MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

O Efeito Borboleta nas Mudanças Climáticas e as nossas Responsabilidades

Efeito borboleta
Individualmente e coletivamente não estamos nos responsabilizando pelo efeito borboleta de nossas ações nas mudanças climáticas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Erros que estamos cometendo

Os indivíduos (bem como instituições públicas e privadas) podem ficar tentados a dizer que suas emissões pessoais estão abaixo desse limite. Porém os que fogem da responsabilidade estão esquecendo do efeito borboleta das nossas ações. Em suma, podem dizer que não causam impactos ou contribuem para as mudanças climáticas e por isso não admitem os erros que estão cometendo com as futuras gerações.

Mudanças climáticas - efeito borboleta

Mudanças climáticas: a ameaça silenciosa que pode mudar o Mundo

Mudanças climáticas: a ameaça silenciosa que pode mudar o Mundo

Dois deles são erros relevantes para levarmos em consideração quando falamos das mudanças climáticas

  • Ignorar os efeitos de conjuntos de atos

    No caso das emissões de gases de efeito estufa, sabemos que muitas outras pessoas também estão emitindo gases de efeito estufa e que o acúmulo de todas essas minúsculas contribuições causa grandes prejuízos. Não podemos levar em consideração apenas as nossas emissões, e sim as de todos

  • Ignorar efeitos pequenos ou imperceptíveis quando afetam um grande número de pessoas

    Para entender isso, convém notar que, se minha viagem de domingo à tarde tiver o efeito de aumentar a temperatura média global em um bilionésimo de grau, isso afetará levemente não apenas uma pessoa, mas todas as pessoas sujeitas a essas novas condições. Ou seja, causar danos muito pequenos a muitas pessoas pode ser moralmente tão ruim quanto causar danos substanciais a uma pessoa só. 

O efeito borboleta dos impactos individuais nas mudanças climáticas

Mesmo mudanças climáticas muito pequenas no sistema meteorológico podem se amplificar, causar um efeito borboleta e ocasionar eventos climáticos dramáticos. 

Curiosidade

Segundo alguns estudos de John Broome, filósofo e economista britânico, as emissões durante a vida de um ocidental causarão a perda de seis meses de vida humana saudável no futuro e custarão entre 19.000 e 65.000 dólares. 

Obviamente, esses números são estimativas e há um debate contínuo sobre a relevância de tais cálculos. Mas eles devem indicar, pelo menos, que devemos entender que nossas ações causam impactos significantes.

Mesmo que se considere que nossas emissões diárias são insignificantes, como vimos, talvez algumas pessoas ainda assim pensem que as emissões individuais não são prejudiciais pois não ultrapassam a quantidade que o planeta consegue absorver.

Conclusão

O efeito borboleta é um conceito poderoso que nos lembra que nossas ações, mesmo as menores, podem ter um grande impacto no mundo. No caso das mudanças climáticas, isso significa que cada um de nós tem uma responsabilidade em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

As mudanças climáticas são um desafio global, mas também são uma oportunidade para cada um de nós fazer a diferença. Ao adotarmos hábitos mais sustentáveis, podemos ajudar a proteger o nosso planeta e garantir um futuro melhor para todos.

Agradeço sua leitura e espero que repense o pouco de CO2 que você emite. Multiplique esse pouco por 8 bilhões de seres humanos fazendo o mesmo.

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos