundamental 1

Bichos e Plantas Amigos da Horta

A horta escolar é muito mais do que um espaço de cultivo de alimentos. Ela é, acima de tudo, um ambiente vivo, repleto de relações entre plantas, insetos e outros pequenos animais. Quando bem observada, revela como a natureza funciona de forma equilibrada e inteligente. Por essa razão, trabalhar com o tema “Bichos e Plantas Amigos da Horta” é uma oportunidade valiosa para os estudantes entenderem, na prática, como a cooperação entre seres vivos acontece. Além disso, a aula estimula o respeito à natureza, promove a curiosidade científica e ajuda a formar cidadãos mais conscientes.

“Precisamos entender que cada minhoca, cada abelha, cada planta tem um papel vital no equilíbrio da vida. Sem essa harmonia, nossa própria existência fica ameaçada.”
José Lutzenberger, agrônomo, ecólogo e importante ativista ambiental brasileiro.

Pensando nisso, este plano de aula foi elaborado para que alunos do Ensino Fundamental compreendam o papel fundamental de determinados bichos e plantas no equilíbrio ecológico de uma horta. Assim, ao longo das atividades, eles poderão identificar espécies benéficas, aprender sobre polinização, controle natural de pragas e descobrir como algumas plantas se ajudam mutuamente.


Plano de Aula: Bichos e Plantas Amigos da Horta

Ano Escolar: 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 a 3 aulas de 50 minutos cada
Disciplina Principal: Ciências
Áreas complementares: Geografia, Arte e Educação Ambiental

Objetivo Geral

O principal objetivo desta aula é levar os estudantes a reconhecer e valorizar a presença de animais e plantas que auxiliam no bom desenvolvimento da horta. A partir disso, os alunos poderão entender como esses seres vivos colaboram com o meio ambiente, bem como com a produção de alimentos.


Objetivos Específicos da Aula Sobre Bichos e Plantas Amigos da Horta

  • Identificar, com clareza, ao menos cinco animais benéficos para a horta.
  • Compreender o conceito de plantas companheiras e como elas ajudam outras plantas a crescer.
  • Observar e registrar como ocorre a polinização e o controle natural de pragas.
  • Por fim, criem um caderno ilustrado com informações sobre os principais aliados da horta.

Conteúdos

  • Polinizadores: o papel de abelhas, borboletas e outros insetos no transporte de pólen.
  • Predadores naturais: joaninhas, aranhas e pássaros que se alimentam de pragas.
  • Decompositores e recicladores do solo: como por exemplo as minhocas e outros seres vivos fertilizam a terra.
  • Plantas repelentes: espécies que afastam insetos prejudiciais, como o manjericão e a citronela.
  • Plantas companheiras: exemplos de cultivos que crescem melhor quando estão juntos.

Metodologia para a Aula Bichos e Plantas Amigos da Horta

Primeiramente, será realizada uma conversa em sala sobre o que os alunos já conhecem sobre hortas. Em seguida, serão apresentados vídeos curtos e imagens de animais e plantas benéficos. Durante essa etapa, os alunos farão anotações com ajuda do professor.

Logo depois, haverá uma visita à horta da escola ou a um espaço verde próximo, com o objetivo de observar, registrar e fotografar os seres vivos presentes. Essa atividade prática será essencial para estimular a observação direta e a descoberta.

Ao retornar para a sala de aula, os alunos vão montar um “diário da horta”, com desenhos e pequenos textos explicativos sobre os bichos e plantas que encontraram. Sempre que possível, as informações serão complementadas com pesquisas em livros ou na internet.

Para finalizar, cada grupo poderá apresentar suas descobertas à turma. Além disso, o professor pode propor a criação de placas educativas para colocar na horta, destacando os “amigos da natureza” que foram identificados.


Recursos Didáticos

  • Imagens e vídeos curtos sobre animais e plantas benéficos
  • Cartolinas, lápis de cor, pincéis e folhas A4
  • Cadernos ou fichários para o diário da horta
  • Celulares ou câmeras para registro (se possível)
  • Acesso à horta escolar ou a um jardim comunitário

Avaliação da Aula Bichos e Plantas Amigos da Horta

A avaliação será contínua e acontecerá durante todas as etapas da aula. Será observado por exemplo:

  • O envolvimento nas conversas e nas observações da horta
  • A capacidade de identificar e nomear animais e plantas úteis
  • A organização e criatividade na produção do diário ilustrado
  • O trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os colegas

Além disso, o professor pode propor uma autoavaliação simples, com perguntas como:
“Consegui observar os animais com atenção?”,
“Aprendi algo novo sobre os amigos da horta?”,
“Consegui contribuir com meu grupo?”.


Possibilidades de Expansão

Caso o professor queira ampliar o projeto, é possível:

  • Criar uma campanha na escola sobre a preservação dos polinizadores
  • Montar um mural com curiosidades sobre os insetos benéficos
  • Organizar uma feira com produtos naturais ou artesanatos inspirados na horta

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Desenvolvidas

  • (EF04CI01) Identificar os componentes de um ecossistema e compreender suas interações.
  • (EF05CI02) Compreender o papel dos seres vivos na manutenção do equilíbrio ambiental.
  • (EF06CI01) Analisar a importância da biodiversidade do solo, bem como das cadeias alimentares.
  • (EF04GE03) Compreender as ações humanas que transformam o espaço natural.
  • (EF15AR02) Explorar diferentes formas de expressão por meio da arte e da natureza.

Perguntas e Respostas sobre o Tema

Quais animais são considerados amigos da horta?

Joaninhas, minhocas, abelhas, sapos, lagartixas e aranhas, pois ajudam no controle de pragas ou melhoram o solo.

Por que as minhocas são importantes para a horta?

Elas revolvem a terra e facilitam a entrada de ar e água no solo, além de produzirem húmus, que é um ótimo adubo natural.

O que são plantas companheiras?

São plantas que ajudam outras a crescer melhor, protegendo contra pragas ou melhorando assim a fertilidade do solo.

Como os polinizadores ajudam a horta?

Eles transportam o pólen de uma flor para outra, o que permite a formação de frutos e sementes.

Como os alunos podem proteger os bichos e plantas benéficos?

Evitando o uso de venenos, cultivando flores que atraem insetos e principalmente aprendendo a respeitar os ciclos da natureza.


Veja também


ECOCOMUNIDADE - Qual a sua opinião?

Publique gratuitamente no Ecofórum! Precisamos debater o futuro do planeta!
Participe!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Relacionados

Sugestão de categorias

Traduzir »
Logo Ecocomunidade

Juntos pela Sustentabilidade!

Acesse conteúdos exclusivos, participe de debates e faça novos amigos. Junte-se à sua comunidade focada em sustentabilidade!

Logomarca 123 ecos