Combustível Sustentável de Aviação (SAF) – O que é?

O que é o Combustível Sustentável de Aviação (SAF)?

O que é o Combustível Sustentável de Aviação (SAF)?

O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é uma alternativa ao querosene de aviação tradicional (produzido a partir de petróleo). O SAF é feito de matérias-primas renováveis, como resíduos agrícolas, óleos vegetais usados, gorduras animais, algas e até resíduos sólidos urbanos. Assim, ao contrário dos combustíveis fósseis, o SAF é projetado para ter uma pegada de carbono muito menor ao longo de seu ciclo de vida, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na aviação.

Produção e Funcionamento do Combustível Sustentável de Aviação (SAF)

Produção do SAF:

É possível produzir o SAF por diferentes processos tecnológicos, sendo os mais comuns:

Processo HEFA-SPK (Hydroprocessed Esters and Fatty Acids)

Usa óleos vegetais e gorduras animais que são hidrogenados para produzir hidrocarbonetos semelhantes aos presentes no querosene de aviação. Em suma, este é um dos métodos mais usados e comercialmente viáveis.

Fischer-Tropsch (FT-SPK):

É possível converter biomassa ou resíduos sólidos em gás de síntese, que depois liquefazem em combustíveis líquidos através do processo Fischer-Tropsch.

ATJ-SPK (Alcohol-to-Jet):

Este processo converte álcoois como etanol ou butanol em hidrocarbonetos adequados para aviação.

Funcionamento em Motores

O Combustível Sustentável de Aviação é projetado para ser “drop-in”, o que significa que é possível misturá-lo diretamente com o querosene de aviação convencional sem precisar modificar os motores das aeronaves ou a infraestrutura de abastecimento existente. As misturas atuais de SAF podem conter até 50% de combustível sustentável, mas pesquisas estão sendo realizadas para aumentar essa proporção. Por ser quimicamente semelhante ao querosene tradicional, o SAF funciona de maneira idêntica nos motores a jato, oferecendo a mesma performance em termos de potência e segurança.

Vantagens do SAF em Relação ao Combustível Tradicional

1. Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

O uso de SAF pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% ao longo do ciclo de vida do combustível, dependendo da matéria-prima e do processo de produção utilizado. Afinal, isso ajuda a mitigar as mudanças climáticas e a cumprir as metas de redução de emissões globais.

2. Aproveitamento de Resíduos e Fontes Renováveis

Pode-se produzir SAF utilizando uma variedade de resíduos e biomassa, o que não apenas reduz a dependência de combustíveis fósseis, mas também promove o uso sustentável de recursos que, de outra forma, descartaríamos. Isso inclui o uso de óleos residuais, gorduras animais e resíduos agrícolas.

3. Compatibilidade com Infraestrutura Existente

Por ser um combustível “drop-in”, pode-se usar o SAF nos aviões e na infraestrutura atuais sem precisar de grandes investimentos em novas tecnologias. Enfim, isso facilita a transição para combustíveis mais sustentáveis no curto prazo.

4. Melhoria da Qualidade do Ar

O SAF pode reduzir significativamente as emissões de partículas e poluentes atmosféricos locais, como por exemplo, óxidos de enxofre (SOx), o que contribui para uma melhor qualidade do ar em torno de aeroportos e áreas urbanas.

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Dados de Uso do Combustível Sustentável de Aviação no Brasil e no Mundo

1. Uso Global do SAF:

  • Crescimento Rápido: O uso de Combustível Sustentável de Aviação tem crescido globalmente, com cerca de 450 mil voos realizados com SAF desde 2011 até 2023. A produção global de SAF, no entanto, ainda representa menos de 1% do total de combustível de aviação utilizado, mas está em rápida expansão devido à demanda crescente e aos investimentos.
  • Metas de Produção: Organizações como a IATA têm metas ambiciosas para o uso de SAF. A IATA estima que, até 2050, o SAF pode representar até 65% da redução total de emissões necessárias para alcançar a meta de zero emissões líquidas no setor de aviação.

2. Uso do SAF no Brasil:

  • Potencial Produtivo: O Brasil, com sua vasta experiência em biocombustíveis como etanol e biodiesel, tem um grande potencial para se tornar um líder na produção de SAF. Afinal, o país possui uma infraestrutura agrícola robusta e uma indústria de biocombustíveis bem desenvolvida, o que o posiciona bem para a produção de SAF em larga escala.
  • Voos Experimentais: As principais companhias aéreas brasileiras, como Gol, Latam e Azul, têm realizado voos experimentais com SAF. Em 2021, a Gol Linhas Aéreas realizou um voo com uma mistura de 10% de SAF, marcando assim um passo importante na adoção do combustível no Brasil.
  • Iniciativas Governamentais: O governo brasileiro tem mostrado interesse em apoiar a produção de SAF, principalmente em parceria com a indústria e academia para desenvolver tecnologias locais que possam ser escaladas para produção industrial.

Conclusão

O Combustível Sustentável de Aviação representa uma das soluções mais promissoras para reduzir as emissões de carbono na aviação sem a necessidade de mudanças drásticas na infraestrutura existente. Embora o custo e a produção em larga escala ainda sejam desafios significativos, o potencial do SAF para transformar a indústria da aviação em um setor mais sustentável é inegável.


Resumo sobre Combustível Sustentável de Aviação

O que é o SAF?


O SAF é um combustível sustentável para aviação feito de fontes renováveis, que visa reduzir as emissões de carbono.

Quais são os benefícios do SAF?

O SAF reduz as emissões de gases de efeito estufa, pode ser usado em motores de aviões atuais e diminui a dependência de combustíveis fósseis.

Quais são os principais desafios na adoção do SAF?

Os desafios incluem altos custos de produção, infraestrutura limitada e garantir a sustentabilidade das matérias-primas.

O SAF pode substituir completamente os combustíveis fósseis na aviação?

Ainda não, mas o SAF é uma parte crucial da estratégia para reduzir as emissões de carbono na aviação.

O que o futuro reserva para o SAF?

Com avanços tecnológicos e políticas favoráveis, espera-se que o SAF se torne mais acessível e amplamente utilizado na aviação.

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