Quem é William Nordhaus
William Nordhaus é um economista americano formado pela Universidade de Yale, situada nos Estados Unidos. Vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2018, Nordhaus é mundialmente conhecido por seu trabalho sobre as externalidades ambientais, as interações entre economia e sustentabilidade, e as políticas para lidar com o aquecimento global.
Quer saber mais sobre o trabalho de Nordhaus e suas contribuições para proteger o meio ambiente?
Então continue a leitura desse artigo!
Biografia de William Dawbney Nordhaus – Um Pioneiro da Economia Ambiental
Nascimento e Educação
- Nascido em 31 de maio de 1941, em Albuquerque, Novo México, EUA.
- Graduado em Economia pela Universidade de Yale em 1963.
- Obteve seu Ph.D. em Economia pelo MIT em 1967.
Carreira Acadêmica
- Desde 1967, lecionava na Universidade de Yale, onde atualmente é Sterling Professor de Economia.
- Foi Diretor do Programa de Estudos de Pós-Graduação em Economia Ambiental de 1983 a 1988.
- Atuou como Decano da Faculdade de Economia de 1988 a 1993.
- Orientou diversos alunos de doutorado que se tornaram influentes economistas ambientais.
Contribuições Acadêmicas
- Pioneiro na área de economia ambiental, desenvolvendo modelos para analisar os impactos econômicos das mudanças climáticas e outras questões ambientais.
- Autor de livros e artigos influentes, incluindo “Crescimento Econômico e Mudanças Climáticas” (1979) e “A Economia do Aquecimento Global” (2007).
- Desenvolveu o DICE (Dynamic Integrated Climate-Economy) Model, uma ferramenta amplamente utilizada para modelar as interações entre economia e clima.
- Contribuiu para o desenvolvimento de políticas para lidar com as mudanças climáticas, incluindo a precificação do carbono e o comércio de emissões.
Prêmios e Reconhecimento
Recebeu diversos outros prêmios e honrarias por suas pesquisas em economia ambiental.
Por exemplo: o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel em 2018 “por suas contribuições inovadoras para a integração das mudanças climáticas na análise econômica“.
Além disso, Membro da Academia Americana de Artes e Ciências e Membro da National Academy of Sciences.
O seu trabalho em prol de um mundo mais sustentável
Sem dúvida, uma das principais contribuições de William Nordhaus para a sustentabilidade foi a criação de modelos econômicos para estimar o custo dos danos causados pelo aquecimento global. Assim, permitiu avaliar os benefícios das ações humanas para prevenir as mudanças climáticas.
Um desses modelos, aliás, é o DICE (Dynamic Integrated Climate-Economy model). Criado em 1992, o modelo busca o equilíbrio entre economia e clima. Para isso, considera fatores como por exemplo produção de energia elétrica, emissões de gases do efeito estufa (GEE) e o ciclo do carbono.
Mais tarde, em 1996, Nordhaus criou outra versão do DICE, dessa vez mais detalhada e com alcance regional: o RICE (Regional Integrated Climate-Economy model).
Além disso, ele também é conhecido por criar a taxação de carbono. Ou seja, ele criou uma forma de precificar as emissões de gases de efeito estufa para reduzir o aquecimento global.
Seu trabalho tem sido fundamental para guiar os governos na tomada de decisões políticas e econômicas capazes de proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade.
Principais obras de William Nordhaus
O economista William Nordhaus também é autor de vários livros:
Em “Invention, Growth, and Welfare: A Theoretical Treatment of Technological Change” (1969), ele explora a importância da tecnologia na vida econômica, bem como os problemas causados pelo seu progresso ao redor do mundo.
Por sua vez, “Economics” (1948) foi escrito em parceria com o também economista Paul Samuelson. Este livro é clássico nos cursos de economia, porque popularizou o conceito de síntese neoclássica nos Estados Unidos e em outros países.
Já em “The Climate Casino: Risk, Uncertainty, and Economics for a Warming World” (2013), o autor discute o impacto das mudanças climáticas nas economias do mundo e como elas podem ser reduzidas através de medidas de prevenção e mitigação.
Por fim, seu livro mais recente é “The Spirit of Green: The Economics of Collisions and Contagions in a Crowded World” (2021). Nele, o economista William Nordhaus aborda maneiras para evitar catástrofes climáticas sem colocar em risco a prosperidade econômica dos países.
Como o trabalho de William Nordhaus influencia a sustentabilidade no Brasil?
No Brasil, as atividades industriais são as responsáveis por grande parte das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, especialmente de dióxido de carbono.
De acordo com o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), em 2020 mineradoras e siderúrgicas lançaram 107 milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente, o que agrava consideravelmente as mudanças climáticas ao redor do mundo.
Sendo assim, fica claro perceber que adotar medidas para reduzir as emissões de carbono e conter o aquecimento global é urgente. Dessa forma, uma das respostas para a crise climática nacional parte justamente de William Nordhaus: a taxação de carbono.
O instrumento tributário tem como principal finalidade taxar produtos e atividades poluentes, conforme a quantidade de CO2 emitida. O objetivo é gerar uma economia mais limpa e incentivar o consumo consciente por parte das famílias.
No Brasil, estima-se que o imposto verde, como também é chamada a taxação de carbono, seja capaz de reduzir a emissão desse gás poluente em aproximadamente 4,2%.
Portanto, a importância de Nordhaus para a sustentabilidade, tanto no Brasil quanto no mundo, é inegável. Ele foi – e continua sendo até hoje – fundamental para a formação de políticas climáticas internacionais, viabilizando o crescimento econômico sustentável de vários países.
E agora me fala, você gostou deste artigo? Viu como Nordhaus, através de seu trabalho e das suas obras, tem um papel importante para ajudar a alcançarmos um mundo mais sustentável?
Então, se quiser continuar aprendendo mais sobre grandes personalidades da sustentabilidade, continue lendo os outros conteúdos disponíveis em nosso blog. Assim você vai notar quanta gente tem trabalhado em busca de um mundo melhor.
Respostas