MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Aterros Sanitários: estamos ficando sem espaço para tanto lixo!

Aterros sanitários são locais projetados para garantir o descarte adequado de resíduos sólidos. O aterro é formado por camadas de resíduos.

Vamos entender os aterros e vamos reduzir os lixões.

Antes de chegarmos a uma reflexão aprofundada sobre os aterros sanitários, vamos esclarecer o conceito de aterro, uma vez que não deve ser confundido com um “depósito de lixo”. 

Um depósito de lixo é em grande parte uma relíquia do passado – terra escavada não regulamentada e não controlada – que contém resíduos de todos os tipos empilhados sem razão.

Portanto, aterros sanitários são locais projetados para garantir o descarte adequado de resíduos sólidos. Pois bem, o aterro é o meio mais comum de descarte de resíduos sólidos que são enterrados ou deixados em pilhas. 

Dessa forma, o aterro é formado por camadas de resíduos compactados. Assim, acima do nível original do terreno, resultam em configurações típicas de escadas ou pirâmides.

Já o aterro em valas é um outro modelo. Pois é feito para facilitar o aterramento dos resíduos. Além disso, a formação de camadas por meio do preenchimento total de trincheiras, de modo a devolver ao terreno a sua topografia inicial.

Por outro lado, alguns aterros são bem gerenciados e inclusive são projetados como uma das partes da gestão integrada de resíduos sólidos.

Aterro Sanitário cheio

Será que o aterro sanitário é uma boa solução?

O aterro sanitário é um local de descarte de resíduos. Eles protegem o meio ambiente de contaminantes, que podem estar presentes nos resíduos. 

Desse modo, os aterros não podem ser construídos em áreas ambientalmente sensíveis e utilizam sistemas de monitoramento ambiental no local.

O que é gestão de resíduos e por que fazer? (Abre numa nova aba do navegador)

Estamos ficando sem espaço!

Assim, o aterro é uma das boas opções de gestão de resíduos. Porém, no Brasil, a maior parte das prefeituras ainda descarta a céu aberto. Portanto, isso é um grande problema.

Os lixões estão dominando um espaço que devia ser só de aterros sanitários. Temos que prestar atenção nisso! O lixo não chama atenção, até que cheire mal, mas é um problema sério.

O aterro, como processo de descarte de resíduos sólidos urbanos, envolve etapas físicas, químicas e microbianas durante a degradação dos resíduos. 

Portanto, embora existam grandes vantagens associadas ao uso de aterros, dentre eles o baixo custo e adequação para todos os tipos de resíduos, existe também o outro lado.

Nós precisamos repensar os lixões.

Nós precisamos usar o conhecimento a nosso favor. Não basta ter a informação! Temos que repensar a informação e usá-la para inovarmos na prática.

Vamos reduzir o impacto do lixo gerado. Dessa forma, vamos começar a observar melhor o meio ambiente. Pois, assim abrimos a mente para o que nos importa.

Lixo Zero e suas soluções econômicas (Abre numa nova aba do navegador)

Causas graves que trouxeram os aterros sanitários

Caminhão enterrando lixo

Urbanização e crescimento populacional

A urbanização e a taxa de crescimento populacional aumentam o número de aterros sanitários, em todo o mundo. Isso mesmo!

Com o aumento da população, aumenta a necessidade por mais produtos. Todo esse aumento no consumo leva ao aumento dos resíduos sólidos. Pois tudo é um ciclo!

Em particular, a poluição por plástico tem aumentado na primeira década deste século. A maioria dos materiais plásticos ​​simplesmente acabam em aterros sanitários. 

Na maioria das áreas urbanas, os plásticos constituem cerca de 80% de todos os resíduos urbanos.

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos