MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Resíduos Eletrônicos, o que fazer? Seu bairro tem um ponto de entrega?

Resíduos Eletrônicos
Resíduos Eletrônicos devem ser descartados em pontos de coleta adequados. Esses pontos são conhecidos como PEV – Ponto de Entrega Voluntária.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

O que fazer com seus Resíduos Eletrônicos?

Vivemos na era da tecnologia, consumimos diariamente quantidades absurdas de equipamentos eletrônicos. Uma hora ou outra esses produtos perdem sua utilidade. E a pergunta que fica é: o que fazer com esses Resíduos Eletrônicos? 

O que são Resíduos Eletrônicos? 

Vejamos! “Resíduos Eletrônicos são todos os equipamentos ou componentes da indústria tecnológica que por alguma razão entram em desuso. Uns por terem se tornado obsoletos, ou seja, por danos e avarias que inviabilizam a continuidade de sua utilização.”

A indústria tecnológica avança a passos largos. Se reinventa todos os dias. O desenvolvimento tecnológico e as inovações do mercado são cada vez mais rápidos. Em resumo, o consumo globalizado alavanca essa necessidade por inovações.

Como consequência desse rápido processo evolutivo dentro da indústria tecnológica, podemos observar um drástico encurtamento da vida útil de diversos equipamentos e também de seus componentes. 

Celulares ainda utilizáveis sendo descartados, aumentando a montanha de lixo eletrônico

Há alguns anos, por exemplo, a aquisição de um telefone celular, era tomada com muita cautela por parte de seus usuários. Essa compra representava um alto investimento em um aparelho que o acompanharia por um bom período de tempo. Hoje as coisas já não são assim. Por quê? Novos modelos e novas tecnologias são lançados quase que anualmente.

Isso provoca uma diminuição acentuada na “vida útil” de diversos aparelhos e componentes. Para se ter uma noção, a vida útil de um telefone celular, levando em consideração seu Hardware, é de 12 a 15 anos; já a vida útil média de seu Software é de apenas 3 anos. Entretanto as pessoas pensam em trocar a cada ano o que dura no mínimo 3. Você também faz isso?

Sabemos que os sistemas operacionais evoluem muito rápido e as vezes apresentam a necessidade de troca, mesmo que estejam em perfeito estado de funcionamento. 

Queremos sempre o novo

Você continua trocando seu eletrônicos por novos, uma vez que ainda são modernos?

A consequência direta disso é a superprodução de Resíduos Eletrônicos. Pense um pouco: eles contêm em sua composição metais pesados e perigosos. São contaminantes e deveriam ser descartados em locais adequados.

Mas:

Onde descartar? 

No momento em que você que está lendo esse texto, provavelmente tem algum tipo de Resíduo Eletrônico em sua casa que não tem mais utilidade. Não é mesmo? Seja ele um celular antigo, pilhas velhas, uma impressora, um monitor ultrapassado, um controle remoto defeituoso ou qualquer coisa do tipo.

Essa é uma realidade na maioria dos lares brasileiros, e a grande dúvida é: o que fazer com esses Resíduos Eletrônicos? Onde e como descartá-los? 

Bem, todos sabemos que os Resíduos Eletrônicos não deveriam ser descartados de qualquer forma. Contudo, continuam a ser misturados com o lixo comum.

Lixeira específica para resíduos eletrônicos
Lixeira específica para resíduos eletrônicos

Sendo assim, vejamos:

Por quê? A maioria dos brasileiros não sabe como proceder com o descarte de seus Resíduos Eletrônicos. Quando sabem como proceder, não sabem onde estão os pontos de coleta adequados para o descarte. 

Você sabe quais são os pontos disponíveis na sua cidade? Esses pontos são conhecidos como PEV – Ponto de Entrega Voluntária. A partir do momento em que os Resíduos são destinados aos PEVs é que a mágica começa. 

O que é feito com esses resíduos?

Logística e Manufatura Reversa

A partir dos PEV, os Resíduos Eletrônicos são encaminhados para centros de tratamento. Eles os separam de acordo com sua tipologia e inclusive por suas marcas. Por quê? Alguns desses produtos vão retornar às suas empresas fabricantes para reutilização. Esse processo é chamado de Logística Reversa.

Reaproveitamento de matéria-prima

A Logística Reversa permite que os equipamentos retornem para seus fabricantes onde são Desproduzidos. É uma metodologia chamada de Manufatura Reversa.

Os equipamentos que não possuem condição de retornar a seus fabricantes ou os que simplesmente não contam com esse processo, são desmontados. Os componentes são separados segundo seus materiais e, por sua vez encaminhados para a reciclagem. Em geral para aterros industriais quando não existem possibilidades técnicas nem financeiras de se reciclá-los. É o que acontece com as pilhas e baterias, por exemplo. 

Então, o processo de Manufatura Reversa consiste na Desprodução de equipamentos, ou seja, são desmontados e têm seus componentes separados e avaliados.

A saber, os componentes úteis, voltam para o processo produtivo. Em seguida passam a integrar novos produtos, ou reinseridos em outros aparelhos usados, ou seja, os recondicionados. 

Muitas entidades não ligadas aos fabricantes desses produtos também executam A Manufatura Reversa. Geralmente essas organizações trabalham para separar e recuperar componentes que servirão para reparar outros aparelhos; neste caso são destinados a doações ou ações sociais de inclusão tecnológica.

Você pode colaborar com a reutilização, uma vez que não descarte o que ainda pode ser reaproveitado! ok?

Panorama da Manufatura Reversa no Brasil

O processo de Manufatura Reversa já é amplamente empregado na Europa e na América do Norte. Contudo, ainda engatinha no Brasil. Porque? Bem, são pouquíssimas empresas que atuam no setor em território nacional. Também porque que os programas de Manufatura Reversa ainda abrangem poucos produtos. 

Infograma sobre a Manufatura Reversa
Infrograma sobre a Manufatura Reversa

A grande maioria das empresas, que executam esse tipo de serviço no Brasil, ainda não são ligadas aos fabricantes de produtos tecnológicos. Portanto atuam por conta própria no setor. Por quê? As fabricantes ainda não veem vantagens econômicas em criar setores especializados na Manufatura Reversa dentro de suas fábricas. 

Isso precisa mudar. Não acha?

Vejamos! As empresas fabricantes não possuam setores dedicados a Manufatura Reversa dentro de seus processos produtivos, embora elas sejam os maiores destinadores de Resíduos Eletrônicos para o setor que efetua o processo de Desprodução dos Resíduos.

Mas porquê?

Ela já tem seu próprio fluxo de equipamentos rejeitados em seus controles de qualidade. Por isso terceirizam o serviço de Manufatura Reversa.

A saída então é reavaliar os processos de produção, bem como o consumo de eletrônicos que é feito de forma inconsciente.

Benefícios da Manufatura Reversa para a Sustentabilidade 

Os processos de Logística e Manufatura Reversa são de grande importância para a Sustentabilidade. Principalmente para a preservação do meio ambiente. A Manufatura Reversa atua no resgate de resíduos descartados. Com isso os reinsere dentro do processo produtivo. Geram assim uma economia significativa de matérias primas e de energia.

Esses processos também contribuem muito para a preservação ambiental, porque evitam que metais pesados e contaminantes sejam depositados na natureza. Também representam uma grande economia em termos de investimentos. Por quê? Possuem alto valor agregado, ou seja, é o que viabiliza economicamente seu processo de reutilização ou reciclagem.

Os benefícios sociais não ficam de fora dessa equação. Observe! Grande parte das empresas que efetuam a coleta, separação e classificação desses resíduos são empresas que empregam mão de obra local. Além disso, muitas delas ligadas a cooperativas e associações de coletores de resíduos.

Isso fortalece as economias locais. Resgata a cidadania de pessoas que se encontravam à margem da sociedade. Enfim, iniciativas como essa tendem a ganhar mais força e reconhecimento no mercado brasileiro. Em síntese, contemplam todos os valores da Sustentabilidade, os valores ambientais, econômicos e sociais.

Então, o que falta para o Brasil avançar nesta questão? A resposta é: consciência.

Continue o raciocínio

Deixe sua impressão

Seja um Eco - Compartilhe e ajude o planeta!

Respostas

Relacionados

Traduzir »
logo 123 ecos