MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

O que é a acidificação dos oceanos e quais as suas consequências?

Acidificação dos oceanos
Aprenda o que é acidificação dos oceanos, suas consequências para a sustentabilidade e se existe alguma forma de reverter esse problema

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A acidificação dos oceanos e as consequências para a sustentabilidade

A acidificação dos oceanos é um assunto muito importante cujas consequências afetam a sustentabilidade do nosso planeta. Você sabe por quê?

Se não sabe, não tem problema. Neste artigo vou explicar para você do que se trata esse fenômeno, como acontece, as consequências para a vida marinha e o nosso planeta e o que podemos fazer para ajudar a resolver esse problema.

Vamos lá?

Acidificação dos oceanos
Processo de acidificação dos oceanos

Então, o que é a acidificação dos oceanos?

A acidificação dos oceanos é um fenômeno que acontece quando o pH da água do mar diminui, ou seja, quando a água fica mais ácida.

Sabe por que isso acontece? É por causa do excesso de dióxido de carbono (CO2) que a gente libera no ar, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis e à produção de energia.

Agora, vocês devem estar se perguntando: “Mas o que isso tem a ver com os oceanos?”. Então, vou te explicar!

Cerca de 30% do CO2 que a gente joga no ar é absorvido pelos oceanos. Quando isso acontece, o CO2 reage com a água, formando ácido carbônico, que, por sua vez, libera íons de hidrogênio (H+). A presença desses íons de hidrogênio é o que torna a água mais ácida. E é aí que a gente chega na acidificação dos oceanos!

Esse fenômeno tem se intensificado nas últimas décadas.

Desde o início da Revolução Industrial, por volta de 1750, os oceanos absorveram aproximadamente 525 bilhões de toneladas de CO2, e estima-se que o pH da superfície dos oceanos já diminuiu em 0,1 unidades.

Isso pode não parecer muito, mas na verdade, representa um aumento de 30% na acidez dos oceanos!

Muita coisa, não é mesmo?

Mas, por que isso é um problema?

A acidificação dos oceanos é um problema porque afeta diretamente a vida marinha e a sustentabilidade do nosso planeta.

Um dos animais mais afetados por essa mudança no pH da água são os seres que possuem conchas ou esqueletos feitos de carbonato de cálcio, como corais, moluscos e alguns tipos de plâncton. Ou seja, quanto mais ácida a água, mais difícil é para eles formarem suas conchas e esqueletos, o que pode levar à morte desses seres.

Outro problema é o branqueamento de corais. Isso ocorre quando os corais perdem as algas que vivem em simbiose com eles devido ao estresse causado pela acidificação e outros fatores.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), cerca de 75% dos recifes de coral do mundo já enfrentaram eventos de branqueamento, e muitos deles estão em risco de desaparecer.

A acidificação dos oceanos também prejudica a cadeia alimentar marinha. Se os corais morrem, muitos peixes e animais que dependem deles também são afetados.

Além disso, a acidificação dos oceanos afeta o crescimento e a reprodução de várias espécies de animais marinhos que são importantes para a pesca. Isso impacta negativamente tanto a economia quanto a segurança alimentar das comunidades que dependem desses recursos.

Um estudo publicado na revista Nature Climate Change em 2015 mostrou que a acidificação dos oceanos pode reduzir a captura global de peixes em 10-25% até 2100, caso as emissões de CO2 continuem aumentando.

Por fim, os oceanos ajudam na regulação do clima do nosso planeta, absorvendo cerca de 93% do calor gerado pelas atividades humanas. Assim, contribuem na redução dos impactos das mudanças climáticas. Porém, se eles ficam mais ácidos, eles perdem essa capacidade de absorção e o aquecimento global pode piorar.

Exemplo de antes e depois do branqueamento de um coral

Tem como resolver este problema?

Sim! Não dá para resolver totalmente o estrago já feito, mas se começarmos a reduzir a quantidade de CO2 que a gente emite, já vai ajudar bastante.

E podemos fazer isso de várias maneiras, inclusive por meio de atitudes simples que você adota no seu dia a dia. Por exemplo:

  • Economizando energia: apagar as luzes quando saímos de um cômodo, usar lâmpadas econômicas e desligar os aparelhos eletrônicos quando não estão em uso são atitudes simples que ajudam a reduzir a emissão de CO2;
  • Usando transporte alternativo: sempre que possível, opte por andar de bicicleta, a pé ou usar transporte público em vez de carro. Além de economizar dinheiro, você vai contribuir para a redução da emissão de gases poluentes;
  • Plantando árvores e apoiando ações de reflorestamento: as árvores são ótimas aliadas na luta contra o aquecimento global, pois elas absorvem CO2 e liberam oxigênio;
  • Consumindo de forma consciente: dê preferência a produtos locais e sustentáveis, reduza o consumo de plástico e recicle. Estas são atitudes que contribuem para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, para a redução da acidificação dos oceanos;
  • Divulgando a causa: informe amigos e familiares sobre o problema da acidificação dos oceanos e as suas possíveis soluções. Assim, mais pessoas vão se conscientizar e fazer a sua parte.

Viu? Não é tão difícil ajudar o planeta a ser mais sustentável.

Por isso, lembre-se que a acidificação dos oceanos está diretamente ligada à sustentabilidade. Quando cuidamos do meio ambiente e tomamos atitudes para combater a acidificação dos oceanos, estamos garantindo um futuro melhor para você, sua família e para todo o planeta!

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos