MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

A destruição dos corais marinhos – consequência das mudanças climáticas

Reservas marinhas do Brasil - Corais marinhos
Entenda como a destruição dos corais marinhos, como uma das consequências das mudanças climáticas, afetam a sustentabilidade do nosso planeta

A destruição dos corais marinhos como consequência das mudanças climáticas

A destruição dos corais marinhos é um problema gravíssimo, sendo uma das consequências das mudanças climáticas, e que afetam seriamente a sustentabilidade do nosso planeta. Isso porque os corais são uma parte importante dos ecossistemas aquáticos, pois eles criam habitats ricos em biodiversidade e produzem os nutrientes necessários para o crescimento de outras espécies.

E mesmo assim eles estão correndo risco de desaparecem devido à acidificação dos oceanos, poluição e por várias outras ameaças.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo! Nele vou te explicar o que são corais marinhos e quais são os fatores que os ameaçam. Além disso, vou apresentar também algumas soluções sustentáveis para evitar a destruição dos corais e como você pode contribuir para essa causa.

Acompanhe!

A destruição dos corais marinhos por causa das mudanças climáticas
Os corais marinhos são muito importantes para os ecossistemas aquáticos

O que são corais marinhos?

Os corais marinhos são pequenas criaturas que vivem em águas quentes, salgadas e tranquilas. Eles pertencem à classe dos Antozoários do filo Cnidários e são classificados como invertebrados, pois não têm espinhas nem ossos. 

Todavia, possuem o esqueleto formado por um material de composição calcária, formado por carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, além de outras substâncias. 

Geralmente, vivem em comunidades e formam os espetaculares recifes de corais, considerados um dos ecossistemas aquáticos mais antigos e bonitos do planeta.

A importância dos corais

Os corais podem assumir diferentes tamanhos, formas e cores e são extremamente importantes para os ecossistemas aquáticos, sendo os hábitats de maior diversidade biológica do planeta. 

Os recifes protegem zonas costeiras da erosão e oferecem abrigo para uma grande variedade de animais, protegendo-os, inclusive, dos seus predadores. Além disso, também produzem nutrientes que são necessários para o crescimento de outras espécies, como peixes e plantas.

Esses pequenos animais cnidários também ajudam a filtrar a água dos oceanos, graças ao seu corpo poroso. Além disso, possuem alto valor econômico para as pessoas. Por isso, a destruição dos corias marinhos é fatal para a sobrevivência dos Oceanos.

Eles são uma importante fonte de alimentos, de recursos medicinais e de turismo para muitas comunidades costeiras. Além disso protegem a orla costeira e sustentam uma complexa teia alimentar.

Estima-se, inclusive, que mais de 275 milhões de pessoas vivam nos arredores dos recifes de corais, tirando desse ecossistema a própria sobrevivência.

Só no Brasil os corais estendem-se por aproximadamente 3.000 km e são muito presentes na região Nordeste.

Qual a relação das mudanças climáticas com a destruição dos corais marinhos?

Infelizmente, os corais marinhos estão sendo destruídos pelas mudanças climáticas. Ou seja, o aumento da temperatura global está causando a morte de vários recifes ao redor do mundo, pois causa a acidificação das águas.

E o que é essa acidificação? Bom, com o aumento das emissões de CO2 na atmosfera, os oceanos estão absorvendo concentrações maiores de dióxido de carbono. Isso está mudando o pH da água, deixando-a mais ácida. Como resultado, cria-se um ambiente corrosivo para os organismos com esqueletos e estruturas calcárias como os corais e moluscos, por exemplo, deixando-os mais frágeis e mais suscetíveis a alterações fisiológicas e danos. 

Além disso, o aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas pode levar à erosão das áreas costeiras, causando a destruição dos corais.

Além dos prejuízos ambientais causados pelo aquecimento global, a ação humana também tem degradado esse ecossistema tão importante para a vida na água.

A pesca predatória, o descarte de materiais plásticos nos oceanos, o despejo de esgoto e de resíduos industriais e agrícolas também contribuem para a morte dos corais.

Destruição dos corais marinhos
A destruição dos corais marinhos afeta a sustentabilidade do planeta

Soluções sustentáveis para salvar os corais

O cenário é preocupante, não é mesmo? Mas, existem algumas soluções sustentáveis que podem ajudar a salvar os corais marinhos e é dever de todos nós colocá-las em prática.

Por exemplo, nós podemos:

Outra forma interessante para impedir a destruição dos corais é proteger espécies de peixes que se alimentam de algas. Estudos revelam que alguns tipos de algas prejudicam o crescimento dos recifes, graças a algumas substâncias presentes em suas estruturas. Nesse caso, investir na aquicultura pode ser uma ótima estratégia de preservação de peixes herbívoros.

E, por fim, vale destacar que você também pode fazer a sua parte apoiando projetos de preservação e conservação ambiental. 

Atualmente, várias entidades governamentais e não-governamentais somam esforços para proteger os corais brasileiros, como o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o Projeto Coral Vivo.

E sabe outra forma interessante que você pode ajudar na sustentabilidade do nosso planeta, evitando a destruição dos corais marinhos? Disseminando informação. Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para engajar o maior número possível de pessoas nessa causa?

Referências de pesquisa

O litoral do Brasil e seus impactos na sustentabilidade (Abre numa nova aba do navegador)

Não Mergulhe na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Abre numa nova aba do navegador)

A destruição dos rios no Brasil: causas e consequências (Abre numa nova aba do navegador)

Outras fontes:

Documentário “Chasing Coral” (2017)

Este documentário premiado mostra os impactos das mudanças climáticas nos recifes de coral ao redor do mundo.

Livro “The Sixth Extinction: An Unnatural History” por Elizabeth Kolbert (2014) – Este livro explora a extinção em massa de espécies que está acontecendo no planeta, incluindo a perda de corais.

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos