MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Você sabe o que é Downcycling e quais produtos deveríamos deixar de consumir?

Simbolo de Downcycling
Durante o processo de Reciclagem, os materiais sofrem uma perda de qualidade. Daí vem o nome Downcycling, ou Sub-Reciclagem no português

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O que é Downcycling e para que serve?

Com certeza você já conhece o conceito de Reciclagem e também deve saber alguma coisa sobre os benefícios dessa prática. Mas e Downcycling? Você já ouviu esse termo? Conhece o seu significado? É sobre isso que vamos falar hoje. Então arrasta pra baixo e vem comigo que eu vou te explicar direitinho o que é isso! 

Em resumo, Downcycling é um termo que, em tradução livre, significa “reciclagem para baixo. Ou seja, é um processo de reciclagem no qual um material é reutilizado para a fabricação de um produto novo. Embora esse novo produto seja de menor valor que o produto inicial. ”

Parece complicado, mas é um processo simples e muito interessante!

Antes de tudo, é necessário relembrar o que é a Reciclagem e quais são seus benefícios. 

Reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados que ainda possuem algum tipo de utilidade ou usabilidade. A Reciclagem busca reinserir esses materiais no ciclo produtivo, evitando assim a poluição ambiental e promovendo uma economia de matérias-primas e energia.

O que é a Sub reciclagem

Bom, agora que já estamos por dentro do que é a Reciclagem e de seus processos, vamos entender o que acontece com os materiais durante essas transformações. Assim, compreenderemos o que de fato é o Downcycling. 

O processo de Reciclagem, diferentemente do processo de Reutilização, tem a necessidade de alterar, física ou quimicamente, os materiais. Desta forma poderão ser reutilizados no processo produtivo. Mas como matéria-prima básica. 

Downcycling

O que acontece é que, durante essa transformação, esses materiais acabam perdendo qualidades físico/químicas, isso quer dizer que eles acabam ficando mais pobres, por assim dizer, em relação ao que eram antes do processo. 

Durante o processo de reciclagem, os materiais perdem algumas de suas características e, assim, sofrem uma perda de qualidade. Daí vem o nome Downcycling. Traduzindo para o bom português, podemos chamar esse processo de Sub-Reciclagem. 

A Sub-Reciclagem implica que aquele determinado produto não poderá ser empregado como matéria-prima para um produto igual, mas outro de qualidade e utilidade inferior. Isso acontece porque ele já não possui mais as qualidades técnicas necessárias para “voltar a ser o que era”.  Ficou mais claro?

Mas:

Quais são os efeitos do Downcycle? 

A perda de qualidade dos materiais após o processo de reciclagem não impede que esses materiais voltem para o ciclo produtivo. Ao contrário, isso determina que seus resíduos poderão ser reutilizados na composição de produtos com menor qualidade e menores exigências físico/químicas.

Complicou de novo?

Ok! Vamos utilizar alguns exemplos para explicar melhor. Digamos que uma empresa recicladora compre um lote de peças de automóveis. Essas peças serão recicladas. Mas o problema é que diferentes peças de um carro possuem diferentes propriedades físico/químicas. 

Então, ao serem fundidas e misturadas, essas peças perdem as suas características originais. Por exemplo, a capacidade de expansão e suas características relativas à resistência mecânica daqueles metais. 

Planta de reciclagem
Processo de reciclagem

O que isso significa? Isso quer dizer que aquelas peças de carro recicladas não poderão ser reutilizadas na fabricação de outras novas peças de carros. Por quê? Veja bem, uma vez que já não possuem as mesmas características de resistência necessárias e, portanto, não proporcionam mais a segurança que uma peça automobilística necessita. 

Mas esses materiais poderão ser reutilizados em outros segmentos. Por exemplo, o da produção de mobiliário para casas, uma vez que esse segmento industrial não possui tantas exigências estruturais. 

Outro exemplo que podemos citar é o caso das garrafas PET. Uma garrafa PET utilizada para envasar um refrigerante deve conter determinadas características de resistência e flexibilidade. Uma vez que uma garrafa PET passa pelo processo de reciclagem, ela não poderá voltar a ser outra garrafa PET, tendo em vista que já não possui as mesmas características necessárias. 

Calma, isso é só um exemplo. Porém:

Existem exceções

Há alguns materiais que são considerados 100% recicláveis. Isso porque não sofrem nenhum tipo de degradação no processo de reciclagem. Entre eles: o alumínio e o vidro são um bom exemplo. 

Ou seja, uma garrafa de vidro sempre será uma garrafa de vidro assim como uma lata de alumínio puro sempre será uma lata de alumínio. 

Latas de aluminio

Contudo, existem limitações. Veja:

As limitações da Reciclagem e do Downcycle

O plástico, em suas mais variadas composições, é o material mais reciclado no mundo. Entretanto, ainda produzimos muito mais resíduos plásticos do que reciclamos. Por quê? Simples, o plástico é o composto mais afetado pelo processo de Downcycle. Isso é um grande problema! Entende?

Em outras palavras:

Podemos dizer que a Reciclagem por si só não resolve o problema da poluição plástica no mundo. Ajuda em alguns casos, mas não resolve! Por que? Bem, devido ao processo que agora você conhece – de Downcycling. Ou seja, fica cada vez mais evidente que estamos apenas atrasando um fato inevitável que é diminuir o uso deste material. 

Portanto precisa cair a ficha. Uma hora ou outra os resíduos plásticos acabam na natureza e vão acabar com ela. Já é um contaminante difícil de combater. A Reciclagem e o Downcycle são apenas processos que podemos utilizar para ganhar tempo. Mas ganhar tempo não vai resolver o problema da poluição. Isso é muito sério! Não acha?

O melhor que podemos fazer é reduzir nosso consumo de substâncias plásticas. Por exemplo, podemos dar preferência para produtos que sejam fabricados com outros componentes. Ou seja, recicláveis de fato. Para isso você pode colaborar. E muito!

Quando possível, escolha produtos 100% recicláveis, pois assim contribui com a diminuição da poluição ambiental. Na dúvida, opte por levar produtos que vêm em embalagem de vidro ou de alumínio. O planeta agradece! 

Downcycling

Lixo resumos

  • O que é downcycling?

    Downcycling é um processo de reciclagem que resulta em um produto com qualidade inferior ao produto original. Isso ocorre porque os materiais reciclados podem ser misturados com outros materiais ou sofrerem alterações físicas no processo de reciclagem.

  • Por que não devemos usar embalagens que não são 100% recicláveis?

    Embalagens que não são 100% recicláveis geralmente são feitas de materiais que não podem ser reciclados em seu estado original. Isso significa que elas precisam ser downcycled, o que resulta em um produto com qualidade inferior. Além disso, embalagens que não são 100% recicláveis podem ser compostas de materiais que são difíceis ou caros de reciclar.

  • Quais são os exemplos de downcycling?

    Alguns exemplos de downcycling incluem:

    • Transformar garrafas PET em carpetes ou bancos
    • Transformar papel em papelão
    • Transformar vidro em areia ou vidro reciclado de menor qualidade
    • Transformar metal em sucata
  • Como podemos evitar o downcycling?

    Podemos evitar o downcycling optando por embalagens que são 100% recicláveis. Isso significa escolher embalagens que são feitas de materiais que podem ser reciclados em seu estado original, como papel, vidro, metal e plástico PET.

    Aqui estão algumas dicas para escolher embalagens 100% recicláveis:

    • Procure o símbolo de reciclagem na embalagem.
    • Verifique se a embalagem é feita de um material que pode ser reciclado.
    • Evite embalagens que são feitas de materiais mistos.
    • Evite embalagens que são difíceis de reciclar, como embalagens de plástico com revestimentos de alumínio.

    Ao escolher embalagens 100% recicláveis, estamos contribuindo para a redução da poluição e para a preservação dos recursos naturais.

  • Quais são as principais diferenças entre reciclagem e downcycling?

    A reciclagem é um processo que transforma materiais usados em novos produtos, enquanto o downcycling é um processo que transforma materiais usados em produtos com qualidade inferior. A reciclagem geralmente produz produtos com qualidade semelhante aos produtos originais, enquanto o downcycling geralmente produz produtos com qualidade inferior.

  • Quais são os principais impactos ambientais do downcycling?

    O downcycling pode ter impactos ambientais negativos, pois pode gerar produtos com qualidade inferior, que podem ter uma vida útil menor e, portanto, gerar mais resíduos. Além disso, o downcycling pode exigir mais energia e recursos para produzir produtos com qualidade inferior.

  • Quais são as principais maneiras de reduzir o downcycling?

    As principais maneiras de reduzir o downcycling incluem:

    • Escolher embalagens que são 100% recicláveis;
    • Reduzir o consumo de produtos embalados;
    • Reciclar corretamente os materiais usados;
    • Adotar práticas de consumo sustentável.
  • Quais são as principais vantagens do uso de embalagens 100% recicláveis?

    As principais vantagens do uso de embalagens 100% recicláveis incluem:

    • Evitar o downcycling;
    • Reduzir a poluição;
    • Preservar os recursos naturais;
    • Contribuir para a economia circular.

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos