MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Dicas para você gerar menos lixo: o primeiro passo é conhecer seus resíduos

Lixo zero
Para ter uma vida sem lixo o primeiro passo é conhecer seus resíduos. É um exercício de saber quais resíduos você gera e eliminá-los gradualmente

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Não gerar, o que significa e como fazer?

A não geração de lixo é a principal proposta de um projeto de vida sem lixo. Pareceu obvio? Pense um pouco se não geramos não precisamos nos preocupar com o que fazer com eles. Ok, parece difícil, mas esse é um passo mais fácil do que se imagina. Viver sem lixo é um grande alívio!

Claro, cada caso é um caso

Não existe uma fórmula mágica para ter uma vida sem lixo. Claro, isso deve ser construído de acordo com a realidade de cada pessoa, as suas necessidades, a capacidade financeira, o acesso a novos produtos, a mercados e assim por diante. 

Mas podemos listar algumas mudanças de hábitos simples, que já fazem uma grande diferença no seu dia a dia. Provavelmente vão te ajudar a iniciar sua jornada através desse novo mundo de possibilidades de viver sem lixo. 

1 – Conheça seu Lixo

O primeiro passo é conhecer seu Lixo. Por mais estranho que isso possa parecer, esse é na verdade o caminho mais lógico. O exercício de identificar quais resíduos você gera e em quais quantidades, vai te ajudar a compreender onde você deve focar sua atenção e quais hábitos devem ser adotados primeiro. 

Conhecendo seu Lixo

Ao olhar seu lixo você pode compreender, por exemplo, se está gerando muito plástico, como garrafas de água ou de refrigerantes, ou se você está gerando muitos resíduos de papel, como folhas de rascunho ou embalagens. Como também, você pode identificar a quantidade de restos de comida que está desperdiçando. 

Comece esse processo se livrando de todo o lixo que estiver em sua casa. Em segundo lugar, passe uma semana separando seus resíduos por tipo. Ao final da semana você terá uma noção clara das quantidades e tipos de resíduos que você produziu. Então o próximo passo será encontrar soluções para não gerar esses resíduos, ou pelo menos, gerar em menor quantidade até perceber que tem como viver sem lixo.

2 – Soluções para uma vida sem lixo

As soluções para uma vida sem lixo são na verdade mudanças de hábitos. Criar hábitos mais sustentáveis é o caminho para se gerar menos resíduos. Essas soluções podem ser aplicadas para tudo em nosso cotidiano e devem nos acompanhar em todos os momentos. Desde uma ida ao parque para um passeio, até o momento de realizar nossas compras do mês.

 Fazer virar hábito

 A princípio, é necessário um pouco de esforço para colocar essas soluções em prática, mas depois de umas semanas você nem vai lembrar de como era sua vida antes de adotar esses novos hábitos.

3 – Adote uma garrafinha

Quando compramos uma garrafa plástica na rua, pagamos essencialmente pelo plástico que a envolve, sem contar que no Brasil, apenas 1% das garrafas plásticas são recicladas. Portanto, ao adotar uma garrafinha plástica e levá-la sempre na bolsa ou na mochila, você evita a compra desnecessária de outras garrafinhas e ainda economiza dinheiro. 

4 – Diga adeus as sacolinhas de mercado

Anualmente são produzidas mais de 1 TRILHÃO de sacolas plásticas, e ao contrário do que se pensa, elas levam muito tempo para se decompor, centenas de anos na verdade.

Sacola reciclável – é chique!

Por exemplo:

Na hora de ir ao mercado, à padaria, ou qualquer outro lugar, procure levar consigo uma bolsa reutilizável, de preferência de pano. Assim você pode fazer compostagem quando ela ficar velinha e perder a utilidade.

Muitas pessoas não gostam disso pois essas bolsas possuem um aspecto feio. A chave para superar esse pequeno problema é comprar uma bolsa que tenha um visual que te agrade, assim ela vai deixar de ser uma simples bolsa de comprar e vai passar a fazer parte do seu Look diário. 

Vida sem lixo
Vida sem lixo

Existem também as pessoas que não deixam de usar as sacolas plásticas pois utilizam as mesmas para embalar o lixo de suas casas. Em uma vida sem lixo isso não é mais necessário, pois você vai produzir uma quantidade tão pequena de lixo que essas sacolas vão ficar sem utilidade.

Mas olha só, se você ficar na dúvida entre a Ecobag de pano e a sacola plástica, opte pelas caixas de papelão. Elas vão servir para transportar suas comprar e também seu lixo. Sobretudo, são 100% recicláveis e, o melhor, a indústria de reciclagem do papelão é muito eficiente no Brasil. 

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos