MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Quem foi Dorothy Stang, a missionária sustentável do meio rural?

Dorothy Stang
Conheça a missionária Dorothy Stang e seu trabalho em defesa dos trabalhadores rurais, da preservação da Amazônia e da sustentabilidade

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Conheça Dorothy Stang e seu trabalho para a sustentabilidade

A missionária Dorothy Stang, conhecida como Irmã Dorothy, nasceu nos Estados Unidos, mas ficou famosa devido ao seu trabalho no Brasil. Entre outras causas, ela se dedicou principalmente à defesa da biodiversidade, das comunidades e povos tradicionais e à reforma agrária, especialmente nas terras amazônicas.

Dorothy Stang foi assassinada em 2005, no Pará, porque o seu trabalho afetava diretamente as atividades dos grileiros e dos fazendeiros da região. Contudo, a sua história continua inspirando o ativismo em prol da sustentabilidade, tanto em nosso país quanto no restante do mundo.

Quer saber mais sobre Dorothy? Então continue acompanhando a história da missionária!

A missionária Dorothy Stang

Quem foi a missionária Dorothy Stang?

Ela foi uma religiosa norte-americana nascida em 1931, que passou a viver no Brasil a partir de 1966. A missionária fazia parte da congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Namur. 

A missionária atuava principalmente defendendo a reforma agrária e a proteção da Amazônia.

Entre os lugares pelos quais ela passou, o seu trabalho se concentrou junto aos trabalhadores rurais do Xingu. Apesar dos muitos conflitos de interesses na região, ela sempre esteve ao lado deles defendendo causas sociais.

Porém, era o meio ambiente que mais tinha a dedicação da missionária. Assim, ela se mudou para o Pará em 1982. E foi justamente onde foi assassinada anos depois.

Este artigo também pode te interessar: Quem foi Jacques Cousteau e qual sua contribuição para a sustentabilidade e preservação dos oceanos.

O trabalho da missionária Dorothy Stang

A principal marca do trabalho de Dorothy Stang realmente foi a defesa da reforma agrária e dos trabalhadores rurais. Com isso, é claro que a missionária sempre esteve muito ligada também à sustentabilidade.

Basicamente, ela buscava conversar, educar e aprender com o povo local. Ela fazia questão de trabalhar na terra junto com eles e também era uma das líderes nas reuniões e missas que aconteciam.

Além disso, Dorothy criou dois importantes projetos de desenvolvimento sustentável. Um deles foi o PDS Esperança e o outro o PDS Virola Jatobá.

Ambos buscam promover a agricultura sustentável para evitar a exploração da vegetação nativa.

A morte de Dorothy Stang

A morte da missionária Dorothy Stang aconteceu em 12 de fevereiro de 2005, no município de Anapu, localizado no Pará. Tudo aconteceu de forma muito covarde, porque ela foi levada até uma emboscada em uma estrada de terra, e então foi morta a tiros por dois assassinos.

Desde então, cinco pessoas já foram identificadas, todas com alguma ligação com o crime. Entre elas, o principal é o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura. Apesar das provas, ele já foi condenado e inocentado mais de uma vez. Além disso, houve a condenação de outros envolvidos, mas apenas um segue preso.

Morte de Dorothy Stang
Dorothy Stang foi assassinada devido a seu trabalho

Por que ela incomodou tanto?

Dorothy Stang incomodava os fazendeiros ricos que dominavam a região em que foi morta. Isso porque ela lutava por uma divisão justa das terras entre as comunidades tradicionais que viviam na área. 

Além disso, ajudava a conscientizar a população sobre os seus direitos e ensinava as famílias pobres da região a plantarem seus cultivos e a defenderem seus espaços.

Obviamente, por trabalhar de forma a tornar realidade aquilo em que acreditava, ela atrapalhava a expansão dos poderosos, não facilitando a concentração de terras em suas mãos.

E assim começou a incomodar cada vez mais, até que decidiram assassiná-la, de forma brutal e covarde.

O seu legado para o mundo

Entre suas grandes contribuições, Dorothy Stang alertou para o perigo de grandes fazendeiros roubarem a terra dos pobres. E claro, ela também denunciou a destruição do meio ambiente e lutou contra os grileiros.  

Grileiros são pessoas que ocupam terras públicas de forma ilegal, desmatam, exploram o espaço, forjam documentos falsos e depois reivindicam a terra como se fossem suas, para poderem também vendê-las.  

Graças a todo o seu trabalho, até hoje o seu nome é sinônimo de defesa da reforma agrária e da Amazônia. Além de tudo o que fez e dos projetos que criou, a missionária Dorothy ainda é lembrada pela sabedoria, pelo respeito à população local e pelo amor e justiça com que tratava a todos.

A importância do trabalho de Dorothy Stang para a sustentabilidade

A defesa e o amor aos povos e ao meio ambiente foi uma das grandes missões de vida da missionária Dorothy Stang, que buscava a sustentabilidade em tudo o que fazia. Ela sempre acreditou que a terra poderia oferecer todo o alimento e riqueza de forma justa, como as famílias precisam.

Portanto, ela denunciou as invasões de terra, a destruição da vegetação e o desmatamento da Amazônia. E dessa forma, os seus projetos seguem sendo desenvolvidos e o seu nome ainda é uma referência para todos os que defendem e trabalham em prol da sustentabilidade.

Assista o importante vídeo sobre o assassinato de irmã Dorothy: vídeo incorporado do YouTube

O vídeo “Dorothy Stang | De Olho na História” apresenta a história da missionária americana Dorothy Stang, que foi assassinada em 2005 na Amazônia brasileira por defender os direitos dos povos indígenas e a preservação da floresta. O vídeo conta a história de sua vida e sua jornada como missionária e ativista ambiental, destacando seu trabalho com as comunidades locais e sua luta contra os interesses de empresas madeireiras e agrícolas que exploravam a região. O vídeo também apresenta entrevistas com pessoas que trabalharam com Dorothy Stang e foram impactadas por seu trabalho. O vídeo é uma homenagem à sua coragem e dedicação na luta pelos direitos humanos e ambientais e apresenta uma mensagem inspiradora sobre o poder da ação individual para promover mudanças significativas.

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos