MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

As mudanças climáticas e suas consequências interligadas

Gelo Calotas Gases de Efeito Estufa
O que conhecemos como Mudanças Climáticas são simplesmente um conjunto de consequências interligadas causadas pela espécie humana

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

As mudanças climáticas trazem consequências interligadas

O que conhecemos como mudanças climáticas são simplesmente um conjunto de causas e consequências das nossas ações. Em primeiro lugar, elas são geradas em decorrência do aquecimento global. Em segundo lugar, se estendem pelos mais variados meios de vida no planeta Terra. Por último, acabam se interligando. E tudo isso torna a situação ainda mais complexa e urgente. 

Aumento da temperatura do planeta
O Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas vêm afetando todo o planeta

Poderíamos citar diversas mudanças climáticas geradas a partir do aquecimento global. Mas o que é necessário entender é que essas mudanças se conjugam. Ou seja, umas afetam diretamente as outras. Causam um efeito cascata!

O Efeito Estufa e o Aquecimento global (Abre numa nova aba do navegador)

Nos últimos séculos, desde o início da Revolução Industrial o mundo vem sofrendo alterações ambientais. O aumento da população mundial que faz aumentar a produção e o consumo, que utiliza mais e mais recursos naturais, vem afetando o funcionamento da natureza.

Uma fronteira que não pode ser ultrapassada

A mudança climática é uma das fronteiras planetárias mais urgentes que estão sendo transgredidas. Segundo o Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a atividade humana já causou um aquecimento de aproximadamente 1,0°C acima dos níveis pré-industriais.

Dessa forma, sem ações significativas e rápidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, estamos a caminho de exceder o limite de aquecimento de 2,0°C estabelecido pelo Acordo de Paris, possivelmente nas próximas décadas. Ou seja, chegamos a um ponto, por exemplo, em que a perda de gelo marinho no verão polar é quase irreversível.

Assim, esse aumento de temperatura modifica os regimes de formação das nuvens que evaporam dos oceanos e os padrões de precipitação. Em resumo, é o que ocasiona chuvas em excesso em determinadas partes do globo. Mas, gera a escassez hídrica em outras partes do mundo.

Impactos da escassez hídrica

Você está percebendo que uma coisa leva a outra?

Mas, você já se perguntou, por que em algumas partes do mundo vem acontecendo as maiores crises históricas de escassez hídrica e de mudanças climáticas? Sim, é a conexão de tudo que comentamos até aqui que vem causando isso.

O que pode acontecer então? Se a escassez hídrica continuar aumentando, impactará diretamente a agricultura e a disponibilidade de alimentos. Igualmente causará o aumento do problema da fome no mundo. Por fim, a elevação nos preços dos alimentos básicos. Crise!

As mudanças climáticas e suas consequências recursos hídricos
Os efeitos da escassez hídrica

Os impactos ambientais nos solos brasileiros(Abre numa nova aba do navegador)

Em vez de observar o problema e mudar as estratégias: o que fazem os empresários do agronegócio? Justificam o avanço das fronteiras agrícolas, que tem como consequência o desmatamento. Mas, por que desmatam e não reutilizam as áreas de terras?

O agronegócio e o abandono de terras trazem mudanças climáticas

O Agronegócio utiliza as terras e depois as inutiliza. Faz isso após a terra ficar sem serventia! Ou seja, nem a recupera.

Você sabia?

Um estudo publicado em 2019 pela revista científica “Science”, mostrou que o Brasil tem 50 milhões de hectares de solos abandonados.

Outra vez as coisas se conectam. Ou seja, com o aumento do desmatamento, temos então o aumento da perda de biodiversidade. Com a perda de biodiversidade temos a perda de espécies responsáveis por funções biológicas essenciais, como, por exemplo, a polinização.

O resultado final é óbvio. Desertificação, as mudanças climáticas e suas consequências.

Poderíamos continuar citando causas e consequências das mudanças climáticas que, ao mesmo tempo, levam a outras causas. Mas acredito que você já compreendeu como todos esses fenômenos estão interligados, não é mesmo?

Então, são fenômenos interdependentes.

Assim, não existem consequências isoladas decorrentes das mudanças climáticas e, por isso, são e estão conectadas e, pior, se retroalimentam.

O que nos falta então? Perceber que na vida tudo está conectado e nossas ações sempre afetam o todo!

São vários fatores em efeito cascata que geram um problema que leva a outro. Juntos, podem destruir a vida como a conhecemos.

Então, antes é preciso saber qual foi a primeira atitude que levou a outra e à outra. E dessa forma podemos entender o processo, as consequências e as possíveis soluções.

Vamos esquentar mais a discussão? Em primeiro lugar, eu te pergunto, o que fizemos para iniciar o processo e gerar as mudanças climáticas que agora nos trazem os desastres naturais?

Acho que vale a reflexão…

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos