O que é a Reserva da Biosfera do Cerrado (RBC) ?
A Reserva da Biosfera do Cerrado (RBC) é uma das sete Reservas da Biosfera brasileira. Ela está localizada no Distrito Federal e também nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí.
Reconhecida em 1993 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ela tem vários objetivos. Por exemplo, preservar a biodiversidade do bioma Cerrado, incentivar atividades de pesquisa, monitoramento e educação ambiental, bem como promover o desenvolvimento sustentável das populações que habitam esta área.
Quer saber mais sobre suas características, quais atividades são ali desenvolvidas e como você pode fazer a sua parte para proteger este importante espaço? Então continue a leitura deste artigo. Você vai se surpreender com tanta riqueza.
Diferença entre o bioma do Cerrado e a Reserva da Biosfera do Cerrado
Conceito:
O Bioma do Cerrado é uma unidade ecológica natural com características específicas de flora, fauna e clima.
A Reserva da Biosfera do Cerrado é uma designação de conservação da UNESCO que inclui partes do bioma, com foco na sustentabilidade, bem como no desenvolvimento humano.
Objetivo:
O bioma Cerrado foca na preservação de sua rica biodiversidade natural.
A reserva da biosfera do Cerrado foca na conservação, desenvolvimento sustentável e educação ambiental.
Gestão:
A gestão do bioma Cerrado envolve políticas nacionais e regionais de preservação e uso da terra.
A gestão da reserva da biosfera do Cerrado envolve diretrizes internacionais da UNESCO, com a participação de múltiplos atores locais e internacionais.
Área ocupada pela Reserva da Biosfera do Cerrado
Mesmo recebendo o nome de Cerrado, esta Reserva da Biosfera não está presente em todo este bioma. Assim, como dito anteriormente, ela ocupa os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. Também está no Distrito Federal.
Dessa forma, a Reserva da Biosfera do Cerrado tem uma área total de quase 30 milhões de hectares, estendendo-se por 191 municípios.
Divisões da Reserva da Biosfera do Cerrado
Toda Reserva da Biosfera são divididas por zonas. Com a RBC não é diferente. E cada uma delas tem uma função específica. Por exemplo:
- A zona núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado possui 5 milhões de hectares. Esta área pode ser usada apenas para a conservação da biodiversidade, e não pode ter atividades humanas. Geralmente é onde estão localizadas as Unidades de Conservação de Proteção Integral, como Parques e Estações Ecológicas;
- A zona de amortecimento é formada por 21 milhões de hectares. Ela tem a função de minimizar os impactos que podem ser causados na zona núcleo e promover a qualidade de vida das comunidades que moram na área; e
- A zona de transição tem 53 milhões de hectares, correspondendo a um espaço ao redor da zona de amortecimento. Nela encontramos atividades de monitoramento, educação ambiental, práticas agrícolas e industriais. Também pode ter áreas urbanas.
No mapa abaixo você consegue ver toda Reserva da Biosfera do Cerrado, como também todo o limite do bioma Cerrado.
Mas afinal, por que foi preciso criar uma área, reconhecida internacionalmente, para proteger o Cerrado?
Para responder a esta pergunta, vamos falar um pouco deste bioma e de sua degradação.
O que é bioma? (Abre numa nova aba do navegador)
Importância do bioma Cerrado – razão da criação da Reserva da Biosfera do Cerrado
O Cerrado brasileiro é o segundo maior bioma da América do Sul, com uma área que ocupa em torno de 22% de todo o nosso país.
Além disso, o Cerrado no Brasil, é conhecido como “berço das águas”, porque possui as três maiores bacias hidrográficas sul-americanas: a Amazônica-Tocantins, a do São Francisco e do Prata. O aquífero Guarani também está no Cerrado.
Isso faz dele um bioma riquíssimo em biodiversidade e com enorme potencial aquífero.
Dessa forma, é grande a diversidade de flora e fauna, sendo que muitas das suas espécies são endêmicas. Ou seja, elas estão presentes somente ali e mais em nenhum outro lugar do planeta. Estima-se que existam:
- Mais de 11.600 espécies de plantas nativas;
- Cerca de 800 espécies de aves;
- 185 espécies de répteis;
- 150 de anfíbios;
- 194 de mamíferos; e
- Uma grande diversidade de peixes.
Por fim, no Cerrado habitam muitas comunidades tradicionais, que possuem conhecimentos únicos seculares sobre o território. Entre esses povos, estão quilombolas e indígenas, por exemplo.
O Bioma Cerrado: a savana brasileira e suas características (Abre numa nova aba do navegador)
Entretanto, apesar de tanta riqueza ambiental e cultural, o Cerrado é o bioma mais ameaçado do Brasil. Em cinco décadas, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), ele perdeu cerca de 59% da sua área original.
O que aconteceu?
Porque no Cerrado existe uma agricultura e pecuária feita em larga escala e em grandes áreas, causando muitos impactos ambientais negativos. Obviamente, estas atividades não consideram a importância da sustentabilidade em suas práticas. E essa agropecuária não para de crescer.
Como resultado, as áreas hoje degradadas são imensas, muito por causa das queimadas e do desmatamento. Portanto, a Reserva da Biosfera do Cerrado foi criada para valorizar o potencial econômico e cultural do bioma e também para protegê-lo.
Principais atividade desenvolvidas na Reserva da Biosfera do Cerrado (Unesco)
Quando olhamos o site da Reserva da Biosfera do Cerrado (Unesco), encontramos a seguinte frase: “as Reservas da Biosfera são locais de aprendizagem para o desenvolvimento sustentável”.
E é exatamente isso! O objetivo ali é preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que acontece o desenvolvimento de suas populações. Mas, desde que seja de forma sustentável.
Isso é feito de várias maneiras. Por exemplo:
- Conservando os remanescentes ainda intocados de Cerrado, que são fundamentais para a produção de água;
- Recuperando áreas já alteradas e corredores ecológicos degradados;
- Estimulando pesquisas em todo o espaço;
- Promovendo atividades voltadas para a valorização da cultura e respeito ao meio ambiente, como a agroecologia e o turismo ecológico; e
- Planejando o crescimento das áreas urbanas, de forma a respeitar o ecossistema.
Então perceba que a RBC é uma área muito degradada hoje, mas que busca, por meio de diferentes atividades, alternativas para se recuperar e se desenvolver.
Adotar a estratégia de se tornar uma Reserva da Biosfera pode ter sido uma ótima solução encontrada. Isso porque garante que áreas sejam protegidas e incentiva a própria população a cuidar do ambiente que as circunda, já que dependem dele para a sua sobrevivência.
Interessante, você não acha?
Agora, pensa comigo: será que você também pode contribuir para a conservação da Reserva?
Como você pode ajudar a conservar a Reserva da Biosfera do Cerrado (Unesco)?
Existem várias maneiras de você fazer a sua parte quanto o assunto é a conservação desta área de importância fundamental para o nosso país. E são atitudes simples, do seu dia a dia mesmo, mas, que fazem toda a diferença.
Exemplos de como você pode fazer a sua parte. Veja só.
- Participar e/ou apoiar eventos e programas de educação e conscientização ambiental para sensibilizar outras pessoas sobre a importância da conservação da Reserva da Biosfera do Cerrado;
Colaborar com grupos e organizações locais, como as ONGs, que trabalham na proteção e conservação da biodiversidade do Cerrado. Por exemplo, você pode inclusive fazer doações ou trabalhar como voluntário, participando de campanhas e iniciativas de proteção e conservação da Reserva da Biosfera do Cerrado ;
Caso vá conhecer pessoalmente a região, escolha fazer o turismo ecológico e responsável, visitando áreas protegidas sem prejudicar o meio ambiente;
Por fim, você pode aprender mais e depois divulgar informações sobre a importância da Reserva da Biosfera do Cerrado para a manutenção da sustentabilidade do planeta.
Viu como é simples? Só de ter buscado informações sobre este espaço já significa que você deu um passo muito importante no caminho rumo à sustentabilidade. Qual será agora seu próximo passo?
Divulgar esta mensagem em suas redes sociais! Seja Eco você também!
Resumo e Perguntas Frequentes
A Reserva da Biosfera do Cerrado é uma área reconhecida pela UNESCO como um local de importância global para a conservação da biodiversidade. Ela abrange grandes áreas do bioma Cerrado, que é um dos mais biodiversos e ecologicamente importantes do mundo, localizado principalmente no Brasil.
A reserva tem como objetivos principais a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades locais e a facilitação de pesquisas científicas. Além disso, busca integrar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais.
A reserva contribui para a conservação do bioma por meio de projetos de preservação, educação ambiental, manejo sustentável dos recursos naturais e apoio a pesquisas científicas. Ela também promove a criação de unidades de conservação e a recuperação de áreas degradadas.
A Reserva da Biosfera do Cerrado inclui várias áreas protegidas e unidades de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas, e áreas de proteção ambiental. Exemplos incluem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Estação Ecológica de Águas Emendadas, entre outras. A reserva abrange partes dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, bem como o Distrito Federal.
Respostas