ECOCOMUNIDADE

Dispositivos vestíveis (wearables) – O que são e como funcionam

Um braço mostrando imagens de dispositivos vestíveis - wearables

O que são Dispositivos Vestíveis (Wearables)?

Dispositivos vestíveis, também conhecidos como Wearables, são tecnologias inteligentes projetadas para serem usadas no corpo humano como acessórios ou parte da vestimenta. Esses pequenos computadores se conectam a outros dispositivos, como smartphones, para coletar e analisar dados em tempo real, oferecendo portabilidade e interação contínua sem a necessidade de manuseio constante.


Como Funcionam e Tipos de Wearables

O funcionamento dos dispositivos vestíveis ou wearables, se baseia na interação entre três componentes principais: sensores, processadores e conectividade. Os sensores coletam dados do corpo e do ambiente, o processador os interpreta e os sistemas de conectividade (como Bluetooth e Wi-Fi) os enviam para um aplicativo. Essa tecnologia é aplicada em diversos tipos de dispositivos. Por exemplo:

  • Dispositivos de Pulso: Incluem smartwatches (computadores de pulso que monitoram saúde, oferecem acesso a notificações e pagamentos) e pulseiras fitness (focadas em passos, batimentos cardíacos e sono).
  • Acessórios Inteligentes: Dispositivos discretos como anéis inteligentes, que medem continuamente dados de saúde, como frequência cardíaca e oxigenação do sangue.
  • Dispositivos de Cabeça: Óculos inteligentes que sobrepõem informações digitais ao mundo real e headsets de realidade virtual (VR) que proporcionam imersão completa em ambientes digitais para jogos e entretenimento.
  • Vestuário Inteligente: Roupas com sensores embutidos que coletam dados corporais detalhados, úteis para atletas e pacientes.
  • Dispositivos Médicos: dispositivos vestíveis especializados, como monitores de glicose contínuos e eletrocardiogramas portáteis, usados para gerenciar e diagnosticar condições de saúde.

Benefícios para o Usuário dos Dispositivos Vestíveis (wearables)

As funções acima se traduzem em benefícios que impactam diretamente a qualidade de vida. Principalmente:

  • Melhora da Saúde e Bem-Estar: Ao fornecer dados contínuos, os dispositivos vestíveis (wearables) capacitam você a gerenciar sua saúde proativamente. Você pode identificar tendências nos seus padrões de sono. Além disso, pode perceber a necessidade de se exercitar mais ou até mesmo notar anomalias na frequência cardíaca, o que pode ser um alerta precoce para buscar ajuda médica.
  • Conveniência e Eficiência: A capacidade de ver notificações e fazer pagamentos sem tirar o celular da bolsa ou do bolso torna o dia a dia muito mais ágil e prático. A informação está sempre disponível, de forma discreta e instantânea.
  • Motivação e Metas: O rastreamento de atividades físicas e o sistema de metas e desafios ajudam a manter a motivação para ser mais ativo. Ver o número de passos diários ou o progresso em um treino pode ser um grande incentivo para alcançar seus objetivos de fitness.
  • Segurança Pessoal: Funções como detecção de queda e alertas de emergência são um grande benefício dos dispositivos vestíveis (wearables) para idosos ou pessoas com problemas de saúde. Ou seja, oferecem mais tranquilidade para eles e suas famílias.

Exemplos e Tipos

A categoria de dispositivos vestíveis ou wearables é bastante ampla e inclui uma variedade de produtos. Por exemplo:

  • Smartwatches (Relógios inteligentes): Os mais conhecidos, eles oferecem funcionalidades de smartphone no pulso, como notificações de mensagens, chamadas, acesso a aplicativos, e monitoramento de atividades físicas e saúde.
  • Fitness trackers (Pulseiras de atividade): Focados principalmente em saúde e bem-estar, monitoram passos, calorias queimadas, frequência cardíaca e padrões de sono.
  • Óculos de realidade aumentada: Dispositivos como o Google Glass ou headsets de RA que sobrepõem informações digitais ao mundo real.
  • Smart clothing (Roupas inteligentes): Tecidos e vestimentas que incorporam sensores para monitorar funções corporais, desempenho esportivo ou até mesmo alterar a temperatura.
  • Implantes: Dispositivos vestíveis biomédicos, como marcapassos ou bombas de insulina, que, embora sejam wearables, ficam no corpo para monitorar e tratar condições de saúde.

Relação dos Dispositivos Vestíveis (wearables) com a sustentabilidade do planeta

A relação dos dispositivos vestíveis (wearables) com a sustentabilidade é paradoxal: embora possam promover hábitos mais eficientes e saudáveis, o consumismo acelerado e a obsolescência programada do setor eletrônico resultam na produção e no descarte de uma quantidade crescente de lixo eletrônico.


Veja também

ECOCOMUNIDADE - Qual a sua opinião?

Publique gratuitamente no Ecofórum! Precisamos debater o futuro do planeta!
Participe!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Relacionados
Traduzir »
Logo Ecocomunidade

Juntos pela Sustentabilidade!

Acesse conteúdos exclusivos, participe de debates e faça novos amigos. Junte-se à sua comunidade focada em sustentabilidade!

Logomarca 123 ecos