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ODS 4: Educação de Qualidade – com conscientização

Educação de qualidade ods 4 metas, importância e desafios
Impossível imaginar um futuro para o nosso planeta sem que haja conscientização e uma Educação e Qualidade e essa é a ODS 4 da Agenda 2030

Tempo estimado de leitura: 16 minutos

O que é o ODS 4 – Educação de qualidade da Agenda 2030 da ONU?

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, “Educação de Qualidade”, é um compromisso global. Visa garantir que todas as pessoas tenham acesso à educação de qualidade ao longo da vida. A educação descrita no ODS 4 da agenda 2030 da ONU é fundamental para o desenvolvimento individual e social. Além disso, é um pré-requisito para alcançar muitos outros ODS, como a erradicação da pobreza, a fome e a desigualdade. No entanto, educação de qualidade deveria ter conscientização. Isso que vamos ver aqui. Por exemplo:

 Em 2020, a taxa global de matrícula no ensino fundamental líquido atingiu 89,7%. No entanto, esse número varia muito entre países e regiões. Cerca de 773 milhões de adultos ainda carecem de habilidades básicas de alfabetização. Além disso, embora a matrícula de meninas no ensino fundamental tenha alcançado a paridade com a dos meninos em nível mundial, as disparidades persistem em níveis educacionais mais altos. Priuncipalmente em países em desenvolvimento. Fonte: Unesco

O que significa Educação de Qualidade?

Para o ODS 4 a educação de qualidade vai além do simples acesso à escola. Ela deve ser:

Inclusiva: Todos os alunos, independentemente de sua origem, devem ter acesso à educação de qualidade.

Equitativa: Todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver.

Relevante: A educação deve ser relevante para as necessidades e interesses dos alunos e para o contexto social em que vivem.

Eficaz:  No ODS 4 a educação deve ser eficaz em ajudar os alunos a aprender e desenvolver as habilidades e conhecimentos de que precisam para ter sucesso na vida.


Metas para o ODS 4 Educação de Qualidade

O ODS 4, Educação de Qualidade, possui diversas metas com indicadores para acompanhar o progresso. Não há um único número que resuma o ODS 4, mas aqui estão alguns dados para te dar uma ideia dos desafios mundiais:

Educação Básica: Meta 4.1 do ODS 4

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Progressos da meta 4.1

Desde 2000, houve um aumento significativo na taxa global de matrícula no ensino primário, com mais crianças frequentando a escola do que nunca. Assim, também a disparidade de gênero na educação primária diminuiu consideravelmente, com mais meninas frequentando a escola do que em anos anteriores.

Além disso, o acesso à educação em áreas remotas e marginalizadas melhorou, com mais crianças tendo a oportunidade de frequentar a escola. Enfim, os governos e organizações internacionais aumentaram os investimentos em educação, o que contribuiu para a expansão do acesso e a melhoria da qualidade do ensino.

Desafios para alcançarmos a meta 4.1:

Apesar dos progressos significativos nos últimos anos, ainda existem diversos desafios que impedem o alcance dessa meta, tanto no cenário global quanto no Brasil.

No mundo:

Segundo a UNESCO, em 2020, 262 milhões de crianças e jovens ainda estavam fora da escola, a maioria em países de renda baixa e média. Entre esses, 222 milhões nem sequer frequentavam o ensino primário. Essa situação é agravada por conflitos, crises humanitárias e pobreza.

A qualidade da educação varia significativamente entre diferentes países, regiões e escolas, criando disparidades de aprendizagem. Estudos indicam que, em média, os alunos dos países em desenvolvimento aprendem apenas 60% do que os alunos dos países desenvolvidos.

Em suma, há uma escassez global de professores qualificados, especialmente em áreas remotas e de baixa renda. Estima-se que sejam necessários 6,1 milhões de novos professores no ensino primário e secundário até 2030 para alcançar a Meta 4.1. A pobreza é um dos principais obstáculos ao acesso à educação. Famílias em situação de pobreza muitas vezes precisam que seus filhos trabalhem para ajudar na renda familiar, o que os impede de frequentar a escola.

Desafios no Brasil em relação a meta 4.1

O acesso à educação de qualidade, ODS 4 no Brasil, ainda é marcado por profundas desigualdades sociais. Estudos indicam que alunos de famílias mais pobres têm menos anos de escolaridade e aprendem menos do que alunos de famílias mais ricas. Além disso, muitas escolas brasileiras, principalmente nas áreas rurais e periféricas, apresentam infraestrutura precária, com falta de salas de aula adequadas, bibliotecas, laboratórios e outros recursos básicos para o ensino.

A violência nas escolas é um problema grave que afeta o aprendizado e o bem-estar dos alunos nas escolas brasileiras. Segundo dados do Ministério da Educação, em 2019, mais de 800 mil estudantes sofreram algum tipo de violência nas escolas brasileiras.

Principalmente, a taxa de evasão escolar no Brasil ainda é alta, especialmente no ensino médio. Em 2019, a taxa de evasão no ensino médio era de 6,5%, o que significa que, a cada 100 alunos que ingressavam na 5ª série do ensino fundamental, apenas 93,5 concluíam o ensino médio.

Educação Básica: Meta 4.2 do ODS 4

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso à educação infantil de qualidade, a fim de prepará-los para o ensino primário.

Desafios no Brasil em relação a meta 4.2

A oferta de vagas em creches e pré-escolas ainda é insuficiente para atender à demanda, especialmente nas áreas mais pobres do país. Em 2020, apenas 32,9% das crianças de 0 a 3 anos e 83,1% das crianças de 4 a 5 anos frequentavam a educação infantil.

O acesso à educação infantil de qualidade ainda é desigual, com crianças de famílias mais pobres tendo menos oportunidades do que crianças de famílias mais ricas. Em 2020, apenas 14,3% das crianças de 0 a 3 anos e 58,1% das crianças de 4 a 5 anos de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo frequentavam a educação infantil.

A qualidade da educação infantil ainda varia muito entre diferentes instituições, com muitas creches e pré-escolas apresentando infraestrutura precária, falta de materiais didáticos e profissionais mal qualificados.

Principalmente, a educação infantil ainda não é vista como prioridade por muitos pais e responsáveis, o que contribui para a baixa taxa de matrículas.

Falta conscientização e investimentos

Além disso, as creches são essenciais para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, mas a oferta de vagas ainda é muito limitada. Em 2020, apenas 14,3% das crianças de 0 a 3 anos frequentavam creches.

A pré-escola é fundamental para preparar as crianças para o ensino primário, mas a qualidade da educação ainda varia muito. Em 2020, apenas 58,1% das crianças de 4 a 5 anos de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo frequentavam pré-escolas de qualidade.

Há uma escassez de profissionais qualificados para a educação infantil, especialmente nas áreas mais pobres do país. Em 2020, a taxa de profissionais da educação infantil com formação em pedagogia era de apenas 56,2%. Infraestrutura das instituições: Muitas creches e pré-escolas apresentam infraestrutura precária, com falta de salas de aula adequadas, banheiros, refeitórios e áreas de recreação.

Educação e Habilidades para o Trabalho: Análise da meta 4.3 do ODS 4

Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades relevantes para o trabalho, inclusive por meio da educação técnico-profissional, educação superior e treinamento formal.

A educação no ODS 4 é um processo fundamental para o desenvolvimento individual e social. No entanto, a forma como a educação é implementada pode ter um impacto significativo na qualidade do aprendizado e na formação de cidadãos conscientes e engajados. A principal diferença entre educação sem e com conscientização reside na ênfase dada à reflexão crítica, à responsabilidade social e à ação transformadora.

É aí que reside um grande problema no ODS 4. Preparar os estudantes para terem sucesso profissional.

A falta de conscientização sobre a importância de preparar os alunos para o sucesso profissional é um grande problema no ODS 4. É crucial que governos, escolas e pais trabalhem juntos para desenvolver currículos que incluam habilidades socioemocionais e adaptabilidade, além de conhecimentos técnicos, para que os jovens estejam realmente preparados para além dos desafios do mercado de trabalho.

Educação sem Conscientização do ODS 4

Se o ODS 4: Educação de qualidade, for aplicado sem conscientização tende a focar na memorização de fatos e conceitos, sem estimular a reflexão crítica ou a compreensão dos princípios por trás do conhecimento. Ou seja, os alunos são considerados receptores passivos de informações, sem serem incentivados a questionar, investigar ou buscar soluções para os problemas da sociedade. Enfim, isso acontece na maioria das escolas brasileiras. Enfim, falta engajamento, o conteúdo educacional pode ser descontextualizado da realidade dos alunos, tornando-o menos relevante, bem como interessante para o processo de aprendizagem. Assim, as diferentes áreas do conhecimento são ensinadas de forma compartimentalizada, sem promover a interdisciplinaridade e a compreensão das conexões entre os diversos saberes.

Educação Com Conscientização que deveria ser a base do ODS 4

A educação com conscientização incentiva os alunos a questionar, analisar e interpretar informações de forma crítica e independente. Os alunos são estimulados a se tornarem cidadãos conscientes e ativos, que se engajam na busca de soluções para os problemas da comunidade. Além disso, o conteúdo educacional é conectado à realidade dos alunos, tornando-o mais relevante e interessante para o processo de aprendizagem. Enfim, as diferentes áreas do conhecimento são interligadas, promovendo uma compreensão mais ampla e profunda do mundo.

Benefícios da Educação com Conscientização:

A educação com conscientização contribui para a formação de cidadãos críticos, autônomos e responsáveis, que se engajam na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como por exemplo: a empatia, a resolução de conflitos e a comunicação eficaz, que são essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional. A educação com conscientização proporciona uma aprendizagem mais significativa e duradoura, pois os alunos são incentivados a se conectar com o conteúdo e a buscar soluções para os problemas do mundo real.

Orientar e treinar para a sustentabilidade com criatividade

Educação e Habilidades para o Trabalho: Meta 4.4 do ODS 4

Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que possuem as habilidades relevantes, inclusive habilidades técnicas e vocacionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

Habilidade básicas: Meta 4.5

Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir o acesso equitativo à educação de qualidade em todos os níveis de ensino para pessoas com deficiência, indígenas, crianças em situação de vulnerabilidade e crianças que pertencem a minorias.

Aprendizagem ao Longo da Vida: Meta 4.6

Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades relevantes para o trabalho por meio do acesso equitativo à educação de qualidade, inclusive à educação formal, não formal e informal.

Aprendizagem ao Longo da Vida: Meta 4.7

Até 2030, assegurar que todas as pessoas tenham acesso a informações e conhecimentos relevantes, inclusive por meio da alfabetização e da educação formal, não formal e informal, para que possam estar plenamente conscientes e participar ativamente da sociedade.

Ambiente Propício para a Educação: Metas adicionais

4.a: Até 2030, construir e melhorar instalações escolares, ambientes de aprendizagem e outras infraestruturas educacionais, inclusive salas de aula adequadas, bibliotecas e instalações desportivas, tendo em conta as necessidades de segurança, acessibilidade e inclusão e a eficiência na utilização dos recursos.

4.b: Até 2030, aumentar substancialmente o número de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação, recrutamento, retenção, desenvolvimento profissional e o bem-estar dos professores.

4.c: Até 2030, aumentar substancialmente os investimentos na educação, incluindo a ajuda aos países em desenvolvimento, especialmente os países menos avançados, a fim de garantir o acesso equitativo à educação de qualidade em todos os níveis e para promover a igualdade de oportunidades em todos os níveis de ensino.

Educação de qualidade no Brasil?

O Brasil tem feito muitos esforços em relação ao ODS 4 para a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas. Isso tem acontecido desde o final do século passado, momento em que várias ações governamentais fizeram com que houvesse a possibilidade de que as famílias mantivessem os filhos e as filhas nas escolas, principalmente, sem a necessidade de levá-los muito cedo para o trabalho.

Isso aconteceu com medidas de transferência de renda e também de estímulo ao transporte, além do desenvolvimento de escolas em regiões do Brasil em que elas não existiam.

Também houve um aumento do número de pessoas que chegaram ao Ensino Médio, à formação técnica e às Universidades no Brasil para atender as metas do ODS 4. Embora tenha havido um retrocesso nos últimos anos, principalmente devido à crise econômica, é importante notar que houve grandes avanços.

As principais ações nos avanços do ODS 4 no Brasil, nos últimos anos, foram lideradas pelo governo federal, com a participação de Estados e Municípios. Porém, ressalte-se que, mesmo que haja grandes ações, é essencial também haver a fiscalização dos resultados e do investimento dos recursos.

Por isso, mais uma vez, cabe às cidadãs e aos cidadãos observarem de forma direta como o investimento em ações tão importantes quanto a educação, que são a garantia de que o país tenha futuro, pode ser aplicado da melhor forma.

Infelizmente, no nosso país, há ainda várias crianças, jovens e adultos que não têm acesso à educação, além de serem recorrentes as notícias sobre desvios de verbas de merenda escolar, compras superfaturadas de livros, entre outros problemas no dia a dia da vida política do Brasil.

Críticas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4): Educação de Qualidade

O ODS 4, embora tenha boas intenções, enfrenta algumas críticas:

Enquanto o acesso à educação é fundamental, críticos argumentam que o ODS 4 enfatiza demais a matrícula e a conclusão formal do ensino, sem priorizar a qualidade do aprendizado e a conscientização dos estudantes. Além disso, o ODS 4, Educação de Qualidade, pode promover currículos padronizados (por exemplo no Brasil), que não levam em conta as realidades e necessidades educacionais específicas de diferentes países ou regiões.

O foco em conhecimentos teóricos pode negligenciar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe. Afinal, O ODS 4, educação de qualidade, tende a se concentrar na educação formal, negligenciando a importância da educação informal e ao longo da vida, que ocorre fora dos ambientes escolares tradicionais.

Alcançar as metas do ODS 4 exige financiamento substancial (por exemplo no Brasil). Os críticos apontam que muitos países não investem o suficiente em educação para garantir qualidade para todos. Além disso, alguns indicadores utilizados para medir o progresso do ODS 4, como taxas de matrícula e conclusão, podem não refletir com precisão a qualidade real do aprendizado.

ODS 4 e a Importância para a Sustentabilidade: Uma Relação necessária e urgente!

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, Educação de Qualidade, não deve se limitar apenas à formação de indivíduos com habilidades e conhecimentos. Portanto, sua importância para a sustentabilidade reside na construção de uma sociedade consciente, crítica e engajada na construção de um futuro mais justo e ambientalmente responsável.

Relação entre Educação e Sustentabilidade:

O ODS 4 precisa visar mais cconscientização para a sustentabilidade, capacitando os indivíduos para compreender os desafios socioambientais e, principalmente, tomar decisões conscientes em prol da preservação do planeta e da justiça social. Afinal, através da educação, é possível promover a conscientização sobre questões como mudanças climáticas, consumo consciente, uso racional dos recursos naturais e preservação da biodiversidade, principalmente incentivando mudanças de comportamento que contribuam para a sustentabilidade.

A educação de qualidade (com conscietização ambiental) desenvolve habilidades essenciais para o enfrentamento dos desafios da sustentabilidade, como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação eficaz, bem como a criatividade.

Em conclusão, a educação com a conscientização empodera os indivíduos para se tornarem cidadãos ativos e engajados na busca de soluções para os problemas da comunidade e do planeta, promovendo assim a participação social e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Referências de Pesquisa para o ODS 4: Educação de Qualidade

Organizações Internacionais:

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO):https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375079

Relatório Global de Monitoramento da Educação: https://www.unesco.org/en/education

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD):https://www.undp.org/

Publicações Acadêmicas:

Bray, M. (2020). Education and Development. OUP Oxford. (Livro)

Carnoy, M. (2018). Global Education Policy. Stanford University Press. (Livro)

Governos:

Ministério da Educação do Brasil:https://www.gov.br/mec/pt-br

Plano Nacional de Educação (PNE)

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

UNESCO Institute for Statistics:http://data.uis.unesco.org/

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