MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Quais são as Energias Renováveis? Por que ainda são pouco usadas?

contribuição do trabalho decente
Você já se perguntou: se as fontes de energias renováveis são de extrema importância por que ainda estão sendo pouco usadas?

Tempo estimado de leitura: 15 minutos

O que são as energias renováveis?

Hoje, são muitas as fontes diferentes de energias renováveis. Aqui, vamos mostrar as principais.

Energia Solar – a energia renovável proveniente da captação de raios solares

Seja para cultivar, cozinhar ou nos aquecer, desde que o mundo é mundo já utilizamos a energia solar como uma ferramenta para facilitar a nossa vida.

diferentes fontes de energias renováveis

Segundo o Laboratório Nacional de Energia Renovável, mais energia solar entra na Terra a cada hora do que a quantidade necessária por ano para assim fornecer energia para o mundo inteiro. 

Energia solar é a energia em forma de luz produzida pelo Sol. Além de ser uma fonte renovável, é gratuita, não agride o meio ambiente, não produz gases de efeito estufa e, por isso, é uma energia limpa. 

Energia Solar: uma fonte inesgotável aplicada nas cidades

diferentes fontes de energias renováveis

Energia Geotérmica – a energia produzida pela água do centro da Terra

Se você já relaxou em piscinas naturais de água quente, então, você já se aproveitou diretamente da energia geotérmica

diferentes fontes de energias renováveis

Você sabia que o centro do nosso planeta é quase tão quente quanto a superfície solar?

Quando perfuramos poços profundos, podemos encontrar águas subterrâneas a temperaturas altíssimas. Por isso, podemos utilizar um recurso hidrotérmico, que bombeia a água para a superfície da Terra através de uma turbina que produz energia elétrica. Para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, a água usada no processo, após bombeada, volta para o reservatório, isso diminui o impacto ambiental. Assim, não se emitem gases de efeito estufa.

Estudos demonstram onde ficam os maiores reservatórios de água. Assim, o risco de terremotos diminui, em áreas consideradas propensas a isso.

O que é geotermia? Contribuição para a sustentabilidade

Hidroelétrica – a força da água transformada em energia renovável 

A força da água é uma das maiores fontes de energia renovável que existe no mundo. O Brasil, por exemplo, é o segundo país com a maior capacidade de gerar esse tipo de energia.

Fluxo de produção de usina hidroelétrica

É a energia produzida a partir da água em movimento, sejam rios com uma forte correnteza, bem como em quedas d’água. 

A força da água, em razão da energia cinética, movimenta uma turbina. Através de um gerador de sistema, transforma então o movimento em energia. Atenção, não se deve oferecer mudanças nos cursos de rios ou de desvios de fluxos naturais, pois não seria mais renovável.

Quais são as desvantagens da energia hidrelétrica?(Abre numa nova aba do navegador)

Energia eólica – a força do vento transformada em energia renovável

Como percebemos até aqui, diferentes coisas em movimento podem produzir energia. Por isso, os cientistas desenvolveram uma maneira de produzir energia a partir da energia cinética do vento. Ou seja, através da força de massas de ar em movimento. 

Simplificando, o vento sopra as pás de uma turbina, colocando-a em movimento. Dessa forma, através de um rotor, um gerador produz a eletricidade.

Parque de torres Eólicas

A propósito, existem dois tipos de turbinas eólicas: as turbinas eólicas de eixo vertical (VAWTs) e as turbinas eólicas de eixo horizontal (HAWTs).

As HAWTs são as mais comuns e geralmente têm duas ou três lâminas longas e finas que se parecem com as hélices de um helicóptero.

Já as VAWTs têm lâminas curvas, mais curtas e mais largas que se assemelham aos batedores de uma batedeira elétrica.

Energia dos Oceanos – a força dos oceanos transformada em energia renovável

Se a água em movimento nos rios e nas quedas produzem energia, então as águas marítimas em movimento também podem produzir.

Torre de captação de energia oceânica

Ou seja, podemos aproveitar o movimento dos oceanos para produzir energia. De duas maneiras: pelas ondas (ondomotriz) ou pelas marés (maremotriz). 

Esse tipo de energia vem sendo pouco usada porque é mais cara e complexa que as outras.

Biomassa é energia renovável?

Sim, a biomassa é uma fonte de energia renovável. A matéria orgânica de origem vegetal ou animal que se converte em energia. Essa matéria orgânica pode ser de diversas fontes, como plantas, animais, resíduos agrícolas, florestais e urbanos.

O que é Biomassa? De Onde Vem esse Material que Vira Energia? (Abre numa nova aba do navegador)

A biomassa pode ser usada para gerar energia elétrica, calor e transporte. A energia elétrica gerada a partir da biomassa pode alimentar residências, empresas e indústrias. O calor gerado a partir da biomassa pode gerar aquecimento de ambientes e processos industriais. O transporte movido a biomassa pode ser feito a partir de veículos que utilizam etanol, biodiesel ou biogás.

Enfim, a biomassa é uma fonte de energia renovável porque pode ser produzida de forma sustentável, sem esgotar os recursos naturais. Veja bem, as plantas e os animais se renovam naturalmente, e assim os resíduos reaproveitados para gerar energia.

No entanto, é importante ressaltar que a produção de biomassa pode causar impactos ambientais, como desmatamento e poluição do ar. Por isso, é importante que a produção de biomassa seja feita de forma sustentável, respeitando o meio ambiente.

A biomassa é uma fonte de energia importante para o desenvolvimento sustentável. Ela pode contribuir para a redução da dependência de combustíveis fósseis, a mitigação das mudanças climáticas e a melhoria da qualidade do ar.

Exemplos de biomassa:

  • Plantas: cana-de-açúcar, milho, soja, eucalipto, pinus
  • Animais: esterco, restos de animais
  • Resíduos agrícolas: bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, palha de milho
  • Resíduos florestais: lenha, carvão vegetal, briquetes
  • Resíduos urbanos: resíduos sólidos urbanos (RSU), biogás

A biomassa gerando energia de diversas formas

Por exemplo:

  • Combustão direta: a biomassa é queimada para gerar calor, que pode ser usado para gerar energia elétrica ou calor.
  • Fermentação: a biomassa é fermentada para produzir biogás, que pode ser usado para gerar energia elétrica ou calor.
  • Gaseificação: a biomassa é gaseificada para produzir gás combustível, que pode ser usado para gerar energia elétrica ou calor.
  • Pirólise: a biomassa é submetida a altas temperaturas sem a presença de oxigênio, para produzir carvão vegetal, óleos vegetais e gás.

A biomassa é uma fonte de energia versátil e pode ser usada de diversas maneiras. Ela é uma importante alternativa para a geração de energia elétrica, calor e transporte, e pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Energias conhecidas como sujas

Em contrapartida, as energias que chamamos de sujas ou não renováveis são as que, uma vez produzidas, não se renovam. Em geral, elas são obtidas a partir da queima de carvão ou petróleo e emitem CO2 e outros gases de efeito estufa.

O carvão que queimamos hoje, por exemplo, não se renovará amanhã, e teremos que extrair mais carvão se quisermos continuar produzindo cada vez mais energia.

As energias renováveis não emitem CO2 nos seus processos de transformação ou emitem CO2 neutro. Em outras palavras, elas emitem a mesma quantidade de CO2 que absorvem. 

Fontes de obtenção das energias renováveis

  • Energia solar: obtida a partir da luz do sol.
  • Energia eólica: obtida a partir do vento.
  • Energia hidrelétrica: obtida a partir da força da água.
  • Energia geotérmica: obtida a partir do calor da terra.
  • Biomassa: obtida a partir de matéria orgânica, como plantas, animais e resíduos.

Como as energias renováveis emitem menos CO2?

As energias renováveis emitem menos poluentes do que as fontes de energia fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural. Isso ocorre porque as energias renováveis não dependem da queima de combustíveis fósseis para gerar energia.

As energias renováveis têm um impacto ambiental menor do que as fontes de energia fósseis de várias maneiras. Elas geram menos emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para as mudanças climáticas. Também geram menos poluentes do ar, como óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre e material particulado, que podem causar problemas respiratórios e outras doenças.

Exemplos de como as energias renováveis emitem menos poluentes

  • Energia solar: a energia solar não emite nenhum poluente durante a geração de energia.
  • Energia eólica: a energia eólica emite apenas uma pequena quantidade de poluentes durante a fabricação e a manutenção das turbinas eólicas.
  • Energia hidrelétrica: emite poluentes durante a construção da barragem, mas a operação da usina hidrelétrica é relativamente limpa.
  • Energia geotérmica: a energia geotérmica não emite nenhum poluente durante a geração de energia.
  • Biomassa: a biomassa pode emitir poluentes durante a queima de biomassa, mas esses poluentes são geralmente menores do que os poluentes emitidos pela queima de combustíveis fósseis.

Curiosidades sobre energias renováveis

As energias renováveis são fontes de energia que se regeneram naturalmente, ou seja, não se esgotam com o uso. Elas são obtidas a partir de recursos naturais que estão sempre disponíveis, como o sol, o vento, a água, a biomassa e o calor da terra.

Algumas curiosidades sobre fontes de energias renováveis

  • A energia solar é a fonte de energia mais abundante do mundo. A luz do sol atinge a Terra com uma potência média de 1.368 W/m². Isso é suficiente para atender a todas as necessidades energéticas do mundo.
  • A energia eólica é a segunda fonte de energia mais abundante do mundo. O vento é uma força poderosa, usada para gerar energia.
  • A energia hidrelétrica é a fonte de energia renovável mais utilizada no mundo. As usinas hidrelétricas usam a força da água para gerar energia.
  • A energia geotérmica é a fonte de energia renovável mais limpa do mundo. Obtida a partir do calor da terra.
  • A biomassa é a fonte de energia renovável mais versátil. Usada para gerar energia elétrica, calor e transporte.

Os satélites carregam normalmente painéis solares que produzem energia fotovoltaica para levar energia para eles mesmos. Afinal, espera-se que os satélites trabalhem muitos anos. Se a energia utilizada não fosse renovável, teríamos que criar postos de gasolina espaciais para abastecer os inúmeros satélites que temos hoje. 

Curiosidades específicas

  • Energia solar:
  • O primeiro painel solar foi inventado em 1941.
  • Uma hora de luz solar produziria energia suficiente para abastecer o mundo inteiro por um ano.
  • Painéis solares podem gerar energia sem incidência direta de luz solar
  • Energia eólica:
  • As primeiras turbinas eólicas foram usadas no século IX.
  • A energia eólica é a fonte de energia renovável que mais cresce no mundo.
  • Uma turbina eólica pode produzir eletricidade suficiente para alimentar até 300 residências
  • Energia hidrelétrica:
  • A primeira usina hidrelétrica foi construída em 1882.
  • As usinas hidrelétricas são responsáveis por cerca de 20% da energia elétrica mundial.
  • A energia hidrelétrica é uma fonte de energia renovável e limpa.
  • Energia geotérmica:
  • A energia geotérmica é usada há séculos para aquecimento.
  • Uma fonte de energia renovável e estável.
  • Usada para gerar energia elétrica e calor.
  • Biomassa:
  • Usada há séculos para cozinhar e aquecer.
  • A biomassa é uma fonte de energia renovável e abundante.
  • Usada para gerar energia elétrica, calor e transporte.

Um futuro com uma vida mais sustentável

As energias renováveis estão aos poucos conquistando espaço nos debates e nas casas das pessoas. Afinal, os custos, que antes eram muito altos, estão ficando cada vez menores. Com isso, um futuro sustentável vai ficando cada vez mais possível. Então, qual a Importância das Energias renováveis?

As energias renováveis, consideradas limpas, vêm para substituir o que chamamos de energias sujas, ou seja, aquelas advindas da queima de combustíveis fósseis.

energias renováveis ou energias limpas

Veja bem, uma vez que estamos vivendo uma emergência climática, achar maneiras para diminuir o nosso impacto no planeta é um dever de todos.

Energia Hidroelétrica ou Hidrelétrica: Impactos e Oportunidades

Por que as energias renováveis são importantes para diminuir o aquecimento global?

Antes de tudo, precisamos entender que todas as ações humanas causam algum tipo de impacto ao meio ambiente. Mas precisamos sempre avaliar quais são esses impactos e também o tamanho deles. 

Primeiramente, os impactos das energias renováveis são muito menores do que os impactos causados pela queima dos combustíveis fósseis na produção de energias não renováveis

Geração de energia hidrelétrica: o que é e como funciona? (Abre numa nova aba do navegador)

Além disso, na maioria das vezes, as energias renováveis vêm de fontes locais. Alinhadas ao desenvolvimento tecnológico, elas podem trazer avanços ao desenvolvimento econômico local. 

Dessa maneira, em vez de importarmos petróleo do Oriente Médio, por exemplo, podemos produzir energia com fontes locais que captam a energia solar. 

Produzir energia renovável é mais caro?

Os investimentos em energia renovável, considerados arriscados por muito tempo, tinham os custos muito altos. Porém, segundo um relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o custo médio mundial da produção de Energia Solar Térmica Concentrada caiu 26%. O da biomassa reduziu em 14%, já o da energia solar fotovoltaica, geotérmica e eólica caiu 14% e a hidrelétrica 12%.

Isso quer dizer que a energia renovável vem se tornando uma forma cada vez mais competitiva de atender à demanda de energia. 

Você já pesquisou sobre as possibilidades de energias renováveis na sua cidade?

Temos certeza de que, com um bom cálculo, e se pensarmos a longo prazo e no planeta, elas podem se tornar a sua fonte oficial de energia. 

Como você pode fazer a sua parte?

Agora, você deve estar se perguntando: o que eu tenho a ver com isso? E eu te respondo: tudo! Porque para causar menos impacto negativo no meio ambiente, é preciso não desperdiçar energia, utilizando-a de maneira racional e consciente.

Então, como você, enquanto indivíduo, pode contribuir para a sustentabilidade na geração de energia hidrelétrica?

O que podemos fazer para promover o acesso à energia limpa? (Abre numa nova aba do navegador)

Primeiro, a maneira mais efetiva de ajudar é, sem dúvida, reduzindo o consumo de energia. Apesar da energia hidrelétrica ser renovável, a demanda excessiva pode levar à construção de mais represas, com os respectivos impactos ambientais que isso acarreta.

Desligar as luzes quando não estiver no quarto, não deixar aparelhos ligados na tomada quando não estiverem em uso e optar por eletrodomésticos de baixo consumo de energia são algumas das maneiras práticas pelas quais você pode reduzir seu consumo de energia.

Além disso, a educação é uma ferramenta poderosa. Ao se informar e conscientizar outras pessoas sobre as questões de sustentabilidade na geração de energia hidrelétrica, você pode contribuir para um maior entendimento público sobre a importância de equilibrar a necessidade de energia com a proteção do meio ambiente.

Por fim, você pode usar a sua voz e o seu voto para influenciar a política energética. Ao apoiar políticas e candidatos que favorecem a sustentabilidade na produção de energia, é possível ajudar a moldar um futuro energético que proteja nosso planeta para as gerações futuras.

E então, vamos todos fazer nossa parte e contribuir para um mundo mais verde?

[helpie_faq group_id=’1239’/]

[helpie_faq group_id=’1238’/]

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos