MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

A Carta da Terra: Um Chamado à Responsabilidade Ambiental

Carta da Terra
A Carta da Terra nos apresenta um futuro que queremos construir juntos. Equilíbrio entre as necessidades humanas e as capacidades da natureza

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O que é a Carta da Terra?

A Carta da Terra é um documento que busca propor princípios éticos e valores fundamentais para a construção de um mundo mais sustentável. Criada como uma resposta aos desafios ambientais e sociais que enfrentamos atualmente, a Carta da Terra estabelece uma visão de respeito pela natureza, justiça social, democracia, não-violência e paz.

Líderes de diferentes áreas, como governos, organizações não-governamentais e movimentos sociais, elaboraram o documento ao longo de vários anos, mas só lançado em 2020.

Princípios da Carta da Terra

A Carta da Terra é baseada em quatro princípios fundamentais:

  • Respeito e cuidado com a comunidade da vida
  • Integridade ecológica
  • Justiça social e econômica
  • Democracia, não-violência e paz

Esses princípios são fundamentais para a construção de um mundo mais equilibrado e justo. Afinal, orientam todas as ações propostas pelo documento.

Um Chamado à Responsabilidade Ambiental

A Carta da Terra é um chamado à responsabilidade ambiental de todos nós. Ela nos convida a refletir sobre nossas ações, a buscar formas de viver em harmonia com o planeta, bem como para todas as formas de vida que nele habitam.

Ao adotarmos os princípios da Carta da Terra em nossa vida pessoal e profissional, podemos contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e garantir assim um planeta saudável para as próximas gerações.

Devemos lembrar que somos parte de uma comunidade global e que nossas escolhas diárias têm um impacto direto no meio ambiente. Pequenas atitudes, como reduzir o consumo de energia, reciclar e adotar uma alimentação mais sustentável, podem fazer a diferença.

O que são mudanças climáticas e qual é a minha responsabilidade? (Abre numa nova aba do navegador)

O Futuro que Queremos

A Carta da Terra nos apresenta um futuro que queremos construir juntos. Um futuro de equilíbrio entre as necessidades humanas e as capacidades da natureza, de justiça social, de respeito pela diversidade cultural, bem como pela vida em todas as suas formas.

Que planeta vamos deixar para nossos filhos?

Para alcançar esse futuro, é necessário que cada um de nós assuma a responsabilidade por suas ações e trabalhe em conjunto com outros indivíduos e organizações em prol de um mundo mais sustentável. A mudança começa em nós mesmos.

Não temos um planeta B para habitar! A Declaração de Urgência Climática!(Abre numa nova aba do navegador)

O Impacto da ECO 92 no Combate às Mudanças Climáticas

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos