MOVIMENTO EU SOU ECO

ECOANDO A SUSTENTABILIDADE

ECOPÉDIA

Enciclopédia da Sustentabilidade

Responsabilidade Pelas Mudanças Climáticas – É de quem?

Responsabilidade mudanças climáticas
Discutir a nossa responsabilidade frente às Mudanças Climáticas é um dever da humanidade. Mas será que nossos impactos são mesmo relevantes?

Quem vai assumir a responsabilidade pelos efeitos catastróficos causados pelas das mudanças climáticas?

A responsabilidade pelos efeitos das mudanças climáticas é coletiva e requer uma abordagem integrada. Governos, empresas, indivíduos, ONGs e a comunidade científica têm papéis interdependentes e vitais a desempenhar. A mitigação dos impactos catastróficos das mudanças climáticas depende da ação coordenada e responsável de todos esses atores.

Mas, e você: Já assumiu a sua responsabilidade?

Você se sente responsável pelas mudanças climáticas?

Sabemos que as mudanças climáticas estão acontecendo cada vez mais rapidamente. Há décadas falamos sobre proteger o meio ambiente, mas o problema só aumenta. Ou seja, já passou da hora de discutirmos a nossa responsabilidade em relação a essas mudanças. Não acha?

Apesar de assustadora e dos seus danos devastadores, as mudanças climáticas e o aquecimento global são problemas de ação coletiva, claro, surgem como consequência de bilhões de pequenas contribuições. 

A coletividade faz com que ninguém se sinta diretamente culpado ou responsável. Mas, saiba que seu churrasco de domingo ajuda a fazer o planeta estar mais quente. O lixo que você jogou na praia nas férias, deixou o oceano mais ácido. Você pode dizer – que exemplos absurdos!

Pergunte-se – Sou realmente responsável (inclusive pelas mudanças climáticas)?

Veja bem, pensamos que nada que for feito individualmente pode ser considerado suficiente para causar um problema planetário. 

Exatamente por isso que os indivíduos, no contexto doméstico, acabam por não entender a sua responsabilidade dentro do coletivo e isso é péssimo para atingirmos os objetivos de zerar a emissão de gases de efeito estufa. Os governos de muitos países estabeleceram no Acordo de Paris, mas sem a nossa participação individual os objetivos jamais serão atingidos.

Mas então, de quem é a responsabilidade pelas mudanças climáticas?

Como o diz o ditado: se não é “culpa” ou responsabilidade de ninguém, então é “culpa” ou responsabilidade de todo o mundo.

Você pode pensar que ter um estilo de vida mais responsável não fará diferença para a magnitude do problema das mudanças climáticas. Mas a questão é: a nossa irresponsabilidade socio ambiental não pode ser justificada pela irresponsabilidade dos outros. Isso não é ético e é nisso que precisamos nos focar. 

Mudanças Climáticas

Quais são as nossas relações éticas e individuais perante o aquecimento global?

Responsabilidade x dever pelas mudanças climáticas

Em ética, o conceito de dever geralmente se refere a uma obrigação moral de realizar um determinado ato ou conjunto de atos. 

Quando analisamos ações passadas, ser responsável (inclusive pelas mudanças climáticas) significa que podemos considerar alguém culpado ou diretamente relacionado a um determinado estado de coisas. Por exemplo, quando um motorista é responsável por um acidente. 

Mas, quando olhamos para o futuro, a responsabilidade se aproxima mais do conceito de dever e de poder. Ou seja, é sobre o que uma pessoa pode fazer, sem diretamente especificar quais devem ser essas ações. Por exemplo, pais são responsáveis pela segurança dos seus filhos.

No caso que estamos tratando aqui, o debate pode cobrir conceitos de responsabilidade socio ambiental pelas mudanças climáticas e deveres voltados para o passado e para o futuro.

Somos responsáveis – podemos reverter o que fizemos ao planeta

Isso quer dizer que precisamos entender e nos responsabilizar pelos danos que causamos até aqui. Podemos e devemos diminuir nossos impactos futuros. O planeta está em risco!

São muitas as responsabilidades e deveres individuais, mas vamos abordar especificamente nossa pegada de ambiental.

Emissão de CO2 no meio ambiente
Emissão de CO2

5 maneiras de reduzir minha pegada de carbono(Abre numa nova aba do navegador)

Pegada de carbono – responsabilidade ambiental

Podemos assumir definitivamente a responsabilidade de combater as mudanças climáticas, diminuindo assim a nossa pegada de carbono. Atualmente estamos enfrentando a maior crise ambiental da história, e a humanidade está correndo o risco de não ter mais condições de sobreviver.

Poucos estão agindo com responsabilidade

Sabemos que o planeta está sendo destruído. O problema é que ninguém se sente responsável por isso. 

Não estou nem ai com o meio ambiente
A maioria não está nem aí com o futuro do planeta. E você?

Nosso sistema de valores atual, nosso senso comum, está inteiramente ligado a quanto um indivíduo prejudica o outro de maneira clara e objetiva. Por favor, repense seus atos com o meio ambiente e as mudanças climáticas.

O que é pegada de carbono, como calcular e por que é importante? (Abre numa nova aba do navegador)

Continue o raciocínio...

Deixe sua impressão

Respostas

Traduzir »
logo 123 ecos