MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

O que são produtos Biodegradáveis? O lixo que desaparece!

Biodegradáveis
Biodegradáveis são todos os produtos desenvolvidos com o objetivo de serem rapidamente Biodegradados e que sejam nulos em Ecotoxicidade.

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O que são produtos Biodegradáveis?

O plástico foi apresentado como uma solução para problemas cotidianos e acabou se tornando um grande vilão do meio ambiente. Existem diversos produtos no mercado que buscam reverter essa situação e hoje vamos falar sobre um deles, os produtos Biodegradáveis. 

O plástico foi popularizado na década de 1950 e desde então vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados, em nossas casas e, consequentemente, no meio ambiente. 

Problemas!

Existem dois grandes problemas com a utilização do plástico em larga escala em nossa sociedade. O primeiro deles é a matéria-prima básica. O plástico é um derivado do petróleo, um combustível fóssil não renovável e altamente poluente. 

O segundo e maior problema com o plástico é o tempo que esse resíduo leva para ser decomposto. Estima-se que os polímeros plásticos podem levar entre 450 e 500 anos para serem decompostos pela natureza. Ou seja, o primeiro pedaço de plástico que foi vendido ainda está por aí e, o pior, bem longe de desaparecer. 

Diversos tipos de produtos vêm sendo desenvolvidos para substituir a utilização do plástico derivado do petróleo. A maioria deles é centrada na busca de um produto que possua as mesmas qualidades de utilização do plástico, mas que seja degradado pelo meio ambiente em um curto período de tempo, eliminando assim o problema da poluição

Os produtos Biodegradáveis são um exemplo disso. Mas o que são esses produtos e por que eles se degradam com maior facilidade?

Biodegradáveis são todos os produtos que são desenvolvidos com o objetivo de serem rapidamente Biodegradados e que sejam nulos em Ecotoxicidade. Vamos entender melhor? 

Biodegradação

A Biodegradação é um processo natural. Afinal, tal processo consiste na desintegração de um determinado composto por meio da ação biológica de microrganismos. Para que a biodegradação possa ocorrer, existem determinados fatores que devem estar presentes no meio. 

A presença de umidade, calor, luz, oxigênio, nutrientes e microorganismos é um fator fundamental para que o processo de desintegração ocorra. A falta de um desses componentes no sistema pode acarretar a ineficácia do processo e, consequentemente, a matéria original não será degradada.  

Podemos dizer que todos os tipos de componentes químicos presentes na terra hoje são degradáveis. Entretanto, o tempo que leva para que esses componentes sejam degradados e desintegrados é um dos fatores que permite determinar se esse componente pode ou não ser considerado como Biogradradável.

O plástico, por exemplo, é degradável. Porém, leva cerca de 500 anos para ser completamente desintegrado, logo não pode ser considerado como um composto Biodegradável. 

No Brasil, as normas técnicas conhecidas como ISO 16929 e ISO 20200 determinam que, para um composto ser tratado como Biodegradável, ele deve ter a possibilidade de ser desintegrado (mais de 90%) em até 90 dias, em condições ideais.

Eco toxicidade

A eco toxicidade é determinada pelo poder de contaminação que um determinado composto pode gerar a partir do momento que entra em contato com o ambiente natural. Os estudos de Eco toxicidade procuram assim compreender como determinado composto vai se comportar durante seu processo de Biodegradação. 

Determinados compostos podem liberar substâncias tóxicas durante seu processo de Biodegradação, como, por exemplo, metais pesados e compostos ácidos. Esses componentes tóxicos podem afetar negativamente a vida microbiana e ainda intoxicar outras formas de vida. 

Mulher vestindo máscara contra substancias tóxicas

Os detergentes que utilizamos diariamente em nossas casas são um bom exemplo disso. Apesar de serem facilmente dissolvidos e degradados pela água, acabam deixando um rastro de componentes químicos que poluem e causam efeitos negativos para o meio ambiente. 

Tipos de produtos Biodegradáveis

Atualmente, existem 2 tipos de produtos: os Plásticos Biodegradáveis Sintéticos e os Plásticos Biodegradáveis Naturais. Arrasta pra baixo que eu te explico melhor. 

Plásticos Biodegradáveis Sintéticos 

Os Biodegradáveis Sintéticos são substâncias plásticas que sofreram a adição de componentes químicos que aceleram seu processo de degradação. Os mais conhecidos e mais comuns são os Oxi-biodegradáveis. 

Esses compostos são plásticos sintéticos que possuem em sua composição componentes químicos pró-oxidantes. Esses componentes atuam como catalisadores no processo de degradação e desintegração do plástico, acelerando seu processo de degradação e os tornando, então, Biodegradáveis. 

Plásticos Biodegradáveis Naturais

Os Biodegradáveis Naturais são compostos que imitam as características físicas do plástico sintético. Eentretanto, são produzidos a partir de matérias-primas 100% naturais, como o amido de milho e a fécula de mandioca. 

Também conhecidos como Biopolímeros, essas substâncias também podem ser consideradas como compostáveis, já que possuem em sua composição diversos nutrientes, de modo que, quando degradados, passam a formar parte do solo e têm seus nutrientes rapidamente disponibilizados para plantas. 

Então, existem ainda os compostos Biopolímeros que são comestíveis. Esses polímeros naturais são aplicados em embalagens de alimentos e podem assim ser consumidas junto com o conteúdo. Porém, não garanto que sejam saborosas, mas tenho certeza de que não vão te fazer mal. 

Embalagens biodegradáveis produzidas a base de amido de milho

Uma das empresas líderes nessa inovação das embalagens alimentícias é a polonesa Biotrem, pioneira na produção de embalagens plásticas biodegradáveis e principalmente comestíveis na Europa. A empresa produz suas embalagens com um composto orgânico, biodegradável e comestível que tem como matéria-prima básica o trigo. 

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos