MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Como a ciência prova que o planeta está mais quente?

aquecimento global causas
Os cientistas descobriram, por anos, as maneiras de evidenciar a quantidade dos gases de efeito estufa e as causas do aquecimento global

Como sabemos que o planeta está mais quente?

Uma das causas e provas do aquecimento global é que antes da era industrial, a concentração de CO2 na nossa atmosfera era de 280 ppm (Partes Por Milhão). Desde que nós, humanos, começamos a queimar combustíveis fósseis para produzir energia, a quantidade de CO2 na atmosfera cresceu muito, batendo seu recorde em abril de 2021, de 421,36 ppm.

Aquecimento global
Aquecimento global

O ppm é a medida que indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1 milhão de gramas de solução. Ou seja, se eu dividir um grama de sal (soluto) em 1 milhão de gramas de água, o resultado seria equivalente à quantidade de sal presente em cada 1 grama da solução de água com sal.

Como os cientistas medem os gases de efeito estufa e apresentam provas do aquecimento global?

Os cientistas descobriram, durante muitos anos, inúmeras maneiras de evidenciar a quantidade dos gases de efeito estufa. Por exemplo, eles medem por meio de satélites e alguns outros instrumentos, conseguindo determinar em quanto está a emissão diária no mundo inteiro. 

Da mesma forma, eles também podem coletar amostras de ar, que levam para laboratórios e, através de um estudo minucioso, conseguem dizer a quantidade de cada um dos gases presentes em cada amostra. 

Mas como eles sabem quanto tinha de GEE há mil anos?

É aí que descobrimos o quanto o nosso planeta é fantástico! Surpreendentemente, é possível fazer esta análise observando as calotas polares. Corra até a sua geladeira e pegue um cubo de gelo. Olhe com atenção e verá que existem bolhas de ar dentro dele, certo?

Lugares como a Groenlândia e a Antártida estão acumulando gelo por milhares de anos. E o que os cientistas fazem?

Primeiramente, eles vão até lá e colhem tubos gigantes e profundos de gelo, que correspondem a épocas diferentes da vida na Terra. Depois, eles retiram o ar que existe nas bolhas e, com isso, conseguem medir a quantidade de gases que havia no ar quando aquele gelo se formou. 

Incrível, né? Por isso, podemos ver a curva de crescimento com gráficos como esses, que conseguem determinar a temperatura da terra de acordo com a quantidade de gases de efeito estufa que é encontrada no ar.

Nosso planeta está 1°C mais quente do que era antes da época industrial. Logo, se continuarmos emitindo gases de efeito estufa, em menos de um século a Terra estará entre 3° C e 4° C mais quente. 

Causas e danos do Efeito Estufa e do Aquecimento global

A princípio, todo esse processo começou com a Revolução Industrial. Esta teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII, espalhando-se por todo o mundo. Enfim, a Revolução Industrial transformou completamente a nossa vida, porque ela provocou um grande desenvolvimento tecnológico.

Leia também: Mudanças Climáticas e ESG nas empresas (Abre numa nova aba do navegador).

Dessa forma, as ferramentas e o trabalho manual foram substituídos por máquinas, surgiram indústrias com maior capacidade produtiva e o capitalismo teve as condições ideias para se consolidar.

É claro que o resultado foi gerar CO2 e outros gases em excesso, contribuindo para acelerar o processo de aquecimento do nosso planeta.

Efeito estufa e o aquecimento global
Efeito estufa e o aquecimento global

Além disso, existem outros fatores, que estão interligados entre si, que contribuem para o descontrole do efeito estufa e do aquecimento global.

Por exemplo:

  • A queima desenfreada de combustíveis fósseis:

    Este é o maior fator de emissão de CO2 na atmosfera terrestre;

  • Aumento da produção e do consumo:

    Gerando uma quantidade enorme de resíduos inutilizados que se decompõe e viram gases;

  • Mudança climática:

    Com a temperatura da Terra mais quente, todo o clima se altera, causando menos chuvas em alguns lugares do planeta, inundações em outros, furacões e ciclones com potencial altamente destrutivos;

  • Chuvas

    Se há menos chuvas, há escassez hídrica e, consequentemente, o processo de desertificação;

  • O aumento do agronegócio:

    Para aumentar a disponibilidade de áreas para a pecuária e agricultura de larga escala, muitos fazem queimadas irregulares e provocam o desmatamento.  Além disso, monoculturas utilizam técnicas danosas ao meio ambiente, impedem a diversificação produtiva e ainda usam agrotóxicos, extremamente prejudiciais para a saúde ambiental e humana.

Por isso, em um futuro não muito distante, podemos ter muitas pessoas sem comida, sem moradia, passando frio ou calor, sem o básico para a sobrevivência.

Leia o texto que escrevemos para você: As Mudanças climáticas e suas consequências (Abre numa nova aba do navegador)

É esse o futuro que queremos?

Bom, se continuarmos no ritmo de emissão de gases de efeito estufa que estamos hoje, não haverá nem futuro. Assim, é preciso que governos do mundo todo adotem ações para fazer com que essa emissão diminua, e chegue ao mínimo possível.

Dica de leitura: 5 formas de combater o aquecimento global! (Abre numa nova aba do navegador)

E não só governo tem essa responsabilidade, mas também cada um de nós, bem como as empresas e indústrias.

A busca por soluções deve ser de forma conjunta, porque todos tem responsabilidade para a manutenção do planeta.

Vídeo do canal https://www.youtube.com/@MateriaDeCapa

Atenção!

Não há plano B para salvar o planeta. Porque simplesmente não há planeta B para vivermos. Só temos esse!

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos