MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

O despertar da consciência ambiental – um novo olhar para a vida!

Despertar da consciência ambiental
Entenda como se deu o despertar da consciência ambiental através do surgimento de um novo olhar sobre as relações e o meio ambiente.

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O Despertar da consciência ambiental

O caminho da sustentabilidade teve início com o despertar da consciência ambiental.

Aliás, você sabia que somente é possível que a vida no planeta seja de longo prazo porque foi desenvolvida esse tipo de consciência? Ou seja, quando se percebeu que a natureza e o homem devem viver em harmonia para a promoção do desenvolvimento ou até repensar a continuidade do crescimento econômico.

Toda essa história começou a partir da realização de conferências mundiais, da elaboração de relatórios de pesquisa e quando a própria ciência começou a questionar os estilos de desenvolvimento existentes. Isso porque era e ainda é preciso pensar em alternativas para garantir a sobrevivência do próprio homem.

Caso isso não acontecesse ou não tenha continuidade, provavelmente seria ou será o nosso fim. Ou seja, com a consciência ambiental podemos evitar que nosso planeta entre em colapso por causa de uma espécie, a humana.

Responsabilidade sobre o Planeta
Novos valores mudando a relação homem/natureza

Quando surgiu a percepção da consciência ambiental?

A ideia de sustentabilidade foi sendo construída ao longo das últimas décadas, conforme foi se desenvolvendo uma maior conscientização ambiental. Como resultado, se deu a construção do conceito de desenvolvimento sustentável, em 1987, por meio do Relatório Brundtland.

Reflita!

“Desenvolvimento sustentável é aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.

No entanto, todo esse processo não foi fácil de ser trilhado. Nesse meio tempo muitas dificuldades tiveram de ser superadas para chegarmos à formação do tripé da sustentabilidade econômico, social e ambiental. E é este tripé que atualmente norteia as ações de desenvolvimento da sociedade atual.

Então, vamos entender melhor sobre esse assunto? Assim, no final da leitura, você vai perceber que a forma de entender o meio ambiente muda toda a nossa forma de ver, agir e de estar no mundo.

Vamos lá!

Os problemas existem e estão batendo à nossa porta

A neve no Brasil; as ondas de calor nunca antes vistas no Canadá e na Europa; os incêndios de proporções gigantescas em vários países; enchentes matando milhares de pessoas…

Consciência Ambiental
Queimadas e a emissão dos gases do efeito estufa

O AQUECIMENTO GLOBAL NÃO FALÁCIA

Em outras palavras, não há dúvidas de que o aquecimento global está demonstrando que nunca foi uma falácia. Ainda mais agora que as mudanças climáticas chegaram para ficar.

Seja como for, isso só prova o óbvio: diante da incrível força da natureza, somos insignificantes.

Então percebam que, e isso é importante destacar, o caminho do desastre vinha sendo trilhado há muito tempo, principalmente após a Revolução Industrial.

No entanto, foram nas últimas décadas, especialmente a partir dos anos 1970, que os estilos de desenvolvimento adotados começaram a produzir maiores impactos negativos, afetando todo o planeta.

Dessa forma, todos os problemas que o desenvolvimento trouxe formam a problemática socioambiental.

Aumento de impactos negativos

Dito de outra forma, a problemática socioambiental significa a constatação de um aumento dos impactos negativos e destrutivos do homem sobre a natureza. Consequentemente, estes impactos afetam as condições de sobrevivência dos seres humanos no longo prazo.

Portanto, se o homem destrói o meio ambiente em busca do desenvolvimento, ele está colocando sua própria vida em risco, já que ele depende desse mesmo meio ambiente que ele destrói para conseguir sobreviver.

Mas afinal, por que isso vem acontecendo?

O homem é o único responsável?

Antes de tudo, para responder a esta pergunta, é preciso entender como a economia, a política, a cultura, o meio ambiente e a sociedade estão interrelacionadas. Ou seja, é preciso antes entender o que se entende por meio ambiente.

Marcel Jollivet e Alain Pavé, “O meio ambiente: questões e perspectivas para a pesquisa”.

“O meio ambiente constitui o conjunto de meios naturais ou artificializados da ecosfera onde o homem se instalou, que ele explora e que ele administra. Bem como o conjunto dos meios não submetidos à ação antrópica e que são considerados necessários à sua sobrevivência”.

A partir desta concepção, a ação do homem não é o único fator de degradação ambiental, apesar de ser um dos mais importantes.

Assim sendo, existem outras causas para a problemática socioambiental.

Então, muda-se a forma de entender o meio ambiente

Bom, já se sabe as causas da problemática socioambiental. A partir deste fato, cientistas, governos e movimentos ambientais perceberam que era necessário incorporar a dimensão ambiental nas estratégias de desenvolvimento.

Isso significava que o meio ambiente deveria estar presente no momento da elaboração e na execução de estratégias de planejamento econômico, científico, tecnológico e educacional.

Com o conhecimento de que o meio ambiente deve ser considerado no processo de desenvolvimento, o passo seguinte é internalizar a necessidade de novos valores.

E quais estes valores?

A resposta é simples: são aqueles que colocam o meio ambiente não como objeto a ser dominado pelos homens, mas sim como algo que vive em processo co-evolutivo com a humanidade.

Nesse sentido, nada é dicotômico, separado. Tudo é sistêmico e interligado.

Por exemplo, não é mais homem, meio ambiente e economia. É homem e meio ambiente junto com a economia, desenvolvendo-se juntos. E todos nós passamos a ter responsabilidade sobre o planeta.

Como consequência, mudando a perspectiva sobre a própria Terra e o nosso papel em relação a ela, a consciência ambiental ganhou forma. O que consolidou essa nova consciência foi a realização de conferências mundiais e de vários estudos ao redor do mundo. E o principal, sendo a ciência a base das discussões.

A importância do despertar da consciência ambiental

Colocar os seres humanos em processo de coevolução com a natureza muda toda a perspectiva que se tinha até então.

Consciência ambiental

O meio ambiente não é mais fonte inesgotável de recursos naturais como se imaginava.

Os homens dependem da natureza e em grande parte não pode controlá-la, e assim sofre igualmente com os processos de degradação ecossistêmica.

E o que se tinha alcançado até então é insuficiente para garantir a sobrevivência da humanidade.

Pois é, a consciência ambiental enfim está desperta, embora ainda precisa se propagar.

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos