MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

O Que São as ESG e Como Aplicá-las em Sua Empresa?

ESG
As métricas ESG buscam delimitar o grau de engajamento e de responsabilidade que uma determinada empresa emprega em suas operações.

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Environmental, Social and Governance, vamos entender o que significa isso?

As métricas ESG (Ambiental, Social e Governança) são um conjunto de indicadores que avaliam o desempenho de uma empresa em termos de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e qualidade da governança corporativa. Essas métricas são amplamente utilizadas por investidores, empresas e outras partes interessadas para avaliar o impacto das operações de uma empresa em questões ambientais, sociais e de governança.

Você já pensou que Consumidores e investidores buscam cada vez mais se aliar a marcas engajadas com questões ambientais e sociais?

Veja bem, a era do Consumo Consciente chegou para ficar. Junto com ela surgiram assim novas demandas organizacionais. Portanto, novas responsabilidades se apresentam para as empresas. É nesse contexto de novos desafios empresariais que surgem as ESG.

As ESG são como um critério para mensurar a solidez e os níveis de engajamento de empresas. Essas métricas, após aplicadas, mostram que a empresa que as adota são responsáveis no que diz respeito as questões sociais, ambientais e políticas de governança. 

Mas, o que pode acontecer com as que não forem responsáveis? Em resumo, com o tempo, as empresas que não se adequarem correm o risco de perder mercado. Isto pode ocorrer no curto prazo, uma vez que esse processo anda em ritmo acelerado.

Entendendo o que são as ESG e como aplicá-las em sua empresa

Por que foram criadas? As ESG surgem como um novo critério de análise para o desempenho e a solidez de investimentos em uma empresa. A análise desses critérios vai para além das tradicionais métricas econômicas.

Afinal, incorpora novos padrões de comportamento e cultura empresarial. 

Sendo assim, as métricas das ESG buscam delimitar o grau de engajamento e de responsabilidade que uma determinada empresa emprega em suas operações.

Motivos para investir em ESG

Esse método de análise surge então para auxiliar investidores que buscam a cada dia ampliar suas carteiras. Qual é a ideia? Investir mais e melhor em ativos de empresas que tenham uma atuação responsável perante a sociedade. Que respeitem o meio ambiente, além de seus colaboradores e investidores.

Os investimentos baseados em critérios de análise ESG trazem uma série de vantagens para os investidores e consumidores, tanto em termos de responsabilidade socioambientais, como em termos de segurança dos ativos. Por quê? Em síntese, tendem a garantir ativos mais lucrativos a médio e longo prazo. 

ESG e como aplicá-las na sua empresa
ESG e como aplicá-las na sua empresa.

Por que as empresas estão investindo nas ESG? As mudanças na mentalidade dos consumidores e dos investidores, assim como as mudanças nos instrumentos de regulação vem forçando uma transformação cultural no meio empresarial.

O que tem de diferente nessa nova visão empresarial? Quais as vantagens para as empresas?

Em primeiro lugar, essas mudanças se contrapõe às antigas práticas corporativas que se mostraram danosas e insustentáveis. Em segundo lugar, nessa nova corrida, vão sair à frente as empresas que colocarem, como prioridade em sua cultura corporativa as questões: ambientais, sociais e de governança.

Os investimentos baseados em critérios de análise ESG trazem uma série de vantagens para os investidores, tanto em termos de responsabilidade socioambientais, assim como em termos de segurança dos ativos. Por quê? Tendem a garantir ativos mais lucrativos a médio e longo prazo. 

MÉTRICAS ESG

Cases positivos de ESG

O mundo dos investimentos baseados em critérios ESG tem crescido vertiginosamente em todo o mundo. De acordo com a Global Sustainable Investment Alliance, houve um aumento de 34% nos ativos geridos por fundos que optaram por estratégias sustentáveis em relação ao ano de 2016.

Você sabia?

Os valores envolvidos perpassam a cifra dos 30 trilhões de Dólares. 

Embora a tendência do setor aponte para o crescimento, esses investimentos ainda são tímidos no Brasil. As empresas brasileiras ainda estão dando os primeiros passos nesse novo caminho.

Responsabilidades Socioambientais

O que está acontecendo com o mercado?

Como já sabemos, os consumidores estão cada vez mais engajados com as questões socioambientais. A cada dia pode-se perceber que o mercado se mostra mais disposto a consumir produtos e serviços que tenham uma pegada sustentável. É fato que os consumidores estão dispostos, inclusive, a pagar mais caro por isso. 

Esse aumento na demanda de produtos e serviços que estejam alinhados com boas práticas sustentáveis se soma ao crescimento de normativas de regulamentações governamentais. Em suma, isso vem forçando uma mudança na cultura das empresas.

Então, levando tais aspectos em consideração, podemos entender que as empresas que hoje estão investindo em práticas empresariais são as que estão alinhadas aos critérios ESG.

Crescimento Economico Sustentável

Assim, essas empresas, com toda certeza, terão uma vantagem competitiva frente aos novos desafios projetados para o setor empresarial. Ou seja, investir em empresas, que já aplicam práticas ESG, pode significar investir em empresas que estarão mais preparadas para os novos desafios competitivos de seus respectivos setores.

Os que partiram na frente, sem dúvida, já vem garantindo competitividade e bons resultados e estão até à frente desses desafios do mercado.

Governança e segurança de ativos

Pode-se dizer também que: Os ativos dessas empresas possuem maior segurança. Uma vez que correm menos risco de perderem seu valor.

Isto porque: não levantam suspeitas em decorrência de algum tipo de escândalo ou inconformidade com os aspectos éticos do mercado empresarial. Como por exemplo: casos de trabalho escravo ou infantil. 

Lucratividade 

Nesse sentido:

Diversos estudos apontam que os ativos geridos por fundos que optaram pela aplicação de práticas sustentáveis – orientados pelos princípios ESG – possuem maiores taxas de crescimento, bem como valorização do que ativos tradicionais. 

Tomando como ponto de análise o mercado financeiro brasileiro, podemos traçar um paralelo comparativo entre os índices Ibovespa e os índices ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). 

Observe que interessante! Desde 2006, quando o ISE foi criado, notamos uma valorização de +202% nos ativos Ibovespa. No mesmo período, podemos notar uma valorização na casa dos +269% nos ativos ISE. 

Se partirmos para uma análise em âmbito global, teremos dados muito similares, quando não superiores, à valorização do ISE.

Esses dados são provas contundentes que as empresas que vem dando prioridade na adoção de práticas orientadas pelos critérios ESG, sem dúvida estão se posicionando à frente de suas competidoras. Ou seja, garantindo uma maior valorização de seus ativos no mercado financeiro. 

O que você está esperando para investir em ESG ou em empresas que aplicam essas práticas?

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos