O que é a Declaração de Tbilisi?
A Declaração de Tbilisi, adotada em 1977 durante a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, realizada na cidade de Tbilisi, na Geórgia (então parte da União Soviética), é um dos documentos mais influentes na história da educação ambiental. Este documento consolidou e expandiu os princípios estabelecidos pela Carta de Belgrado (1975), estabelecendo diretrizes claras para a implementação da educação ambiental em escala global. Portanto, a Declaração de Tbilisi forneceu a base para programas e políticas de educação ambiental que continuam a moldar o pensamento e a prática ambiental até hoje.
Contexto Histórico e Importância da Declaração de Tbilisi
Nos anos que antecederam a Declaração de Tbilisi, o mundo começou a despertar para a gravidade dos problemas ambientais, como a poluição, a degradação dos recursos naturais e as mudanças climáticas emergentes. A Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, se tornou um marco nesse despertar global, destacando assim a interdependência entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.
A Conferência de Tbilisi, organizada pela UNESCO e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), reuniu educadores, cientistas e formuladores de políticas de todo o mundo com o objetivo de promover a educação ambiental como uma ferramenta central para enfrentar os desafios ambientais globais. Afinal, a Declaração resultante desta conferência é considerada o primeiro documento global a fornecer uma definição abrangente de educação ambiental e a estabelecer um quadro para sua implementação em diferentes contextos sociais e culturais.
Princípios e Diretrizes da Educação Ambiental na Declaração de Tbilisi
A Declaração de Tbilisi é composta por um conjunto de diretrizes e princípios que buscam orientar os países na criação e implementação de programas de educação ambiental. Os principais princípios delineados na declaração incluem:
1. Enfoque Holístico
A educação ambiental deve adotar uma abordagem holística, abordando a interconexão entre os aspectos físicos, biológicos, sociais, culturais e econômicos do meio ambiente. Isso significa que a educação ambiental não deve se limitar ao ensino de ciências naturais, mas deve incluir uma compreensão integrada das questões ambientais.
2. Conscientização Global
A educação ambiental deve fomentar a conscientização global sobre os problemas ambientais, incentivando uma perspectiva global enquanto aborda as necessidades e realidades locais. Esse princípio destaca a importância de entender os impactos ambientais em uma escala global e como as ações locais podem contribuir para a solução desses problemas.
3. Promoção da Ação
A educação ambiental deve capacitar os indivíduos para agir em defesa do meio ambiente. Isso inclui a promoção de atitudes e comportamentos que contribuem para a sustentabilidade, bem como o desenvolvimento de habilidades práticas para resolver problemas ambientais.
4. Participação Ativa
A Declaração enfatiza a importância da participação ativa em processos de tomada de decisão relacionados ao meio ambiente. Isso inclui a capacitação de indivíduos e comunidades para participarem ativamente na criação de políticas ambientais e principalmente na implementação de soluções.
5. Educação ao Longo da Vida
A educação ambiental deve ser um processo contínuo, que ocorre ao longo da vida. Isso implica que a educação ambiental não se restringe à infância ou à juventude, mas deve estar presente em todas as fases da vida, através da educação formal e informal.
6. Diversidade de Métodos e Abordagens
A educação ambiental deve ser adaptada a diferentes contextos culturais, sociais e econômicos, utilizando uma variedade de métodos e abordagens. Isso inclui o uso de métodos inovadores, bem como criativos, para envolver diferentes públicos na aprendizagem sobre questões ambientais.
Objetivos da Educação Ambiental na Declaração de Tbilisi
A Declaração de Tbilisi também estabeleceu cinco objetivos principais para a educação ambiental, que continuam a guiar programas e políticas em todo o mundo:
- Conscientização: Promover uma consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente e aos desafios ambientais.
- Conhecimento: Fornece a base de conhecimento necessária para entender o meio ambiente e seus problemas associados.
- Atitudes: Incentivar valores, sentimentos de preocupação e motivação para participar ativamente na proteção e melhoria do meio ambiente.
- Habilidades: Desenvolver habilidades necessárias para identificar e resolver problemas ambientais.
- Participação: Estimular a participação ativa em todos os níveis na resolução de problemas ambientais.
Impacto Global e Legado da Declaração de Tbilisi
A Declaração de Tbilisi teve um impacto profundo na forma como a educação ambiental é percebida e implementada ao redor do mundo. Além disso, ela serviu como um guia para o desenvolvimento de currículos, políticas educacionais e iniciativas comunitárias voltadas para a sustentabilidade. Portanto, a abordagem holística e integrativa promovida pela Declaração influenciou diretamente a inclusão da educação ambiental em sistemas educacionais em diversos países, além de inspirar movimentos de base e organizações não governamentais.
De fato, a Declaração também estabeleceu as bases para futuras conferências e declarações sobre educação ambiental e desenvolvimento sustentável, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), onde a Agenda 21 reafirmou a importância da educação ambiental como um dos principais instrumentos para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Desafios Contemporâneos da Declaração de Tbilisi
Apesar dos progressos significativos desde 1977, a educação ambiental ainda enfrenta desafios em um mundo marcado por crises ambientais cada vez mais complexas, como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição. A Declaração de Tbilisi continua a ser uma referência, mas novas abordagens são necessárias para lidar com esses desafios emergentes.
A integração da educação ambiental nos currículos escolares permanece desigual em muitos países, e a falta de recursos e formação de professores é um obstáculo contínuo. Além disso, há uma necessidade crescente de adaptar a educação ambiental às mudanças tecnológicas e sociais. Isso inclui o uso de novas mídias e tecnologias digitais para alcançar um público mais amplo e diversificado.
Resumo
Em conclusão, a Declaração de Tbilisi (1977) é um marco histórico que estabeleceu as fundações para a educação ambiental global. Afinal, seus princípios e objetivos continuam a influenciar a forma como os educadores, formuladores de políticas e ativistas abordam a conscientização e a ação ambiental. Em um mundo que enfrenta desafios ambientais sem precedentes, a Declaração de Tbilisi oferece uma visão de uma educação que não só informa, mas também inspira mudanças reais e duradouras em direção a um futuro sustentável. Como tal, ela permanece um documento vital para guiar os esforços de educação ambiental e principalmente promover a participação ativa de todos na proteção do planeta.
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