MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

O Impacto da ECO 92 no Combate às Mudanças Climáticas

Agenda 2030 - Eco 92 - Rio
O que é a ECO 92? O ponte de partida para para a proteção do meio ambiente, o combate às mudanças climáticas e a sustentabilidade

A conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como ECO-92, foi um evento histórico que reuniu líderes mundiais e representantes da sociedade civil. Lá se discutiu os desafios ambientais e de desenvolvimento do planeta.

A conferência, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, resultou na elaboração de uma série de documentos importantes. A ideia era orientar as ações de governos e organizações para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Entre os principais temas discutidos na ECO 92 estavam a preservação dos recursos naturais, a redução das emissões de gases de efeito estufa, bem como desenvolvimento sustentável.

30 formas de combater o aquecimento global no dia a dia! (Abre numa nova aba do navegador)

Durante as negociações, diversos acordos e convenções foram estabelecidos, com o objetivo de criar um caminho para a proteção do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.

o que é a ECO 92?

Acordos e convenções

Um dos resultados mais significativos da ECO 92 foi a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês). Essa convenção estabeleceu metas e compromissos para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O objetivo era de promover a cooperação internacional no combate às mudanças climáticas.

Outro acordo importante foi a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Um consenso que estabeleceu princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável e principalmente a proteção do meio ambiente. Além disso, foram estabelecidas metas para a conservação da biodiversidade e a principalmente a proteção das florestas tropicais.

Eco 92

Os principais documentos gerados na ECO-92 são:

Agenda 21: Um plano de ação global para o desenvolvimento sustentável. Abrange temas como a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico, a justiça social e, principalmente, a participação da sociedade civil.

Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: Um documento que reafirma os princípios básicos do desenvolvimento sustentável. Por exemplo, o direito ao desenvolvimento, o princípio de precaução e o princípio do poluidor-pagador.

Convenção sobre Diversidade Biológica: Um tratado internacional que visa a conservação, a utilização sustentável e a repartição justa e, principalmente equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos.

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima: Um tratado internacional que visa a estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera a um nível que previna as perigosas interferências antropogênicas no sistema climático.

Declaração de Princípios sobre Florestas: Um documento que estabelece princípios para a gestão sustentável das florestas.

Agenda 2030 – O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Acordo de Paris: resultados e consequências para a sustentabilidade (Abre numa nova aba do navegador)

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos