As cidades mais sustentáveis do Brasil e como estão agindo

Vida urbana - as cidades podem ser sustentáveis

No Brasil, existe um ranking que define quais são as cidades mais sustentáveis do país. Entretanto, na teoria é fácil falar de sustentabilidade. Afinal, não é tão complicado explicar que para ser sustentável basta equilibrar os pilares sociais, econômicos e ambientais, não é mesmo?

Mas, e na prática, como aplicar a sustentabilidade no dia a dia? Como ser uma cidade sustentável seguindo o Objetivos de Desenvolvimento SustentávelODS 11 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)?

A partir de agora eu vou te explicar como isso é possível, apresentando as três cidades brasileiras mais sustentáveis.

E já vou te dar uma dica: observe que a sua cidade também pode adotar muitas das ações que estas cidades desenvolvem.

Vamos lá!

Critérios para a eleição das cidades mais sustentáveis do Brasil

Você sabia? O Brasil possui 5.570 municípios. Deste total, somente 770 são sustentáveis. Isso representa apenas 13,8% dos municípios brasileiros. Percebe como é um número ainda baixo, infelizmente?

Mesmo assim ele significa um avanço quando falamos de ações voltadas para a sustentabilidade.

Por que foram escolhidos somente 3 municípios?

Esta escolha não foi feita de forma aleatória. Para definir a classificação das cidades mais sustentáveis do Brasil existe o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR).

Quem faz o levantamento é o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), que participa do Programa Cidades Sustentáveis (PCS). Foi este Instituto quem criou o IDSC-BR.

“O IDSC-BR é uma ferramenta que pretende gerar um movimento de transformação nas cidades brasileiras. A intenção é orientar a ação política municipal, definir referências e metas com base em indicadores de gestão e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. Há um índice para cada objetivo e outro para o conjunto dos 17 ODS. Desse modo, o índice apresenta uma avaliação dos progressos e desafios dos municípios brasileiros para o cumprimento da Agenda 2030”.

Instituto Cidades Sustentáveis, responsável pelo IDSC-BR
Instituto Cidades Sustentáveis, responsável pelo IDSC-BR

Além disso, existe toda uma metodologia para ranquear as cidades. Vamos conhecê-la!

A metodologia para escolher as cidades mais sustentáveis do Brasil

A metodologia utilizada pelo IDSC-BR foi criada pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN), uma iniciativa da ONU para monitorar os ODS em seus países-membros.

A SDSN une conhecimentos técnicos e científicos das universidades, da sociedade civil e do setor privado para apoiar soluções em escalas locais, nacionais e globais. Ela conta ainda com o apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.

Entre os 770 municípios brasileiros que participam do PCS, todos foram analisados, incluindo as 26 capitais brasileiras, além de cidades de todas as regiões metropolitanas do país. A análise compreendeu os anos de 2018 e 2019.

No total, foram verificados 88 indicadores de gestão, referentes às várias áreas de atuação da administração pública.

Ao final, cada município recebeu uma pontuação específica por objetivo e outra pelo conjunto dos 17 ODS. A pontuação total variou de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos ODS.

Bom, então agora que você já conhece a metodologia utilizada para avaliar quais cidades brasileiras são as mais sustentáveis, quais foram as melhores colocadas?

É isso que vou te mostrar a seguir.

As 3 cidades brasileiras mais sustentáveis

Veja só que interessante: os três municípios brasileiros mais bem colocados na lista do IDSC-BR são todos do Estado de São Paulo. Dessa forma, a classificação final foi:

  • 1 – Morungaba (SP)
  • 2 – Pedreira (SP)
  • 3 – Jumirim (SP)

Não é coincidência todas as cidades serem paulistas. Como sabemos bem, este Estado é o mais desenvolvido do país, tendo acesso a muito mais infraestrutura, políticas públicas, programas governamentais e da iniciativa privada.

Assim, claro que fica mais fácil de cumprir com os ODS quando comparados a alguns municípios do interior do Nordeste do Brasil, por exemplo.

Tanto isso é verdade que além destas três primeiras posições serem ocupadas por cidades paulistas, todas as 100 localidades melhores classificadas estão nas regiões Sul e Sudeste do país.

Em contrapartida, as cidades das regiões Norte e Nordeste obtiveram as pontuações mais baixas, ocupando os últimos lugares do ranking.

Por exemplo, a cidade de Moju, no Pará, ficou em último lugar. Ela recebeu apenas 32,18 pontos. Esse valor representa uma diferença de 40 pontos a menos em relação à primeira colocada. E mesmo assim Moju é considerada uma cidade sustentável!

Portanto, o IDSC-BR escancara e reafirma as desigualdades sociais e econômicas por região brasileira.

Mas, vamos voltar a focar nas cidades mais sustentáveis.

Agora eu vou te apresentar suas principais características para entender quais as ações as tornam referência no cumprimento dos ODS.

1ª – Morungaba

as cidades mais sustentáveis do Brasil
Morungaba, a cidade mais sustentável do Brasil

Morungaba fica localizada na região metropolitana de Campinas. De acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), ela possui apenas 13.781 habitantes. E mesmo sendo tão pequena, é a líder em sustentabilidade no Brasil, com 73,40 pontos.

Ou seja: Este resultado significa que a cidade atingiu três quartos da distância para o desempenho ótimo nos ODS. Apenas cerca de 20 cidades alcançaram este feito.

Em síntese, o que explica o bom desempenho de Morungaba são o cumprimento pleno dos ODS:

Por sua vez, quanto aos ODS que contém algum grau de cumprimento, mas que ainda apresentam desafios a serem enfrentados pelo município, estão:

  • Água potável e saneamentoODS 6: os morungabenses possuem serviço de água e esgoto, com baixas internações hospitalares devido ao saneamento inadequado. Mas, ainda existem perdas em relação à distribuição da água;
  • Indústria, inovação e infraestrutura – ODS 9: existe investimento público em infraestrutura proporcional ao Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Porém, é preciso aumentar os empregos em atividades voltadas ao conhecimento e tecnologia;
  • Cidades e comunidades sustentáveis – ODS 11: a população de baixa renda leva mais de uma hora para se deslocar ao trabalho;
  • Ação contra a mudança global do climaODS 13: é necessário diminuir a quantidade de emissões de CO2 per capita e o percentual do município desflorestado;
  • Paz, justiça e instituições eficazes – ODS 16: os indicadores aqui estão sendo cumpridos, com exceção da violência contra a população LGBTQIA+.

2ª – Pedreira

as cidades mais sustentáveis do Brasil
Pedreira, a segunda cidade mais sustentável do Brasil

Com cerca de 48 mil habitantes, Pedreira fica no Circuito das Águas Paulista, entre as montanhas da Serra da Mantiqueira e próximo à Campinas. É um município que se destaca no comércio de artigos de decoração e artesanato, com mais de 300 lojas.

Sua pontuação no IDSC-BR foi de 72,77. Dessa forma, Pedreira ocupa a segunda colocação no ranking das cidades mais sustentáveis do Brasil.

Os ODS com desempenho ótimo são:

  • ODS 7 : a maioria dos seus habitantes possuem energia elétrica;
  • ODS 11 : não existem pessoas que vivem em aglomerados subnormais, nem domicílios em favelas, e o tempo de deslocamento do pessoal de baixa renda até o seu trabalho não excede uma hora;
  • ODS 12 : os resíduos sólidos ali produzidos são coletados e o município conta com coleta seletiva;
  • ODS 14 : existe tratamento de esgoto;
  • ODS 15 : a cidade contém em sua área unidades de conservação.

Mas, em relação aos ODS que precisam enfrentados, destacam-se:

  • Erradicar a pobreza – ODS 1: 0,45% dos habitantes de Pedreira possuem renda de até ¼ do salário mínimo. Esta é uma porcentagem acima da média exigida pelo ODS, que é de 0,2%. Porém, existem famílias que ainda estão fora do Cadastro Único do governo federal, estando assim excluídas de políticas públicas assistenciais;
  • ODS 9: ainda é baixo o número de empregos voltados ao conhecimento, bem como em tecnologia;
  • ODS 13: é preciso diminuir as emissões de CO2 por habitante e diminuir a área desflorestada; e
  • Parcerias para implementação de objetivos – ODS 17: ainda é preciso aumentar o nível de investimento público, assim como a receita arrecadada.

3ª – Jumirim (SP)

Jumirim
Jumirim, a terceira cidade mais sustentável do Brasil

Por sua vez, esta cidade paulista recebeu a pontuação de 72,55. Por isso, está no terceiro lugar entre as cidades mais sustentáveis do Brasil.

Jumirim fica localizado na região metropolitana de Sorocaba, e possui apenas 3.467 habitantes, segundo o IBGE.

Entre os indicadores que tiveram total cumprimento estão:

  • ODS 7 : todos possuem energia elétrica;
  • ODS 11 : é o mesmo caso de Pedreira, porque cumpre com todos os indicadores deste ODS;
  • ODS 12 : aqui os resíduos sólidos também são coletados e existe coleta seletiva em toda Jumirim;
  • ODS 14 : o esgoto é tratado antes de chegar a rios e córregos; e
  • ODS 15 : existem unidades de conservação no município.

Por fim, assim como nas outras cidades, também existem muitos desafios que devem ser enfrentados para atingir a sustentabilidade. No caso de Jumirim, são:

Uma breve análise destas três cidades

Como resultado, foi possível notar que Morungaba ainda está longe de cumprir com todos os ODS. Se bem que já vem se destacando pelo bom trabalho e por isso mereceu o seu título.

A prefeitura ressaltou que desenvolve políticas públicas voltadas à qualidade de vida da sua população. Além disso, também está atenta na área da Mobilidade Urbana, da Habitação, do Meio Ambiente, da Educação e da Saúde.

Mas, é possível analisar que os maiores desafios que devem ser enfrentados, e isso diz respeito a todos os municípios brasileiros, referem-se às questões sociais. Por exemplo, é preciso dar uma atenção maior aos ODS 3 (A Saúde e o Bem-estar), ao 4 (A Educação de qualidade), ao 5 (A Igualdade de gênero), bem como aos ODS 10 (A Redução das desigualdades) e ao 16 (A Paz, a justiça e as instituições eficazes).

Em outras palavras, não há dúvidas de que todas as ações que as cidades desenvolvem são muito válidas e importantes do ponto de vista ambiental, econômico e até social. Dessa forma, elas servem como exemplos para que outros municípios se inspirem para assim se tornarem também sustentáveis.

Do mesmo modo, para a administração pública, os dados do IDSC-BR podem ser ótimos indicadores. Eles indicam o aprimoramento das estratégias e ações que vem contribuindo para uma maior otimização e eficiência dos investimentos públicos.

No entanto, ainda devemos ter um olhar crítico para entender que tornar uma cidade sustentável não é papel somente do governo. Ou seja, toda a população e as empresas devem participar e trabalhar em conjunto. Ou seja: Em conclusão, ainda há muito a ser feito no caminho rumo à sustentabilidade.

Preservar-o-Meio-Ambiente-Um-dever-de-todos-768x521
Todos têm direitos e deveres, compromissos e responsabilidades!

Como você pode fazer a sua parte na sua cidade?

Antes de mais nada, é preciso entender que não é apenas você ou o prefeito da sua cidade que podem fazer algo. Está na hora de assumirmos a responsabilidade. Certo?

Você já está trabalhando por aí? Saiba que só de ter lido este artigo demonstra seu interesse em fazer do mundo um lugar melhor. Legal! Além do mais, conhecer essas cidades pode se tornar um incentivo a todos nós rumo à uma mudança de nossas próprias atitudes.

Mas divulgue esta postagem ai na sua cidade e faça a população querer melhorar!

Leia também:

Programa Cidades Sustentáveis (PCS) – O que é, importância e o que faz(Abre numa nova aba do navegador)

ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação – O que é, metas e desafios (Abre numa nova aba do navegador)

Pasta

Deixe sua impressão

Respostas

Traduzir »
logo 123 ecos