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O que não fazer na Sustentabilidade Empresarial, ESG e Comunicação?
Em nossas postagens, citamos exemplos de empresas que usam o Greenwashing e a obsolescência programada e rasgam dinheiro porque conquistam um mercado insustentável. Portanto, ficou claro o que não fazer. Aqui nosso assunto é o que fazer para conquistar mercado de forma sustentável. Comunicar e divulgar métricas ESG é o caminho. Saiba como.
O Greenwashing é uma farsa verde? (Abre numa nova aba do navegador)
Mídias Sociais e Tradicionais na Comunicação ESG
Os relatórios GRI e SASB são diretamente relacionados com o mundo dos negócios. Mas existe outra esfera de percepção da imagem de uma empresa que não se enquadra nesses relatórios. Trata-se da imagem pública de uma empresa, ou seja, o que as pessoas pensam sobre ela e como ela se relaciona com a sociedade civil de maneira geral.
Podemos citar, por exemplo, a qualidade dos produtos fornecidos, os serviços de atendimentos prestados pela empresa, os serviços pós-vendas e as ações dessa empresa junto à sociedade.
Existe um ditado que diz: que a voz do povo é a voz de Deus, e quando falamos sobre a imagem pública de uma empresa, isso é mais do que verdade, seja para o bem, seja para o mal.
Campanhas de marketing e publicidade podem melhorar alguns aspectos da percepção do público sobre uma empresa, mas nada altera a imagem consolidada pela ação prática e pelos resultados percebidos. Sem comunicar métricas ESG não funciona mais.
Construir uma boa relação com a sociedade e investir de maneira honesta e sincera na transformação cultural de uma empresa sempre será o melhor caminho para aperfeiçoar as métricas ESG. Sempre será a melhor estratégia de comunicação dessas métricas.
O que são as ESG e como aplicá-las? (Abre numa nova aba do navegador)
Comunicar métricas ESG – “Olha como nós somos responsáveis”
Esta é uma estratégia muito utilizada, principalmente, por empresas e corporações que são grandes geradoras e grandes poluidoras. Mas isso é rasgar dinheiro que poderia ser investido em práticas sustentáveis em vez de em mentiras insustentáveis. Não acha?
Sustentabilidade Empresarial, ESG e Comunicação é uma relação que está muito longe disso. Essa alternativa sempre visa um boom de engajamento, mas não existe por trás dela uma real construção de novas práticas e novas políticas internas.
Os lucros obtidos com a irresponsabilidade não ficarão no bolso
Por exemplo:
Petroleiras, minerações, empresas do agronegócio, são apenas alguns exemplos de que os escândalos vão levar todos os lucros obtidos com as ganancias irresponsáveis. Enfim, estão rasgando dinheiro em propagandas enganosas com o “olha como agora somos responsáveis”. Investem bilhões para passar a imagem de que agora são exemplos ecológicos. Em vão!
Enfim, esse tipo de mentira não cola mais no mercado, tanto para investidores quanto para os consumidores. Ao comunicar e divulgar as métricas ESG você precisa pensar diferente.
Se sua empresa está seguindo as boas práticas, então, essa prática mentirosa de vender uma falsa imagem não pode ser uma delas. Certo! Ora, é uma questão de ser responsável de verdade. Acha que no longo prazo seus lucros vão ficar no bolso? Claro que não!
Enfim, cada vez mais as empresas que pensam assim serão pressionadas pelo mercado. É um novo mercado! Cada vez menos clientes vão investir ou comprar desse tipo de empresários. Podem até sobreviver por mais algum tempo. Mas, o início do fim já começou o seu caminho.
Mas veja bem! Por favor não me julgue. A minha verdade não é melhor que a sua! Estou apenas expondo um ponto de vista que não é novo.
“Nossa verdade é melhor que a sua”
Existem casos em que, para algumas corporações, é melhor criar verdades novas do que aceitar as verdades que podem ser ditas como verdadeiras, entendeu? Quando você comunicar métricas ESG precisa dizer a verdade.
Por quê? Podemos exemplificar com alguns casos de multinacionais do ramo agrícola. Por exemplo, as corporações que produzem e comercializam agrotóxicos. Até aí tudo bem, já que nós acreditamos que precisamos desses produtos. Pelo menos para os que dependem e continuam a acreditar nos bons resultados do Agronegócio para alimentar o país.
Falamos aqui de muitos empresários, políticos e economistas que sustentam a crença no desenvolvimento continuado. São os que se justificam com a desculpa de incrementar o PIB nacional e gerar empregos e renda. Renda para quem?
O que falamos aqui não é algo melhor ou pior do que qualquer coisa que já foi comunicada antes, estamos apenas tentando trazer algo diferente. “Minha verdade não é melhor que a sua é uma tentativa de ser diferente”!
Parar de forjar verdades é o melhor caminho
Se você é um profissional de marketing acorde do delírio antigo em que as empresas sobreviveriam mesmo se não estivessem nem aí com o mundo.
Portanto, forjar verdades e atuar reativamente não são estratégias adequadas para estabelecer uma comunicação efetiva com seus prospects. O caminho correto para se comunicar de uma maneira concisa e que transmita segurança deve ser traçado com passos firmes e claros. O processo de comunicar e divulgar as métricas ESG deve ser contínuo e sincero.
Sustentabilidade Empresarial: ESG e comunicação (Abre numa nova aba do navegador)
Pense duas vezes antes de ignorar a sustentabilidade
Isto é, sua empresa pode declarar-se e ser realmente sustentável. Se você é empresário ou profissional de marketing só tem 3 alternativas: 1- Rir de mim. 2- Mudar suas crenças e parar de ser destruidor do planeta. 3 – Pensar duas vezes antes de rasgar dinheiro e seguir a tendência inteligentemente! Mas sem mentiras dessa vez. Riu de novo?
Se o processo de implementação das Melhores Práticas Ambientais, Sociais e de Governança requer esforço, comprometimento e um trabalho continuado, da mesma forma deve-se atuar no processo de comunicação desses esforços. Usar as melhores práticas de comunicar a ação verdadeira.
Comunicar e divulgar as métricas ESG deve ser um processo baseado na entrega de resultados claros e concretos, com responsabilidade e transparência.
O caminho mais curto e acertado para estabelecer uma boa comunicação ESG deve ser tomado no sentido de ajudar os stakeholders, incluindo investidores, a encontrar as informações que eles precisam, e não somente entregar as informações que sua empresa quer que ele saiba.
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